Incentivos do Fundo Ambiental para bicicletas esgotaram. MUBi pede ao Governo que avance com mais medidas

Ajuda-nos a chegar ร s 500 assinaturas, assina aqui.

Foto cortesรญa de Catarina Lopes

As candidaturas na categoria de bicicletas elรฉctricas atingiram recentemente o limite de incentivos que o Fundo Ambiental disponibilizou para o ano inteiro. A MUBi โ€“ Associaรงรฃo Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta pede que o Governo aproveite a oportunidade da procura pela utilizaรงรฃo da bicicleta gerada pela pandemia para reforรงar este programa e avanรงar com mais medidas de apoio que estimulem mais pessoas a trocar o carro pelo uso da bicicleta.

Apรณs a abertura das candidaturas, demorou apenas trรชs semanas para que as bicicletas convencionais tivessem esgotado os apoios que Fundo Ambiental disponibilizou para 2021 nesta categoria. Agora, com pouco mais de quatro meses decorridos do ano, sรฃo as bicicletas elรฉctricas que atingem o limite de incentivos previsto para o ano todo.

Se em 2020 os apoios para bicicletas elรฉctricas nรฃo chegaram a meio do ano, este ano, mesmo com o nรบmero de unidades de incentivo nesta categoria a ter quase duplicado, estes esgotam ainda mais cedo.

O recurso ร  utilizaรงรฃo da bicicleta como alternativa ร s deslocaรงรตes em automรณvel nas cidades vem a crescer hรก vรกrios anos por todo o mundo, principalmente nos locais que tรชm investido em criar as condiรงรตes para que esta seja uma opรงรฃo segura e conveniente. Com a pandemia, e as pessoas a procurarem um modo de transporte seguro e saudรกvel, a procura pela utilizaรงรฃo da bicicleta disparou. 

Porรฉm, mais de um ano de pandemia em que se estรก a perder uma oportunidade para mudar radicalmente a forma como os portugueses se deslocam nas nossas cidades. 

A MUBi espera que os apoios de incentivo ร  aquisiรงรฃo de bicicletas do Fundo Ambiental possam ser reforรงados ainda este ano para dar resposta ร  procura existente, e pede que o Governo aproveite o boom que a pandemia gerou de interesse e procura pela utilizaรงรฃo da bicicleta para avanรงar rapidamente com outras medidas de apoio e estรญmulo ร  mobilidade activa.

A bicicleta รฉ o modo de transporte energeticamente mais eficiente e, a seguir ao caminhar, o que menos emissรตes produz. Os ciclistas produzem menos 84% de emissรตes de CO2 relacionadas com a mobilidade do que os nรฃo ciclistas, e que quem muda do carro para a bicicleta reduz as suas emissรตes em 3,2 kg de CO2 por dia, segundo um recente estudo liderado pela Universidade de Oxford com dados de cidades de toda a Europa. A transferรชncia do carro para a bicicleta contribui dez vezes mais para a reduรงรฃo de emissรตes que a electrificaรงรฃo da motorizaรงรฃo automรณvel, conclui o mesmo estudo.

Promover as deslocaรงรตes activas deve estar na base das estratรฉgias com metas de emissรตes lรญquidas de zero carbono, especialmente nas รกreas urbanas. A bicicleta contribui, ao mesmo tempo, para a melhoria da saรบde pรบblica y qualidade de vida urbana, e deve ser valorizada tambรฉm enquanto tal.

bicicleta elรฉctrica, em particular, ao ajudar no transporte de crianรงas ou cargas mais pesadas, em deslocaรงรตes mais longas ou a enfrentar subidas mais รญngremes, veio alargar o acesso ao uso da bicicleta a novos e mais diversos grupos da populaรงรฃo. Tem, por isso, um enorme potencial em substituir viagens anteriormente feitas em automรณvel.

A MUBi tem vindo a defender a criaรงรฃo de um programa nacional de incentivos ร s deslocaรงรตes casa-trabalho em bicicleta, ร  semelhanรงa dos que existem em vรกrios outros paรญses europeus. Este tipo de programas tem um grande potencial na transferรชncia modal efectiva do automรณvel para a bicicleta nas deslocaรงรตes quotidianas, e comprovadamente resulta num excelente retorno positivo para a sociedade, nomeadamente em termos de saรบde pรบblica.

Estratรฉgia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclรกvel (ENMAC) 2020-2030 foi aprovada hรก quase dois anos, e muitas das suas medidas deveriam estar jรก โ€œno terrenoโ€. Contudo, falta ainda ร  Estratรฉgia ter uma equipa de coordenaรงรฃo dedicada e ser dotada de um orรงamento prรณprio. Tambรฉm as entidades responsรกveis pelas suas medidas precisam de ser capacitadas em recursos humanos e meios tรฉcnicos e financeiros para a sua execuรงรฃo. Com a ENMAC, o Governo estabeleceu a meta de que atรฉ ao final desta dรฉcada a quota modal das viagens em bicicleta em Portugal seja equivalente ร  do resto da Europa. A Assembleia da Repรบblica tem vindo no รบltimo ano, por diversas vezes, a instar o Governo para que priorize e acelere a sua implementaรงรฃo e a execuรงรฃo das suas medidas.

Mas tambรฉm as autarquias precisam de fazer muito mais em desincentivar o uso excessivo do automรณvel, reduzir velocidades motorizadas, distribuir mais equitativamente o espaรงo urbano para uso dos modos mais saudรกveis e ambientalmente sustentรกveis, e criar redes de percursos seguros para quem se desloca a pรฉ e em bicicleta.

Gostaste deste artigo? Foi-te รบtil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.