A Fertagus instalou parques seguros para estacionamento de bicicletas em cinco estações da Margem Sul – Corroios, Foros de Amora, Fogueteiro, Coina e Penalva. Cada BiciBox conta com 12 lugares, que podem ser reservados gratuitamente através de uma aplicação móvel.

Deixar a bicicleta em segurança à porta da estação e apanhar de seguida o comboio passou a ser mais fácil em cinco estações da Margem Sul. Corroios, Fora da Amora, Fogueteiro, Coina e Penalva passaram a contar com 12 lugares cobertos para bicicletas numa estrutura chamada BiciBox. Através de uma aplicação móvel, basta reservar um lugar gratuito e deixar a bicicleta.
O BiciBox é um sistema de estacionamento seguro para bicicletas, prestado pela empresa Biciway em parceria, neste caso, com a Fertagus, que assegura o Eixo ferroviário Norte-Sul da área metropolitana de Lisboa, entre Roma-Areeiro e Setúbal.



Os parques estão localizados nas estações de Corroios, Foros de Amora, Fogueteiro, Coina e Penalva. Estes equipamentos permitem aos utilizadores guardar a sua bicicleta em segurança antes de embarcar no comboio, promovendo, assim, a complementaridade entre a bicicleta e o transporte ferroviário. Desta forma, os passageiros podem usar a bicicleta para fazer o chamado primeiro ou último quilómetro do seu commute, entre o comboio e a sua casa, o que pode evitar uma ou duas viagens de autocarro, tornando o trajecto mais rápido e cómodo.
O acesso aos BiciBox é simples: basta descarregar a aplicação Biciway (disponível para iOS e Android), realizar o registo e reservar o lugar, que será atribuído automaticamente pela aplicação. A reserva do lugar precisa de ser feita por cada uso, ou seja, se quiseres deixar a bicicleta diariamente no BiciBox terás de fazer a reserva todos os dias.


“Com esta medida, a Fertagus reforça o seu papel de parceiro ativo na promoção de soluções de mobilidade inovadoras e na valorização da ligação entre diferentes modos de transporte, em linha com os objectivos de sustentabilidade e descarbonização da área metropolitana de Lisboa”, diz a empresa em comunicado, referindo também que quer contribuir para a “redução do uso do automóvel particular”. “Este sistema garante praticabilidade, segurança e conveniência a quem escolhe a bicicleta como meio de transporte no seu dia-a-dia”, lê-se na mesma nota.
O arranque do funcionamento dos BiciBox deu-se no passado Dia Europeu Sem Carros, a 22 de Setembro, data que assinala também o encerramento da Semana Europeia da Mobilidade – iniciativa que todos os anos mobiliza cidades e cidadãos em torno da importância da mobilidade sustentável e da redução da pegada ambiental.


Na estação de Setúbal existe, desde 2022, um BiciBox, fornecido também pela empresa Biciway. No entanto, este equipamento não está integrado na app agora apresentada, nem na oferta da Fertagus; este BiciBox foi instalado pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), sendo o acesso ao mesmo feito através do cartão Navegante. Em Lisboa, existe ainda uma rede de Biciparks, operados pela EMEL e com acesso também pelo cartão do passe.
Infelizmente, não há integração de todos estes sistemas numa só plataforma, semelhante à que existe, por exemplo, na área metropolitana de Barcelona – cada empresa cria a sua rede.











