Sim, agora podes saber onde estão os autocarros em tempo real.
A partir de hoje, já é possível saber quanto tempo falta de verdade para o autocarro chegar, em qualquer paragem ou percurso da Carris Metropolitana. A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) acaba de lançar uma ferramenta online de acompanhamento em tempo real dos horários e percursos da Carris Metropolitana; agora, podes ver a localização dos veículos e saber o tempo de espera previsto para o próximo autocarro.
A ferramenta, disponível em beta.carrismetropolitana.pt/stops em versão beta, permite saber quanto tempo falta para um autocarro da Carris Metropolitana em qualquer paragem da área metropolitana de Lisboa. Basta pesquisar uma paragem e seleccioná-la para ficar disponível não só a informação das linhas que a servem, mas também os serviços ao redor da paragem (ex. escolas, hospitais, etc) e a lista dos próximos horários de cada linha.
Já está disponível a versão teste do tempo real dos autocarros! 🚍🕐
— Carris Metropolitana (@CMetropolitana_) September 21, 2023
Podes aceder à nova ferramenta através do link https://t.co/Ae3j2RgQtw
Sabe mais em https://t.co/nkjgtlXTfO pic.twitter.com/V8DAQWK1n1
A lista mostra os horários das próxima viagens disponíveis na paragem, por ordem. Os primeiros horários poderão estar a verde, indicando que esta viagem está a ser acompanhada em tempo real, enquanto as restantes viagens mostram a hora planeada de chegada. Ao selecionar a viagem que deseja, o mapa passa a mostrar o percurso da mesma com o autocarro em tempo real, permitindo o acompanhamento da viagem e chegada na paragem.
A disponibilização dos horários em tempo real aos passageiros é crucial num serviço de transporte público rodoviário como o da Carris Metropolitana, uma vez que os autocarros ficam muitas vezes presos no trânsito automóvel, não chegando nas horas previstas às paragens, onde as pessoas várias vezes desesperam à espera. O plano da TML passa por disponibilizar os horários em tempo real dos autocarros quer nos painéis já instalados em várias paragens da área metropolitana de Lisboa, quer em todas as aplicações de navegação (Google Maps, Moovit…). Mas, primeiro, é preciso garantir que tudo está em ordem.
Em linha com o objectivo de transparência e partilha de dados da Carris Metropolitana, a versão beta da ferramenta de tempo real é disponibilizada aos passageiros, que passam não só a poder seguir o percurso do seu autocarro – garantindo uma experiência de viagem mais informada e conveniente –, mas também a poder contribuir activamente para a melhoria do sistema. Na verdade, os passageiros são convidados a confirmar se o tempo de espera indicado na ferramenta foi o correcto, uma informação que ajudará a TML a corrigir eventuais erros antes da disponibilização mais massiva destes dados.
Actualmente, circulam mais de 1600 autocarros na Carris Metropolitana, todos os dias, nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Estes veículos realizam mais de 19 800 circulações num dia útil, servindo 500 a 600 mil pessoas. O tempo real tem o papel de acompanhar cada uma destas circulações de forma remota, ligando-se ao sistema do próprio veículo. Desta forma, para garantir que os dados fornecem a informação mais precisa, é necessário um período de testes que permita a validação e correção da informação.