Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

El Corte Inglés começa a usar bicicleta de carga para entregas em Lisboa

Fotografia cortesia de El Corte Inglés

As bicicletas de carga têm utilidade no dia-a-dia das famílias – no transporte de crianças ou de compras volumosas, por exemplo –, mas também na logística para retalhistas e outros negócios. O El Corte Inglés percebeu-o e começou esta semana a fazer entregas de bicicleta de carga, eléctrica, a clientes nas imediações das suas instalações em São Sebastião.

A bicicleta utilizada pelo El Corte Inglés conta com um atrelado de dois metros que permite transportar até 300 kg de mercadoria. Com autonomia de 50 quilómetros, esta bicicleta já está em serviço, tendo capacidade para efectuar cerca de 20 entregas por dia pela rede ciclável e viária circundante ao armazém do El Corte Inglés em Lisboa.

Esta bicicleta de carga vai permitir ao El Corte Inglés responder à procura por serviços de entrega ao domicílio, que cresceu com a pandemia, e fazê-lo de forma eficiente – uma vez que “esta alternativa de transporte tem a vantagem de evitar obstáculos, como o trânsito, que tornam o processo de entrega mais demorado”, como aponta o El Corte Inglés em comunicado. A empresa diz estar empenhada em “proteger o ambiente e contribuir para a sustentabilidade global e por isso trabalha diariamente para aumentar a oferta de serviços mais sustentáveis”; nesse sentido, caixas utilizadas nestas entregas são feitas de cartão 100% reciclado, proveniente de cartão que é recolhido nos armazéns do El Corte Inglés no âmbito do projecto Resíduo Zero e posteriormente transformado em caixas novas.

O El Corte Inglés é a primeira empresa a juntar-se ao projecto europeu City Changer Cargo Bike, que a Câmara de Lisboa tem vindo a apadrinhar e a desenvolver na cidade desde 2019. No âmbito deste projecto, já foram emprestadas bicicletas de carga a famílias, sendo esta a primeira vez que a iniciativa salta do fórum familiar para o ambiente empresarial.

Em 2020, o El Corte Inglés assinou o Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa (PMEL), um compromisso promovido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), e pelo Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal. O PMEL visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa através de acções concretas, com as quais as empresas se comprometem, em interacção com a CML, os seus colaboradores, fornecedores e clientes.