“Esta ciclovia combate as alterações climáticas”. Activistas pintam mensagem em ciclovias de Lisboa

Mensagem foi pintada nas ciclovias das avenidas Defensores de Chaves e Almirante Reis em fim-de-semana de marchas climáticas por todo o mundo, à margem da COP26.

Fotografia de Mário Rui André/Lisboa Para Pessoas

A pretexto da marcha pela justiça climática que neste domingo percorreu a Avenida Almirante Reis e juntou perto de mil pessoas, um grupo de activistas decidiu deixar uma mensagem muito clara na ciclovia daquela avenida e também na faixa ciclável da Avenida Defensores de Chaves: “Esta ciclovia combate as alterações climáticas”.

Segundo o grupo explicou ao Lisboa Para Pessoas, a inscrição da mensagem foi feita durante a noite de sábado, dia 6, para estar pronta para a manifestação climática do dia seguinte. A pintura, realizada com spray branco e um molde personalizado, pode ser encontrada no início e final de cada uma das ciclovias e também em alguns cruzamentos importantes, como o da Praça do Chile ou a intersecção da Defensores de Chaves com a Duque D’Ávila.

Ao Lisboa Para Pessoas, o grupo de activistas – que garantiu não fazer parte da organização da marcha climática – explicou que a acção lembra “o desafio imenso que é o combate às alterações climáticas e o papel das cidades e da utilização do transporte individual automóvel tem neste combate”, e referiu que é fundamental “deixar uma mensagem aos políticos, em especial aos que assumiram o pelouro ‘da transição energética e alterações climáticas’ e ao mesmo tempo prometeram retirar ciclovias”.

O pequeno colectivo está preocupado com a possibilidade de algumas ciclovias da cidade de Lisboa poderem ser removidas ou alteradas pelo novo executivo camarário, em particular as da Almirante Reis e da Defensores de Chaves, o que significaria um retrocesso no combate da cidade às alterações climáticas. Os envolvidos garantem que poderão estender as marcações de protesto a outras ciclovias da cidade.

A mensagem “Esta ciclovia combate as alterações climáticas” foi inspirada numa iniciativa semelhante partilhada pela equipa da consultora de design urbano Copenhagenize e que está a ser replicada em várias cidades, no contexto COP26 – a 26ª Cimeira das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas que decorre até dia 12 de Novembro em Glasgow, Escócia.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.