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Metro de Lisboa estuda prolongamento de Telheiras até Benfica

Fotografia de Sonse via Flickr, CC BY 2.0

Enquanto a polémica linha circular avança, já se pensa nos próximos passos de expansão da rede do Metro de Lisboa. Prolongamento da Linha Vermelha, metro de superfície em Odivelas e Loures e prolongamento até Benfica são três ideias que os responsáveis da empresa recuperaram ou trouxeram para cima da mesa nos últimos dias.

A ideia de estender a Linha Vermelha para Alcântara não é, de todo, nova e foi inscrita no Plano de Recuperação de Resiliência (PRR) que o Governo entregou em Bruxelas no final do ano passado, para que esse prolongamento possa ser financiada com dinheiro europeia. Poderá custar 304 milhões de euros. Segundo uma notícia da TVI de Abril de 2020, a Linha Vermelha ganharia quatro estações a seguir a São Sebastião: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo (podendo aqui ser conectada à futura estação da Estrela) e, por fim, Alcântara.

Inscrita no PPR está também o metro de superfície entre Odivelas e Loures, de 12,4 quilómetros, com uma verba de 250 milhões de euros. De acordo com o Ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Matos Fernandes, numa audiência parlamentar, este investimento – que conta com o envolvimento do Metro de Lisboa – deverá estar concluído em 2025.

O futuro metro de superfície de Odivelas e Loures partirá a partir da estação de Odivelas do Metro de Lisboa, que integra a Linha Amarela e que, assim que linha circular estiver concluída, terá o outro término em Telheiras. No entanto, poderá ser prolongada a Benfica. “Encontramo-nos também a desenvolver aquela que será possivelmente a última extensão do metro de Telheiras até Benfica”, referiu Vítor Domingues dos Santos, presidente do Metro de Lisboa, durante a conferência Portugal Railway Summit 2021, que decorreu no início de Fevereiro.

Sem adiantar mais detalhes, o responsável referiu que a empresa vai ainda “reconverter as 111 carruagens que já temos”, processo que decorrerá em paralelo com a aquisição das novas 42 carruagens e com a alteração da sinalização, que vai permitir aproximar os comboios com muita segurança e diminuir as frequências de uma forma significativa.

Já a linha circular, recorde-se, irá criar duas novas estações – uma na Estrela e outra em Santos – e ligar o Cais do Sodré ao Rato, passando a maioria das estações das actuais linhas Verde e Amarela e funcionar com a cor Verde. O início das obras estava previsto para o primeiro trimestre deste ano e a conclusão é apontada para final de 2023/início de 2024.