Esquece as moedas. Em breve, vais poder usar o telemóvel ou o cartão bancário para pagar viagens em toda a rede da Carris Metropolitana. O sistema contactless tem estado disponível desde o Verão em algumas linhas das áreas 1, 2 e 3.

Não tens moedas ou notas, nem passe e queres apanhar o autocarro? Em breve, vais poder fazê-lo sem qualquer problema, pois poderás pagar a viagem com cartão bancário. A Carris Metropolitana começou, neste Verão, a lançar pagamento contactless a bordo dos autocarros amarelos. A tecnologia está a ser testada em algumas linhas mas será uma realidade em toda a rede em breve.
A aceitação de cartões bancários tem vindo a ganhar espaço nos transportes públicos da área metropolitana de Lisboa. Hoje, o pagamento contactless já é possível no Metro de Lisboa, no Metro Sul do Tejo, nos autocarros e eléctricos da Carris e ainda nos comboios da Fertagus. Futuramente, passará também a estar disponível em toda a rede da Carris Metropolitana, um passo que promete simplificar a vida dos passageiros ocasionais e tornar a utilização dos autocarros metropolitanos de Lisboa muito mais prática.
O teste da tecnologia contactless a bordo da Carris Metropolitana arrancou em algumas linhas-piloto no início do Verão, nomeadamente na 1624 entre a Portela de Sintra e Cascais, na 1633 entre a Portela de Sintra e a Ericeira, na 2769 entre Lisboa e Santo António dos Cavaleiros, na 2727 entre Lisboa e Loures, na 3001 entre o Cristo Rei e Cacilhas, em Almada, e na 3710 entre o Lisboa e a Costa da Caparica. Através dos mapas de tempo real da Carris Metropolitana, é possível saber em que veículos está disponível o contactless, uma vez que o sistema tem vindo a ser alargado a novas carreiras à medida que é actualizado o software e o hardware nos validadores a bordo.

A Carris Metropolitana está a apelidar a este serviço de “Tap&Ride”. Os passageiros passam a ter uma alternativa prática, rápida e sem necessidade de dinheiro físico ou títulos de transporte pré-comprados para viajar: basta aproximar do validador amarelo um cartão bancário – físico ou digital (Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, etc) – para validar a viagem. Com o contactless, é tarifado valor de bordo (entre 1,25 € e 4,50 €, dependendo da tipologia/cor da linha). São aceites cartões bancários nacionais e internacionais.
“Nós prevemos que, até o final do Verão, todas as áreas 1, 2 e 3 estejam perfeitamente implementadas”, dizia Rui Lopo, administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), responsável pela operação da Carris Metropolitana, no final de Julho. “Em rigor, o processo mais demorado e mais complexo já decorreu durante o último ano, que foi intervir fisicamente em todos os validadores, em todos os autocarros. Portanto, até o final do Verão, vamos ligando e percebendo se há problemas, se o valor entra de facto na receita, se as pessoas são bem cobradas, se o suporte que é dado ao utilizador é bem dado… Portanto, estimo que até meados de Setembro, esteja tudo a funcionar nas áreas 1, 2 e 3”, que correspondem a todas as linhas a começar por 1, 2 e 3.

“Para a área 4 não temos ainda data, porque a área 4 tem uma circunstância mais de detalhe, que é uma intervenção nos validadores que ainda não aconteceu. Já estamos com um validador de testes a funcionar”, adiantou Rui Lopo, explicando que “gostava muito” que toda a rede ficasse com contactless “até ao final do ano”. “É uma intervenção muito demorada, por isso é que demorou muito tempo no resto das áreas. São muitos autocarros… Nós temos mais de 1600 autocarros na Carris Metropolitana”, justificou. “Entretanto já estamos com 50 carros implementados”, dizia no final de Julho.
O lançamento do Tap&Ride resulta uma colaboração entre a SIBS, responsável pela rede Multibanco, a TML, e um conjunto de parceiros tecnológicos (Card4B, APDU, Axians e AMI). Com esta inovação, a Carris Metropolitana diz que quer reforçar o seu compromisso com uma mobilidade mais acessível e centrada no utilizador, promovendo uma experiência de viagem mais simples e adaptada à era digital.
Passe no telemóvel em testes
A TML está paralelamente a trabalhar numa versão totalmente digital do passe Navegante. Será o Navegante Mobile, em que o telemóvel substituirá o cartão físico. Esta inovação irá começar a ser testada na Carris Metropolitana e estará disponível “seguramente até ao final do ano, se não em todos os operadores de área metropolitana, naqueles que transportam a maior parte dos passageiros”.
Rui Lopo explica que é preciso intervir nos validadores. “Nós estamos a trabalhar com todos os operadores na centralização do catálogo de produtos e serviços de transporte e bilhética na área metropolitana de Lisboa – uma matéria muito antiga mas muito importante; é uma tarefa cuja competência é da TML em articulação com todos os operadores”, disse o administrador da empresa metropolitana de transportes. “O processo está muito avançado com o Metro e com a Carris, particularmente com estes dois, e esse processo vai acelerar muito a entrada do Navegante Mobile para o resto da rede.”
Segundo Rui Lopo, “ainda vai haver uma fase de testes mais físicos”, mas “do ponto de vista desta uniformização do catálogo e na camada de software que dá resposta a isto, ou seja, reconhecer funcionalidades como o Navegante Mobile, a coisa está muito avançada”.
Já há passageiros que começaram a ser contactados para serem dos primeiros a testarem esta digitalização do Navegante, uma funcionalidade há muito aguardada e que promete reduzir burocracias, eliminar a dependência do cartão físico e facilitar o acesso ao transporte público em toda a região metropolitana. Com o Navegante Mobile e a expansão do contactless, a mobilidade na área metropolitana de Lisboa vai caminhando para uma experiência mais simples e digital.












