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A apresentação da Almirante Reis que a Câmara de Lisboa não quis divulgar

Porque acreditamos na transparência, divulgamos a apresentação da nova ciclovia da Almirante Reis que foi feita na última sessão participativa, no final de Março. Um documento que o Lisboa Para Pessoas tinha vindo a pedir à Câmara de Lisboa, tendo ficando sempre sem resposta.

Fotomontagem da nova ciclovia na Almirante Reis

Pedimos, voltámos a pedir, pedimos novamente. Apesar da insistência, a Câmara de Lisboa nunca respondeu. Mas o Lisboa Para Pessoas conseguiu acesso à apresentação na íntegra da nova solução pop-up para a ciclovia da Almirante Reis. Trata-se da apresentação feita na última sessão participativa, a 24 de Março, mas que nunca fora publicada no site da autarquia, nem tão pouco enviada à comunicação social.

Publicamos agora este documento e as suas imagens, porque acreditamos na transparência e que só com informação acessível e partilhada podemos almejar uma cidade mais participada. No Lisboa Para Pessoas, fazemos por tornar a documentação acessível às pessoas. Estamos a trabalhar numa Biblioteca digital e, paralelamente, em todos os artigos que publicamos fazemos por anexar os documentos que têm relevância para aquele tema, sejam projectos, memórias descritivas, estudos ou planos estratégicos.

Podes consultar e descarregar a apresentação sobre a nova Almirante Reis aqui:

A nova pop-up da Almirante Reis

As obras para a construção dessa nova versão da ciclovia da Almirante Reis arrancaram discretamente esta semana, com as primeiras marcações do novo traçado no terreno. Não existindo ainda projecto de execução disponível, da apresentação realizada na sessão participativa é possível extrair o desenho de um troço. Como já te tínhamos dito:

  • a ciclovia irá passar para o sentido descendente da Avenida em formato bidireccional;
  • as vias de trânsito mais à direita, em cada sentido, serão limitadas a 30 km/h e partilhadas entre automóveis e transporte público;
  • a ciclovia deverá ter uma largura de 2,40 metros com um buffer de 0,30 metros, que será preenchido com os actuais segregadores mas dispostos em linha dupla;
  • a via descendente deverá ter 3,25 metros de largura e as duas vias ascendentes deverão ter 3,00 metros e 3,10 metros.
Exemplo da nova ciclovia num troço da Avenida Almirante Reis

Podes ver, de seguida, dois perfis apresentados para a Avenida:

Perfil 1 proposto para a Avenida Almirante Reis
Perfil 2 proposto para a Avenida Almirante Reis

Podes ler em detalhe sobre o projecto aqui.

As outras duas alternativas estudadas

Além da solução que será aplicada, terão sido estudadas outras duas alternativas, que já tinham sido pensadas para aquele eixo previamente. Na imagem em baixo podes ver as três soluções que estiveram em cima da mesa do Gabinete de Moedas:

As três alternativas que estiveram em cima da mesa. A vermelho, a solução que será adoptada

Uma das alternativas passava por levar a ciclovia pela Rua da Palma e Avenida Almirante Reis e depois desviá-la, no quarteirão da Portugália, para a Rua Pascoal de Melo e para a Rua António Pedro, mas esta solução implicaria um corte substancial na oferta de estacionamento automóvel à superfície na zona, pelo que terá sido posta de lado:

Solução pela Rua Pascoal de Melo e Rua António Pedro

Outro traçado que já tinha sido estudado pela Câmara de Lisboa antes de decidir sequer fazer a primeira ciclovia pop-up na Almirante Reis passava por usar o eixo da Rua da Palma, Rua de Arroios e Rua António Pedro – ou seja, a ciclovia nunca passaria pela Almirante Reis:

Solução pela Rua de Arroios e Rua António Pedro
Excerto do projecto que já existiu para a Rua de Arroios
Excerto do projecto que já existiu para a Rua António Pedro

Podes ler em detalhe sobre as alternativas estudadas aqui.