
A EMEL, empresa municipal que também tem a gestão semafórica da cidade, vai modernizar os semáforos nas intersecções com mais tráfego pedonal de Lisboa. Serão 270 as intersecções renovadas com tecnologia LED até ao final de 2021, onde os peões passarão a contar também com informação do tempo de que dispõem para atravessar.
En una declaración, a EMEL explica que os “a instalação de sinalização luminosa automática de atravessamento pedonal através de ópticas LED insere-se no processo de melhoria e modernização da mobilidade que a EMEL, enquanto Gestora da Rede Semafórica urbana, tem vindo a realizar em Lisboa” e que pretende contribuir para “uma vivência da cidade mais confiável e tranquila, tornando-a cada vez mais segura e sustentável”.
Os novos semáforos com indicação de tempo para peões já estão colocados e a funcionar na zona do Campo Grande, Benfica e Eixo Ribeirinho. “O objectivo da EMEL é alargar este sistema de atravessamento pedonal a toda a cidade”, mas por agora a prioridade será dada às zonas com maior tráfego pedonal mas também à proximidade de escolas e de estabelecimentos de saúde.