Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Lisboa Fancy Women Bike Ride juntou mais de uma centena de mulheres a pedalar ao longo do Tejo

Sheyla e Catarina convidaram as mulheres de Lisboa para o passeio mais “fancy” da cidade. Apareceu mais de uma centena de pessoas.

Fotografia cortesia de Anisa Subekti

Quando no início de Julho encontrámos Sheyla Ventura e Catarina Cabral a planear na zona do Cais do Sodré o percurso do Lisboa Fancy Women Bike Ride, a sua expectativa apontava para pouco mais de uma dezena de mulheres a pedalar. Mas o passeio de bicicleta mais “fancy” da cidade, que decorreu no passado domingo, 19 de Setembro, acabou por contar com a adesão de mais de uma centena de pessoas. “Ainda estou emocionada”, dizia Sheyla, dois dias depois.

“Mas é isso mesmo, foi emocionante ver tantas mulheres juntas. O mais incrível ainda é que muitas eu nem conhecia, o que significa que alcançamos mulheres de todas as partes como era o principal objetivo do evento”, acrescentou. Sheyla, que está maravilhada com as respostas das participantes nas redes sociais, com as fotos que continua a receber daqui e dali, com os rostinhos de felicidade que vê nessas capturas, refere que “vimos na prática que criar novos laços traz uma sensação de segurança e empoderamento entre mulheres que gostam de andar de bicicleta. Estamos firmes e fortes para 2022”.

Catarina, que ajudou na organização deste passeio criado originalmente na Turquia em 2013 e que se realiza agora por várias cidades mundiais, acrescenta: “Fiquei tão feliz de ver a adesão que a primeira edição oficial do Fancy Women Bike Ride em Lisboa teve. Quando olhei para trás, enquanto pedalávamos, para aquela fila gigante de mulheres, nem estava a acreditar que tínhamos conseguido fazer algo com esta dimensão – mais de 100 mulheres! E dá uma esperança de que este é só o princípio de termos cada vez mais mulheres a pedalar em Lisboa. E noutras cidades também.”

Para o ano, garantem, gostariam de fazer algo ainda mais organizado, possivelmente tendo uma via fechada para o passeio na cidade, com mais animação a acontecer. Neste ano, procuraram um percurso que seguisse apenas em ciclovia, ao longo de cinco quilómetros, e testaram se a iniciativa iria reunir o interesse das pessoas. Conceito provado, “dá-nos confiança para repetirmos em 2022, e fazermos ainda melhor!”

PUB

MAIS ARTIGOS

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.