A nova carreira 203 da Carris atravessa a cidade de Lisboa, ligando Belém a Xabregas. Passa por Alcântara, Estrela, Campo de Ourique, Campolide, Saldanha, Arroios e Penha de França. E serve o Pólo Universitário da Ajuda.

Lisboa tem uma nova carreira nocturna de autocarro. A Carris ressuscitou a carreira 203, que, nesta sua nova vida, vai a ligar o Restelo a Xabregas, passando pela Ajuda (incluindo o Pólo Universitário), Alcântara, Estrela, Campo de Ourique, Campolide, Saldanha, Arroios e Penha de França. Com frequências de 30 minutos, circula entre a meia noite e as 6 da manhã.
A carreira 203 já tinha existido no passado, como parte da Rede da Madrugada da Carris, mas foi suprimida entre 2011 e 2022 pelo Governo de Passos Coelho e pela Troika. Na altura, a 203 ligava a Boa Hora, na Ajuda, ao Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em Chelas. O percurso da “203 original” e o percurso da “nova 203”, que entrou agora em circulação, não é muito distinto: a nova 203 também percorre a chamada primeira circular da cidade, mas, no lado ocidental, vai além da Boa Hora, chegando ao Pólo Universitário da Ajuda e ao Restelo; no lado oriental, fica por Xabregas, na zona ribeirinha, não chegando a Chelas.

A nova carreira 203 é a única da actual Rede da Madrugada que não tem partida do Cais do Sodré, mas a sua função é precisamente ser distribuidora de passageiros pela malha urbana da cidade, entre a parte ocidental e a parte oriental. A partir do Restelo, mais concretamente da Rua Tristão Vaz, a 203 vai em direcção ao Pólo Universitário da Ajuda e faz o percurso da 742 até Calvário; daqui segue pela Avenida 24 de Julho e sobe a Avenida Infante Santo até à Estrela, imitando as carreiras 738 ou 720. Da Estrela, passa pelos Prazeres, em Campo de Ourique, chega a Campolide, segue até ao Saldanha pelo topo do Parque Eduardo VII e por São Sebastião, continua até à Praça do Chile, em Arroios, sobe a Rua Morais Soares, passando pela Paiva Couceiro e pelo Alto de São João, e daqui desce até Xabregas.
A 203 liga-se à carreira 201 em Alcântara (permitindo chegar ao Cais do Sodré), à carreira 202 em Campolide, à carreira 207 no Saldanha, às carreiras 206 e 208 (que liga ao Aeroporto) na Praça do Chile e à carreira 210 em Xabregas (que passa no Oriente). As frequências da 203 são de 30 em 30 minutos, com primeira partida do Restelo e de Xabregas a acontecer à meia noite, e a última às 5h30. Cada autocarro demora cerca de uma hora a fazer todo o trajecto.


A Rede da Madrugada da Carris foi criada em 1998 com nove carreiras, mas entre 2011 e 2012, durante o Governo de Passos Coelho e da Troika, foram feitas supressões e alterações justificadas com falta de procura. Das nove carreiras, restaram apenas seis. Além da 203, foi suprimida a 204, que ligava o Oriente a Belém, passando por Telheiras e Benfica; e a 205, que ligava o Cais do Sodré a Carnide. Agora, com o regresso da 203, a Carris passa a ter sete carreiras nocturnas. A 201, 202, 206, 207, 208 e 210 partem todas do Cais do Sodré:
- a 201 vai para Alcântara, Belém, Algés e Linda-a-Velha (Oeiras);
- a 202 vai para Rato, Campolide, Sete Rios, Benfica e Bairro Padre Cruz;
- a 206 vai para Santa Apolónia, Penha de França, Praça do Chile, Alameda, Areeiro, Alvalade, Alta de Lisboa, Lumiar e Senhor Roubado (Odivelas);
- a 207 vai para Rossio, Marquês de Pombal, Saldanha, Campo Pequeno, Campo Grande, Lumiar e Fetais (Loures);
- a 208 vai para Praça da Figueira, Martim Moniz, Praça do Chile, Alameda, Areeiro, Bela Vista, Chelas, Olivais, Aeroporto, Oriente.
- a 210 vai para Santa Apolónia, Xabregas, Beato, Poço do Bispo, Olivais e Oriente.
O lançamento da 203 decorreu na noite de 30 de Novembro para 1 de Dezembro. No entanto, à data deste artigo (dia 5), a nova carreira não está disponível no site da Carris, nem tão pouco em aplicações como o Google Maps ou CityMapper. Por exemplo, quando se pesquisa pela 203 no site da Carris, a pesquisa não retorna quaisquer resultados:
