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Cascais dá 30 minutos/dia em bicicletas Bird

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A Câmara de Cascais passou a oferecer 30 minutos diários gratuitos nas bicicletas eléctricas Bird a residentes, estudantes e trabalhadores no concelho. Lisboa prometeu incluir as trotinetas no passe, mas a medida ainda não saiu do papel.

Vantagem é válida apenas nas bicicletas (fotografia LPP)

Depois de ter colocado de lado o seu próprio sistema de bicicletas partilhadas, a Câmara de Cascais juntou-se à operadora Bird para dar um benefício a todos os residentes, estudantes e trabalhadores no concelho: uma viagem gratuita de até 30 minutos nas bicicletas eléctrica Bird (as trotinetas não estão abrangidas).

Para aceder ao benefício, é preciso ter o cartão Viver Cascais. Este cartão está disponível para todos os residentes, estudantes e trabalhadores do concelho, podendo ser pedido gratuitamente online, e é o meio que a autarquia usa para dar benefícios locais. Uma vez tendo este cartão, basta abrir a aplicação da Bird e fazer scroll down até encontrar um cartão sobre o Viver Cascais. É clicar e associar a conta Viver Cascais à conta Bird – o e-mail terá de ser o mesmo. Nota que o cartão do Viver Cascais só vai aparecer dentro do concelho de Cascais.

E… está feito. A partir daqui, tens acesso a uma viagem diária numa bicicleta Bird de até 30 minutos. Este tempo gratuito é válido apenas na primeira viagem de cada dia e exclusivamente dentro dos limites do concelho. Não é acumulável: caso a viagem dure menos que 30 minutos, o tempo não utilizado não transita. Após o período gratuito, aplica-se o tarifário definido pelo operador.

Existem menos bicicletas Bird disponíveis (fotografia LPP)

Segundo a Câmara de Cascais, esta iniciativa “integra a estratégia municipal de mobilidade sustentável e incentiva a descarbonização através de opções de transporte partilhado” e “reforça o compromisso de Cascais com a mobilidade activa, acessível e amiga do ambiente, reforçando a complementaridade com o sistema MobiCascais, já em funcionamento”.

Uma nota importante: para menores de idade, a activação fica pendente até aprovação presencial do Encarregado de Educação, que deverá dirigir-se a um balcão de atendimento da MobiCascais – procedimento igual ao requerido para o acesso aos transportes públicos municipais.

Lisboa prometeu mas não implementou

A Câmara de Lisboa anunciou, em Junho, que residentes no concelho com passe Navegante poderiam usar trotinetas partilhadas gratuitamente a partir de Setembro. O anúncio foi feito após a assinatura de uma adenda ao contrato com as operadores de trotinetas com actividade em Lisboa, assinado em Janeiro de 2023, estabelecendo novas regras de utilização e circulação.

Segundo a autarquia, a gratuitidade para utilizadores do passe Navegante segue o modelo da rede de bicicletas GIRA e do acesso gratuito a parques de estacionamento. A ideia, segundo o Vice-Presidente Filipe Anacoreta Correia, era incentivar os lisboetas a deixar o carro, tornando o passe Navegante numa alternativa satisfatória em termos de mobilidade urbana.

No entanto, a implementação técnica da medida deveria demorar até dois meses, uma vez que é necessária uma integração entre os sistemas tecnológicos das operadoras de trotinetas – Bird, Lime, Bolt – e o sistema da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que gere o Navegante. Ou seja, a medida só deveria estar pronta em Setembro. O que não aconteceu.

O LPP já questionou a Câmara de Lisboa sobre esta situação e actualizará este artigo logo que tenha novidades. Quando estiver disponível essa integração, os residentes em Lisboa com passe Navegante terão de associar o seu passe Navegante na aplicação de trotinetas que costumam ou querem utilizar.

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