Na Ajuda há agora mais espaço pedonal, mais área de estadia e mais segurança rodoviária. A Câmara Municipal de Lisboa concluiu a intervenção no Largo da Boa-Hora, na Ajuda, integrada no programa Uma Praça Em Cada Bairro. Esta obra iniciou-se em 2015 com a participação da comunidade residente, tendo os trabalhos no terreno arrancado em Agosto do ano passado com um prazo de conclusão de 150 dias.

A área intervencionada abrange parte da Travessa da Boa-Hora à Ajuda, o Largo da Boa-Hora à Ajuda, bem como o troço poente da Rua do Machado até ao cruzamento com a Travessa do Machado e o cruzamento entre a Rua Nova do Calhariz, a Rua dos Quartéis, a Rua Aliança Operária, a Calçada da Boa-Hora e a Rua do Mirador. Abrange ainda o lado norte da Rua Nova do Calhariz. A obra foi dividida em três fases.
De acordo com a página do projecto, a Câmara procurou criar “um pavimento único que permita uma utilização mista do espaço público no Largo e Travessa da Boa Hora à Ajuda, bem como no troço da Calçada da Boa Hora à Ajuda, entre o Largo e a Rua do Mirador”, “condicionar a circulação viária a transportes públicos e trânsito local, passando a circulação viária individual para a Rua Nova do Calhariz”, aumentar a área de estadia junto ao parque infantil, alargar passeios perto da igreja e do supermercado, e ainda articular “o espaço público do quarteirão do mercado, garantindo percursos pedonais de atravessamento que aumentem a permeabilidade do mesmo”.
Fotografias de Luís Filipe Catarino/ CML