Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Velo-city causa constrangimentos no funcionamento da GIRA

A realização da Velo-city, a maior conferência mundial de mobilidade em bicicleta, em Lisboa tem causado constrangimentos no serviço de bicicletas partilhadas da cidade, a GIRA, levando a queixas dos utilizadores.

Fotografia cortesia de Catarina Lopes

A realização da Velo-city, a maior conferência mundial de mobilidade em bicicleta, em Lisboa tem causado constrangimentos no serviço de bicicletas partilhadas da cidade, a GIRA, levando a queixas dos utilizadores. Numa semana, o número de GIRAs disponíveis baixou de cerca de 900 para pouco mais que 500, segundo dados oficiais.

Num grupo de Facebook de utilizadores da GIRA com perto de 800 membros, várias pessoas têm registado a sua surpresa com o desaparecimento de bicicletas sem aviso. “É uma completa falta de consideração pelos utilizadores da GIRA o que a CML está a fazer. Desde meados da semana que deixámos de ter bicicletas. Embora não o devessem fazer, pelo menos tivessem avisado com alguma antecedência. Inqualificável esta atitude”, escreveu um utilizador. “Para a EMEL e a CML, não passa de um projecto verde e vai ser usada ainda nesta campanha autárquica. Para um uso contínuo e fiável, aconselho a adquirir bicicleta própria. A GIRA é boa para os iniciados ou curiosos”, escreveu outro utilizador.

A quebra no número de veículos disponíveis tem-se registado desde pelo menos dia 28 de Agosto. Numa resposta no seu perfil de Facebook, Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, explicou que “foram retiradas algumas bicicletas mecânicas para o passeio de abertura da maior convenção europeia de utilização de bicicletas em meio urbano”, referindo-se ao desfile de bicicletas marcado para dia 8 de Setembro ao final da tarde no âmbito da Velo-city.

Medina adiantou que no último fim-de-semana seriam colocadas 200 novas bicicletas eléctricas e que “esperamos ter mais 140 eléctricas, se fabricante cumprir prazos, nos próximos 15 dias”. No entanto, dados do sistema – disponibilizados através do site Ciclovias.pt por via da API oficial – indicam que entre sábado e domingo não existiu um reforço da oferta da GIRA conforme previsto, antes pelo contrário: na sexta, estavam 548 bicicletas na rede, enquanto que à data de hoje existem 521. Já na passada terça, dia 28, contavam-se 915 bicicletas.

A Mensagem de Lisboa indica que as cerca de 350 bicicletas retiradas do sistema na semana passada foram sobretudo bicicletas convencionais (sem assistência eléctrica). “No dia do desfile, os constrangimentos poderão ser maiores, com a retirada de bicicletas eléctricas para compor a frota do passeio, que poderá chegar a um total de 500 velocípedes”, lê-se no jornal.

Mais constrangimentos na quarta

A EMEL, que gere a GIRA, tem um aviso na aplicação da GIRA indicando que a Velo-city poderá trazer um “aumento de tráfego temporário”, o que poderá “ter impacto na disponibilidade” do mesmo. Ao Lisboa Para Pessoas, a empresa explicou que poderá vir a encerrar algumas estações durante a tarde de dia 8 de Setembro ao longo do percurso do desfile de bicicletas da Velo-city. No entanto, “o encerramento de estações GIRA só acontecerá se, por questões logísticas, for inevitável”, esclarece fonte da EMEL.

O desfile de bicicletas (bike parade, como é mais conhecido entre os participantes da Velo-city) irá começar na Alameda dos Oceanos, junto à FIL, passar ao longo da ciclovia ribeirinha até Santa Apolónia, passar pela Praça do Comércio, seguindo depois pela Rua da Prata, pelo Rossio e Restauradores, terminando no Parque Mayer. O início está marcado para as 18h30. Será restrito aos participantes por causa da pandemia de Covid-19,