Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Como aproveitar a Semana Europeia da Mobilidade 2023

Muitas das actividades desta Semana Europeia da Mobilidade centram-se na bicicleta, mas vai falar-se também do futuro das cidades, com menos carros e mais espaço para as pessoas.

Fotografia LPP

De 16 a 22 de Setembro, celebra-se, de novo, a Semana Europeia da Mobilidade e há várias actividades para aproveitar, a maioria das quais relacionadas com a bicicleta – mas não só. Partilhamos algumas dessas actividades, são as nossas recomendações para uma semana sobre mobilidade mas também sustentabilidade.

Muitas das actividades desta Semana Europeia da Mobilidade centram-se na bicicleta, mas vai falar-se também do futuro das cidades, com menos carros e mais espaço para as pessoas.

Park(ing) Day

Dia 15, sexta-feira
Rua Luís de Camões 82 | Alcântara, Lisboa

O Park(ing) Day começou em 2005, como um projeto da Rebar, um estúdio de arte e design norte-americano, com o objectivo de reivindicar o espaço público e expressar a necessidade de espaços abertos numa zona maioritariamente ocupada por automóveis. A equipa converteu um lugar de estacionamento pago num parque público temporário no centro de São Francisco. Desde então, o Park(ing) Day evoluiu para um movimento global dinamizado por organizações e empresas de todo o mundo. Este ano, chega a Lisboa através de uma colaboração entre a aceleradora BGI e o EIT Urban Mobility.

Imagem DR

No dia 15 de Setembro, entre as 9 e as 19h30, um lugar de estacionamento na Rua Luís de Camões (número 82), em Alcântara, vai estar transformado num espaço de inspiração e criatividade aberto ao público. Ao longo do dia, nesse lugar de estacionamento, poderás encontrar um workshop de “literatura instantânea” (às 10), um piquenique de vizinhos (às 12), um workshop de agricultura urbana (às 17), uma oficina comunitária e gratuita de bicicletas (às 18) e momentos musicais, entre outras actividades. Mais informações aqui.

Cidade do Zero

Dias 16 e 17, sábado e domingo
CCB, Lisboa

Chama-se Cidade do Zero e é a segunda edição de um evento que pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva. Workshops, palestras, debates, showcookings, oficinas, e um mercado, com venda de marcas mais sustentáveis, vão ocupar um espaço com o total de 3500 metros quadrados no Centro Cultural de Belém (CCB), numa “mini-cidade” criada de raiz, que pretende mostrar o que de melhor se faz no nosso país quando se fala de sustentabilidade social e ambiental.

Cidade do Zero (DR)

Há ainda um mercado de trocas (de livros, plantas e roupa), de vendas em segunda mão e várias oficinas de reparação (de calçado, roupa, pequenos eletrodomésticos e bicicletas). Para crianças e famílias, há workshops de cozinha e oficinas, entre outras actividades, e uma zona de restauração para refeições completas. A “Cidade do Zero” acontece nos dias 16 e 17 de Setembro e vai funcionar entre as 10 e 22 horas. O evento é petfriendly, a entrada é livre. Mas convém reservar lugar nas várias sessões – podes fazê-lo aqui.

O programa completo está aqui:

Fancy Women Bike Ride

Dia 17, domingo
Sete Rios (estação), Lisboa

Mostrar que a bicicleta também é das mulheres é o grande objectivo do Fancy Women Bike Ride, um passeio de bicicleta calmo, inclusivo e agradável que pretende puxar por uma maior diversidade na utilização deste meio de transporte. Depois de duas edições em Lisboa, que decorreram na ciclovia ribeirinha, este ano o evento muda de local. O percurso começa na estação de comboios de Sete Rios (ponto de encontro às 17 horas) e vai passar pela Praça de Espanha, Avenida de Berna e Avenida da República, e terminar no Campo Grande. Serão 4 km, sem subidas. Quem não tem bicicleta tem a opção de alugar uma GIRA, ou alugar em qualquer loja de bicicletas, ou até pedir aos amigos. A Fancy Women Bike Ride realiza-se no dia 17 de Setembro, um domingo, em Lisboa e em simultâneo noutras cidades pelo mundo.

Fancy Women Bike Ride em 2022 (fotografia LPP)

A pedalar pela área metropolitana

Dias 16 e 17, sábado e domingo
Área metropolitana de Lisboa

Não é preciso roupa especial, nem preparação física. É um passeio calmo e acessível a todas as pessoas. Nos dias 16 e 17 de Setembro, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), através da marca Navegante, volta a promover uma volta à área metropolitana de Lisboa em bicicleta. No dia 16 (sábado), o passeio realiza-se na Margem Sul; no dia 17 (domingo), será a vez da Margem Norte. Em cada uma das margens, haverá partidas de cada um dos municípios e a chegada será a ponto comum: no caso da Margem Sul, será o Parque da Vila, na Quinta do Conde, em Sesimbra; no caso da Margem Norte, será a Praça do Comércio, em Lisboa.

Não é preciso inscrição para participar, mas uma inscrição (gratuita) dá acesso a dois seguros, um de acidentes pessoais e outro de responsabilidade civil. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (dia 14) através deste formulário (Margem Sul) ou deste formulário (Margem Norte). Podes usar os transportes públicos para chegares de bicicleta a determinado ponto de partida, sejam os comboios da CP e Fertagus, sejam as ligações fluviais da TTSL, onde está previsto um aumento do número de lugares disponíveis para bicicletas.

Podes ver os percursos e outras informações aqui.

Superquarteirão em Campo de Ourique

Dias 16 e 17, sábado e domingo
Campo de Ourique, Lisboa

Tem estado a decorrer o “superquarteirão” de Campo de Ourique. Até 17 de Setembro, o Jardim da Parada estará prolongado às fachadas dos prédios, aumentando o espaço público para usufruto das pessoas de 5,4 para 9,7 para mil metros quadrados – isto sem fazer qualquer obra, apenas com a interdição da circulação e estacionamento automóvel. Durante nove dias, as ruas e os cerca de 90 lugares de estacionamento em redor do jardim estão ocupados com as esplanadas dos estabelecimentos da zona e uma série de actividades familiares. Podes ler mais aqui e aproveitar os últimos dias do “superquarteirão” no fim-de-semana.

Fotografia LPP

Ciclovia pop-up (muito pop-up) entre os Restauradores e a Rua da Prata

De 16 a 22, de sábado a sexta
Restauradores, Lisboa

Durante a Semana Europeia da Mobilidade vai estar a funcionar uma ciclovia pop-up entre a Praça dos Restauradores e o final do Rossio, perto da Rua da Prata e da Rua dos Sapateiros. A ciclovia vai ser instalada na madrugada de dia 16 e ser retirada no dia 22, e resulta de uma colaboração entre a Câmara de Lisboa e a agência de ambiente e energia da cidade, a Lisboa E-Nova. O troço de 300 e poucos metros serve para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade e também a participação de Lisboa no programa BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure. Com o BICI, Lisboa vai receber 400 mil dólares para melhorar as ligações escolares através da mobilidade activa e a conectividade da rede ciclável da cidade; o objectivo é ligar 20 escolas e 20 mil estudantes através de ciclovias seguras. No dia 20, às 15 horas, todas as pessoas que se desloquem de bicicleta e outros stakeholders estão convidados a juntarem-se à celebração que vai decorrer na Rua da Prata.

Um dia a pedalar, porque não?

Dia 22, sexta
Lisboa e Amadora

E se fosses a pedalar para o trabalho ou para a escola, por um dia? No dia 22 de Setembro, a agência de ambiente e energia Lisboa E-Nova lança o desafio a todas as empresas e escolas de Lisboa para experimentarem a bicicleta como meio de transporte. A iniciativa chama-se Um Dia a Pedalar, Porque Não? e funciona assim: as empresas ou escolas inscrevem-se e, depois, no dia 22 convidam os seus colaboradores e comunidades a deslocarem-se de bicicleta. Podem participar empresas dos concelhos de Lisboa e Amadora.

Por fim, se quiserem participar no passatempo e ganhar prémios, só têm de tirar uma fotografia da equipa que foi a pedalar e enviá-la para a Lisboa E-Nova; essa fotografia ficará para votação no Instagram da agência. Entre as 8 horas e as 10h30, haverá animação e oferta de brindes no cruzamento da Avenida da República com a Avenida Duque d’Ávila. Podes ler a crónica do Bernardo Campos Pereira (Lisboa E-Nova) sobre a iniciativa em 2022.

Um Dia A Pedalar, Porque Não? em 2022 (fotografia LPP)

Ruas vivas na Costa da Caparica

De 22, todo o dia
Costa da Caparica, Almada

A Costa da Caparica vai ser o epicentro da Semana Europeia da Mobilidade no concelho de Almada, recebendo uma série de iniciativas para reflectir sobre a promoção do espaço público, com menos carros e mais espaço para as pessoas. Sob o lema “Ruas Vivas”, no dia 22 de Setembro, entre as 10 e as 13 horas, na Praça da Liberdade, decorrerá uma conferência sobre possibilidades de adaptar e transformar as ruas para os desafios actuais da sociedade. A sessão, onde também serão apresentados alguns projectos em curso ou planeados para o território de Almada. A sessão contará, entre outros oradores, com a intervenção dos especialistas Daniel Casas Valle (urbanista da Urban Dynamics e presidente da associação Future Design of Streets) e Rute Nieto (arquitecta/urbanista na Gehl Architects).

Da parte da tarde, entre as 14h30 e 17h30, os dois especialistas darão um workshop para explicar na prática algumas das ideias abordadas na conferência. Podemos entender as ruas como espaços que articulam de forma equilibrada a fruição social, a natureza e a mobilidade? Este workshop tem como público-alvo todos os que trabalhem ou queiram ajudar a pensar em novas formas de desenhar e projetar ruas, estendendo-se às áreas de arquitectura, engenharia, urbanismo, ecologia, sociologia, entre outras, assim como a todas as pessoas que se interessem pela temática. A conferência é aberta e bastará aparecer; já para o workshop é preciso inscrever até dia 20 para [email protected].

CicloExpresso na Costa da Caparica (fotografia LPP)

A celebração da Semana Europeia da Mobilidade na Costa da Caparica vai arrancar no fim-de-semana de 16 e 17 de Setembro na envolvente do Mercado Municipal. Aqui, entre as 10 e 18 horas, haverá diversão garantida miúdos e graúdos com jogos tradicionais portugueses, para conhecer ou recordar, mas também brincadeiras trazidas pelo projecto Brincapé, ou ainda um jogo de xadrez em tabuleiro gigante. No dia 17, haverá ainda um laboratório de experimentação de bicicletas de carga, que podem ser uma opção de mobilidade para transportar crianças, as compras semanais lá para casa ou mesmo o patudo preferido. Na Praça da Liberdade, no stand da Câmara de Almada, estará a decorrer ao longo do fim-de-semana um inquérito para dares as tuas opiniões e ideias sobre como a zona antiga da Costa da Caparica, na envolvente ao Mercado Municipal, pode ser mais amiga das pessoas, ter melhor mobilidade e um espaço público mais qualificado.

No sábado, haverá às 10h30 e às 15h30 dois workshops de “desenho urbano” dados pelo colectivo Urban Sketchers. Nestas oficinas práticas, poderás partilhar as tuas ideias para uma rua mais organizada, eficiente e amiga das pessoas… mas de uma forma mais original e criativa. Irás aprender os princípios de desenho urbano e utilizá-los para materializar as tuas propostas para melhorar o espaço público. Cada participante receberá um caderno, mas deverá trazer caneta preta e material para colorir (lápis de cor, marcadores ou aguarelas). Podes inscrever-te pelo e-mail [email protected], mas, havendo vagas, poderás inscrever-te no local. O workshop da manhã será dado pelo João Catarino e o da tarde pelo Mário Linhares. No domingo, alguns dos desenhos estarão expostos. No domingo também, decorrerá nessa mesma Praça, entre as as 17 horas e as 18h30, uma tertúlia com especialistas em intervenção comunitária e em espaço público; Diogo Salvador (Estuário Coletivo), Joana Pitanga (artista de intervenção urbana) e Sandra Fernandes (Fundação Gonçalo da Silveira) irão partilhar a sua experiência de trabalho nestas áreas e trazem ideias e inspiração para o futuro das nossas ruas.

Podes conhecer a programação completa prevista para a Costa da Caparica e para Almada aqui em baixo ou no site da Câmara de Almada.

Desfile de Clássicos da Carris

De 23, sábado
Entre Santo Amaro e Algés, Lisboa/Oeiras

Para comemorar o aniversário da criação da Carris, no dia 23 de Setembro de 2023, o Museu da Carris irá realizar o Desfile dos Clássicos 2023, com partida da estação de Santo Amaro às 10h30 e 16h. O percurso do Desfile dos Clássicos 2023, será entre a Estação de Santo Amaro e Algés, voltando a lembrar a antiga Ribamar, destino dos primeiros carros americanos e dos primeiros elétricos que saíram de Santo Amaro. Vão desfilar vários eléctricos antigos, que durante todo o ano estão fechados no Museu, bem como dois autocarros do século passado. Para participar no Desfile, é necessária a aquisição de bilhete, no valor de 10€ para adulto ou 5€ para menores de 18 anos. As crianças até aos três anos, transportadas ao colo dos pais, não pagam bilhete. As inscrições são feitas através do e-mail [email protected], pela ordem de chegada. Em alternativa, poderás ver o Desfile na rua. Mais informações aqui.

O Desfile de 2022 (fotografia cortesia de Museu da Carris)

Massa Crítica de Crianças

De 22 a 24, entre sexta e domingo
Vários municípios da área metropolitana de Lisboa

A Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças) é um movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos ativos nas suas deslocações diárias (bicicleta, caminhar, patins, skate, etc.), exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. O evento realiza-se em Lisboa e noutras cidades portuguesas desde 2022, voltou a repetir-se em Maio deste ano e volta agora a acontecer, mesmo no final da Semana Europeia da Mobilidade, entre dias 22 e 24 de Setembro numa localidade perto de ti.

Confere o calendário da área metropolitana de Lisboa:

ConcelhoDataPonto de Encontro
Amadora (Alfragide)Dia 22, 18 horasEB2,3 Almeida Garrett
AlmadaDia 24, 17 horasBombeiros de Cacilhas
BarreiroDia 24, 15 horasPiscina (Av. Bento Gonçalves)
CascaisDia 23, 16h30Pinhal (parque de estacionamento), junto ao Bairro da Torre (Carcavelos)
LisboaDia 24, 10h30Praça de Espanha / Parque Gonçalo Ribeiro Telles
Loures (Bobadela e Santa Iria da Azóia)Dia 24, 10h30Jardim Central da Bobadela ou EB1 Sta. Iria/Ecoparque S. João da Talha
MafraDia 23, 16 horasPalácio Nacional de Mafra (Torreão Sul)
OeirasDia 23, 10h30Estação de Oeiras (em frente ao quiosque)
SetúbalDia 24, 17 horasJardim do Bonfim
Sintra (Colares)Dia 23, 17 horasMercado da Praia das Maçãs

Todas as restantes localidades e datas podem ser encontradas aqui.

Outras acções

  • Lisboa Vive a Rua | dias 16 e 17: este ano, a feira de mobilidade da cidade de Lisboa muda-se de uma avenida escondida no Parque Eduardo VII para o Terreiro do Paço. Organizado pela Direcção Municipal de Mobilidade com a dona do Diário de Notícias, este evento vai juntar entidades públicas, empresas privadas e associações do sector da mobilidade, disponibilizando actividades relacionadas não só com os transportes públicos mas também com a bicicleta, dirigidos a todas as pessoas interessadas e em especial às famílias e crianças. A feira, intitulada “Lisboa Vive a Rua”, vai decorrer no fim-de-semana de 16 e 17 de Setembro, e contará com a presença de vários operadores de transporte e mobilidade partilhada e terá bancas de comida de rua. Mais informação aqui.
  • ReCoopera Telheiras | dia 16, entre as 15 horas e as 18h30: em Telheiras, no dia 16 de Setembro, vai acontecer a 1ª edição do ReCoopera, um espaço comunitário para aprender, reparar, partilhar e doar. No fundo, trata-se de um “repair café”, isto é, de um encontro entre pessoas interessadas em reparar bicicletas, electrodomésticos e mobiliário e que podem, em conjunto, aprender a fazê-lo. O ReCoopera foi um dos projectos premiados do Orçamento Participativo de Lisboa de 2021 e está a ser dinamizado pela Comunidade de Energia de Telheiras (CERT). Acontecerá entre as 15 horas e as 18h30; em simultâneo, o evento vai ter um momento workshop de leitura de e aconselhamento energético pela CERT, a decorrer a partir das 15h30.
  • Faz Tua a Rua – Dia Europeu Sem Carros | dia 22, a partir das 10 horas: criar novas relações entre as pessoas e o espaço público, cativar as pessoas para diferentes formas de utilização e de apropriação da cidade, é o desafio do Dia Europeu Sem Carros que se celebra a 22 de Setembro. Na Amadora, vai ser ser fechada à circulação automóvel o Largo Rotary Club da Amadora; em colaboração com a Decathlon Alfragide, o Alfragide Sobre Rodas e outras associações, vão ser promovidas diferentes atividades ligadas à mobilidade, sustentabilidade e ambiente no contexto escolar. Mais info aqui.
  • Ruas para brincar na Penha de França | dia 22: o estacionamento junto à Escola Básica Arquitecto Victor Palla, na Penha de França, em Lisboa, vai estar fechada ao trânsito e aberta à brincadeira entre as 17 e 19 horas, no horário de saída. O projecto Brincapé vai dinamizar aquele espaço com tralha para que as crianças e suas famílias possam usufruir livremente da rua, seja para brincar e dar asas à imaginação, seja para conversar. Ao mesmo tempo, também na freguesia da Penha de França, a rua contígua ao Jardim Luís Ferreira estará, ao longo do dia 22, sem carros para que os moradores e visitantes possam usufruir do espaço público e aproveitar as actividades que serão dinamizadas pela Junta de Freguesia, pelo projecto Brincapé e pelas associações locais Casa Cheia e Penhasco.
PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.