Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

“Esta ciclovia combate as alterações climáticas”. Activistas pintam mensagem em ciclovias de Lisboa

Mensagem foi pintada nas ciclovias das avenidas Defensores de Chaves e Almirante Reis em fim-de-semana de marchas climáticas por todo o mundo, à margem da COP26.

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

A pretexto da marcha pela justiça climática que neste domingo percorreu a Avenida Almirante Reis e juntou perto de mil pessoas, um grupo de activistas decidiu deixar uma mensagem muito clara na ciclovia daquela avenida e também na faixa ciclável da Avenida Defensores de Chaves: “Esta ciclovia combate as alterações climáticas”.

Segundo o grupo explicou ao Lisboa Para Pessoas, a inscrição da mensagem foi feita durante a noite de sábado, dia 6, para estar pronta para a manifestação climática do dia seguinte. A pintura, realizada com spray branco e um molde personalizado, pode ser encontrada no início e final de cada uma das ciclovias e também em alguns cruzamentos importantes, como o da Praça do Chile ou a intersecção da Defensores de Chaves com a Duque D’Ávila.

Ao Lisboa Para Pessoas, o grupo de activistas – que garantiu não fazer parte da organização da marcha climática – explicou que a acção lembra “o desafio imenso que é o combate às alterações climáticas e o papel das cidades e da utilização do transporte individual automóvel tem neste combate”, e referiu que é fundamental “deixar uma mensagem aos políticos, em especial aos que assumiram o pelouro ‘da transição energética e alterações climáticas’ e ao mesmo tempo prometeram retirar ciclovias”.

O pequeno colectivo está preocupado com a possibilidade de algumas ciclovias da cidade de Lisboa poderem ser removidas ou alteradas pelo novo executivo camarário, em particular as da Almirante Reis e da Defensores de Chaves, o que significaria um retrocesso no combate da cidade às alterações climáticas. Os envolvidos garantem que poderão estender as marcações de protesto a outras ciclovias da cidade.

A mensagem “Esta ciclovia combate as alterações climáticas” foi inspirada numa iniciativa semelhante partilhada pela equipa da consultora de design urbano Copenhagenize e que está a ser replicada em várias cidades, no contexto COP26 – a 26ª Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas que decorre até dia 12 de Novembro em Glasgow, Escócia.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.