Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

A torneira que só deita plástico

Até dia 2 de Julho, podes espreitar a instalação do artista e activista canadiano Benjamin Von Wong junto no Oriente. Icónica instalação está em Lisboa está em Lisboa por ocasião da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Chama à atenção de quem passa na praça em frente à Gare do Oriente. Pudera: as suas grandes dimensões não lhe permitem passar despercebida. Falamos de uma enorme torneira que, em vez de água, deita plástico. A instalação é assinada pela artista e activista canadiano Benjamin Von Wong e está em Lisboa por ocasião da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que se realiza na capital portuguesa durante esta semana.

A peça foi idealizada por Von Wong em Maio de 2021 para as Nações Unidas e foi agora reproduzida em Lisboa, podendo ser observada entre a Gare do Oriente e o Centro Comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações até ao dia 2 de Julho.

Intitulada “Giant Plastic Tap”, é constituída por uma torneira gigante que parece suspensa no ar e que surge a deitar aproximadamente 200 kg de garrafas de plástico. A obra simboliza a urgência de uma utilização consciente do plástico e o alerta para a sua reciclagem, tudo para que estes não acabem no fundo dos Oceanos.

Esta instalação já percorreu mundo e pede a governos, corporações e indivíduos para fecharem a torneira de plásticos. Von Wong lançou o movimento #TurnOffThePlasticTap apela à importância da utilização consciente de plástico e, acima de tudo, para a sua reciclagem. O movimento tem dado a volta ao mundo, com esculturas em Nairobi, Miami ou Toronto, sendo agora Lisboa contemplada, com uma das suas obras de arte.