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Pontos Navegante deslocalizados para facilitar assistência e reparação

Os Pontos Navegante de Setúbal e de Almada mudaram de sítio. Estão agora localizados na Interface de Transportes de Setúbal e no Espaço Navegante da Costa da Caparica, respectivamente.

Dois dos 18 Pontos Navegante, instalados no final do ano passado por toda a AML, têm nova localização para facilitar a assistência e reparação em caso de necessidade. São eles o de Setúbal e o de Almada, que passaram a estar localizados dentro dos Espaços Navegante da Carris Metropolitana destes dois municípios.

Os Pontos Navegante são máquinas automáticas onde é possível imprimir um cartão Navegante na hora e imediatamente carregá-lo com o passe do mês ou com dinheiro de zapping. Nestas máquinas, é possível por 12 € fazer o cartão Navegante em poucos minutos com os dados e a fotografia do Cartão de Cidadão. Desde Novembro de 2021, existem 18 Pontos Navegante, um por cada município da AML, com a excepção de Lisboa, que conta com dois Pontos adicionais no átrio interior da estação de Metro da Alameda.

O Ponto Navegante de Setúbal passou o centro comercial Alegro para o Espaço Navegante localizado na nova Interface de Transportes da cidade, mesmo à saída da estação de comboio. Já o Ponto Navegante de Almada passou do terminal fluvial de Cacilhas para o Espaço Navegante localizado na Costa da Caparica (Rua Ercília Costa, 6; 2825-322 Almada). Estes dois Pontos Navegante estão disponíveis no horário dos respectivos Espaços Navegante, ou seja, entre as 8 e as 21 horas.

Contactado pelo Lisboa Para Pessoas, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) indica que estas máquinas “necessitam de uma intervenção humana muito frequente” para trocar tinteiros, fazer o reabastecimento de rolos de papel e cartões, ou para “actuar ao nível da impressora quando algum cartão encrava”. Ora, estando os Ponto Navegante fora de mão para a TML (num centro comercial ou num terminal fluvial), “e mesmo com uma equipa dedicada, nem sempre conseguimos dar resposta no momento em que são registadas as ocorrências”, explica a empresa responsável por estes equipamentos.

Ora, os Espaços Navegante de Setúbal e de Almada onde agora estão os Pontos Navegante destes municípios são geridos pela própria TML através da marca Carris Metropolitana, o que significa que a TML consegue “gerir facilmente os equipamentos com uma assistência local próxima”. “Em paralelo, permite-nos também melhorar a performance dos Espaços Navegante”, explica a TML, uma vez que, “em lojas de maior afluência”, as pessoas podem recorrer às máquinas automáticas em alternativa às bilheteiras assistidas.

No caso de Almada, houve mais um factor para a deslocalização do Ponto Navegante do terminal fluvial. Segundo a TML, a “a exposição à humidade própria do local não era adequada àquele equipamento”. “Por agora, não estão previstas para já outras mudanças de localização.” Os Pontos Navegante podem ser encontrados nestes locais:

  • Alcochete: na Biblioteca Municipal
  • Almada: no Espaço Navegante | Carris Metropolitana na Costa da Caparica
  • Amadora: no edifício dos Paços do Concelho
  • Barreiro: no Mercado Municipal 1º de Maio
  • Cascais: na Loja de Cidadão de Cascais
  • Lisboa: no edifício do Campo Grande da Câmara Municipal de Lisboa; e no átrio interior da Estação de Metro de Alameda
  • Loures: no Loures Shopping
  • Mafra: na Loja de Cidadão de Mafra
  • Moita: no Balcão do Munícipe da Baixa da Banheira
  • Montijo: no Mercado Municipal do Montijo
  • Odivelas: no centro comercial Strada
  • Oeiras: no centro comercial Oeiras Parque
  • Palmela: no Mercado Municipal do Pinhal Novo
  • Seixal: na Loja do Munícipe no RioSul Shopping
  • Sesimbra: no balcão único de serviços no Edifício da Presidência
  • Setúbal: no Espaço Navegante | Carris Metropolitana na Interface de Transportes
  • Sintra: no Junta de Freguesia de Rio de Mouro
  • Vila Franca de Xira: na Biblioteca Municipal de Alverca do Ribatejo