Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Há uma nova (pequena) ciclovia em Lisboa. Fica no Parque das Nações

Nova ciclovia fica na Rua da Centieira, perto da Gare do Oriente. Deveria ligar à 2ª fase da ciclovia da Avenida de Pádua, que, apesar de ter projecto da EMEL pronto há dois anos, nunca foi feita.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

O troço da Rua da Centieira junto à Gare do Oriente reabriu ao trânsito, depois de dois anos encerrado para as obras de construção de um novo complexo empresarial, o EXEO Office Campus. E com esta reabertura fica disponível um troço de ciclovia de cerca de 400 metros que une as Avenidas de Pádua e de Berlim, ao longo da linha de comboio.

Apesar de pronto há vários meses, este troço de ciclovia encontrava-se vedado, impossibilitando a sua utilização. Agora aberto, passa a existir uma nova ligação à Gare do Oriente a partir da Avenida de Pádua. A ciclovia desenvolve-se em linha recta ao nível do passeio. No lado da Avenida de Berlim, liga directamente à ciclovia existente nesta artéria, através de um cruzamento semaforizado (os semáforos ainda não estão em funcionamento pelo que tanto o ciclista como o peão terão prioridade no atravessamento).

A nova configuração deste troço da Rua da Centieira inclui também estacionamento e dois sentidos generalizados de trânsito. A Rua da Centieira tem dois grandes troços: o segundo segue depois da Avenida de Pádua em direcção à Avenida Infante Dom Henrique; será nesta segunda parte da Rua que irá nascer um habitação de renda acessível.

A intersecção da Rua da Centieira com a Avenida de Pádua foi revista no final de 2019, com a construção de uma nova rotunda que ficou pronta no ano seguinte com marcações de uma ciclovia. No entanto, as marcações da ciclovia na rotunda nunca foram terminadas, nem tão pouco foi terminada a ciclovia na Avenida de Pádua. Esta artéria recebeu uma infraestrutura pop-up em 2020 no contexto pandémico, mas essa ciclovia foi criada apenas entre a Avenida Cidade de Luanda e a Avenida Infante Dom Henrique; entre esta e a nova rotunda, ficou por concretizar o projecto da EMEL.

A nova rotunda da Centieira (fotografia de Lisboa Para Pessoas)

A continuação da ciclovia da Avenida de Pádua previa o prolongamento da duas unidireccionais pop-up através de alterações no estacionamento e nos passeios: as duas faixas unidireccionais seguiriam pela zona de estacionamento existente: no sentido descendente, o estacionamento seria mantido mas avançado em direcção à faixa de rodagem que passaria a ter uma via em vez de duas; no sentido ascendente, o estacionamento seria eliminado para manter duas vias de trânsito.

Seriam assinalados e pintados os atravessamentos cicláveis nas intersecções e também os troços em que a pista teria de passar por zona de passeio. A ciclovia passaria pela contígua Avenida do Mediterrâneo, cruzaria com a Avenida D. João II e, por fim, iria ligar à Alameda dos Oceanos; num troço final muito curto seria em formato 30+bici.

Podes consultar o projecto na íntegra aqui: