Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Agora é possível fazer o cartão e o passe Navegante na hora em todos os 18 municípios da AML

Com os novos Pontos Navegante, fazer o cartão para o passe pode demorar poucos minutos.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Seguindo o processo tradicional, o cartão Navegante (ex-Lisboa Viva) implica o preenchimento de papelada e pelo menos duas deslocações a um balcão, com o tempo e as filas que tal implica. Esta morosidade no processo pode ser pouco convidativa ao uso do transporte público, pelo que há uns anos a então OTLIS, a entidade responsável pela gestão da bilhética na Área Metropolitana de Lisboa (AML) lançou uns quiosques automatizados para permitir a emissão dos cartões na hora. Estas máquinas foram colocadas no posto da Carris no Arco do Cego, na estação ferroviária do Pragal e mais recentemente na estação de metro da Alameda, e têm sido um sucesso entre as muitas pessoas que foram conhecendo a sua existência.

Na verdade, o serviço nunca chegou a ser amplamente divulgado, uma vez que também carecia de amadurecimento. Essa maturação terá agora chegado. Depois de duas gerações diferentes de “Kiosks VIVA”, chega agora a terceira geração, desta vez com a marca Navegante – que em Setembro passou a ser o nome do cartão e do passe de transportes. Os Pontos Navegante são, assim, a evolução dos verdes e velhinhos Kiosks VIVA. São 18 e começaram a ser colocados esta semana nos 18 municípios que compõem a AML – um por cada município. Foram escolhidos locais onde as pessoas costumam ir, como centros comerciais, mercados municipais, bibliotecas ou pontos de atendimento ao munícipe.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Através dos Pontos Navegante é possível emitir um cartão Navegante na hora, que pode ser depois carregado com um passe Navegante na mesma máquina (em alternativa, o carregamento do passe pode ser feito em qualquer máquina automática numa estação fluvial, ferroviária ou do metropolitano, num terminal Multibanco ou na nova aplicação Pick Hub). O ponto-chave dos novos apetrechos é mesmo a emissão do passe. Para este processo, apenas é necessário o Cartão de Cidadão – de onde é extraída toda a informação necessária sobre o passageiro, incluindo a sua fotografia – e um cartão bancário ou telemóvel com NFC para realizar o pagamento do cartão (custa 12 euros, o valor correspondente à emissão urgente).

O cartão Navegante (ex-Lisboa Viva) pode ser útil para carregar o passe, mas tem outras utilidades – pode ser usado também para carregar saldo Zapping, para a modalidade pós-paga chamada Viva Go ou para usar os BiciParks da EMEL.

Localização dos Pontos Navegante

  • Alcochete: Biblioteca Municipal
  • Almada: Fertagus, Estação do Pragal
  • Amadora: Edifício Paços do Concelho
  • Barreiro: Mercado Municipal 1º de Maio
  • Cascais: Loja de Cidadão
  • Lisboa: Edifício da Câmara Municipal de Lisboa no Campo Grande e estação de Metro da Alameda (antigo Kiosk VIVA)
  • Loures: Loures Shopping
  • Mafra: Loja de Cidadão
  • Moita: Balcão do Munícipe – Baixa da Banheira
  • Montijo: Mercado Municipal do Montijo
  • Odivelas: Centro Comercial Strada
  • Oeiras: Centro Comercial Oeiras Parque
  • Palmela: Mercado Municipal de Pinhal Novo
  • Seixal: Loja do Munícipe no RioSul Shopping
  • Sesimbra: Balcão único de serviços no Edifício da Presidência
  • Setúbal: Centro Comercial Alegro Setúbal
  • Sintra: Junta de Freguesia de Rio de Mouro
  • Vila Franca de Xira: Biblioteca Municipal de Alverca do Ribatejo

Máquinas pensadas para serem inclusivas

A utilização do Ponto Navegante será fácil, rápida e acessível, sem preenchimento de longos formulários em papel, sem necessidade de fazer uma fotografia e sem espera. O software foi pensado para encurtar o tempo a usar o teclado – por exemplo, alguns dados são preenchidos de forma automática a partir da informação do Cartão de Cidadão, para que o utilizador não tenha de digitar tudo. A altura da máquina foi pensada para esta ser o mais acessível possível, incluindo a pessoas de cadeira de rodas. Mas os esforço de inclusão existiram também ao nível das cores utilizadas nos menus e botões dentro do software – procurou-se salvaguardar as necessidades das pessoas que tenham qualquer grau de daltonismo.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

O Ponto Navegante é um serviço com abrangência metropolitana, desenvolvido e oferecido pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e pelos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A TML é um organismo da AML que sucedeu à OTLIS e que, ao contrário desta, apresenta um posicionamento mais centrado no passageiro e não nas empresas operadoras de transporte. Nos 18 municípios, a TML funciona como autoridade de transportes e será, a partir de Julho de 2022, a gestora da Carris Metropolitana, uma marca única de transporte rodoviário que substituirá as actuais em 15 municípios (Lisboa, Cascais e Barreiros vão manter as suas empresas por serem municipais – Carris, MobiCascais e TCB).

A TML gere ainda o sistema de bilhética, incluindo o Navegante. Um dos seus próximos passos será desmaterialização do Navegante, através de um site (que substituirá o Portal VIVA), de uma aplicação móvel e também de um software de backoffice para gerir os contactos com os passageiros e centralizar informação relevante sobre estes.

A TML não tem, para já, nos planos disponibilizar mais que um Ponto Navegante por município, pois o custo destas máquinas é elevado e este projecto só foi possível com financiamento europeu – tal como tinha acontecido com os Kiosks VIVA. Está é a ser desenvolvida, num entanto, uma desconstrução destas máquinas a pensar, para já, nas Juntas de Freguesia. O objectivo é que, num futuro, qualquer freguesia possa ser capaz de emitir cartões Navegante com um computador e uma impressora. Em desenvolvimento, está também um sistema de alarmística que permita obter, digitalmente, problemas que se estejam a verificar numa máquina de forma a rapidamente se tratar da sua resolução. Seria interessante que o futuro portal de transportes disponibilizasse um ponto de situação de cada máquina, de forma a que, no caso de alguma estar avariada, a pessoa evite uma deslocação desnecessária.

Os antigos Kiosks VIVA (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

Com a chegada dos novos Pontos Navegante, os antigos Kiosks VIVA serão adaptados ao novo software e à nova marca. É o caso da máquina existente no metro da Alameda, que será em breve adaptada. Já a da estação do Pragal, em Almada, já é um dos novos Pontos Navegante. A TML disse-nos que o Kiosk VIVA do Arco do Cego foi removido e que não será substituído.

Como funcionam os Pontos Navegante?

O que é necessário:

  • Cartão de Cidadão
  • Cartão bancário (ou telemóvel/relógio NFC) – são suportados pagamentos contactless

Como se processa:

  1. Introduz o teu Cartão de Cidadão, os dados são recolhidos automaticamente (inclusivamente a fotografia).
  2. Introduz o teu código postal para o preenchimento automático da tua morada.
  3. Aceita os termos e condições de emissão e de utilização do cartão Navegante.
  4. Preenche o teu e-mail para receberes a factura
  5. Realiza o pagamento com cartão bancário ou meio de pagamento contactless.
  6. Aguarda uns segundos e retira o teu novo cartão Navegante.
https://youtu.be/LKv664IJLn0