Ciclovia pop-up vai resolver problema do piso no Campo Grande

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Fotografia cortesia de Manuel Rodrigues Levita/CML

O problema do piso em mau estado da ciclovia do Campo Grande em frente à Faculdade de Ciências vai ser resolvido com a criação de uma ciclovia emergente ao lado. O troço será criado na via lateral do Campo Grande, com a eliminação do estacionamento automóvel.

De acordo com o projecto publicado no site da autarquia, a nova ciclovia emergente irá nascer depois do Museu da Cidade e prolongar-se-á durante alguns metros até encontrar a ciclovia existente de novo mais à frente. As ligações entre a ciclovia emergente e a ciclovia existente serão feitas com obra de fundo, com mexidas nos lancis e a criação de troços alcatroados. Já a ciclovia emergente vai ser marcada com tinta e pilaretes de borracha, conforme habitual.

A ciclovia emergente irá começar a seguir ao atravessamento do estacionamento (imagem via CML)

A intervenção irá obrigar à remoção de cerca de 30 lugares de estacionamento na via lateral do Campo Grande porque esse espaço será preciso para o tráfego automóvel, uma vez que a ciclovia irá ser instalada no lado esquerdo. Em contrapartida, o parque de estacionamento já existente irá ser remarcado para se aumentar a respectiva capacidade.

Estão previstas ligações para a Faculdade de Ciências (imagem via CML)

Algumas passadeiras serão remarcadas e relocalizadas, atravessamentos pedonais existentes, está prevista a pintura das marcações em falta nos dois atravessamentos de ciclovia existentes no local, bem como a criação de três contrafluxos e atravessamentos em direcção à Faculdade de Ciências, que permitirão não só o acesso dos estudantes ao campus mas também a uma estação GIRA existente. “A intervenção visa substituir temporariamente a actual ligação ciclável no interior do jardim que não apresenta condições para a circulação de bicicletas”, descreve a Câmara de Lisboa.

O regresso da ciclovia emergente à ciclovia definitiva (imagem via CML)

Ao que o Lisboa Para Pessoas apurou, a reparação do piso da ciclovia actual iria danificar as raízes das árvores e poderia colocar a sua sobrevivência em perigo. A intervenção que agora irá ser realizada não irá mexer no troço existente, que poderá servir para caminhar. No futuro poderá ser trabalhada uma solução mais definitiva para este local, realizada pelo departamento de espaços verdes da Câmara de Lisboa (esta solução foi desenhada pelo departamento de mobilidade). Terá também sido pensada a possibilidade de fazer a ciclovia emergente à direita da via lateral em vez de no lado esquerdo; nesse caso, a ciclovia seguiria a direito a partir do Museu do Cidade, em vez de aproveitar o troço existente. Contudo, ter-se-á abandonado essa ideia em prol da segurança dos velocípedes.

A obra teve início a 9 de Agosto e, tendo um prazo de execução previsto de 30 dias, deverá estar pronta no início de Setembro. Está ao mesmo tempo a avançar a ligação da ciclovia da Alameda das Linhas de Torres à do Campo Grande, que irá refazer o troço existente debaixo do viaduto da Segunda Circular. Esta ligação foi atrasada para serem feitas algumas mudanças no projecto – em vez de ser feita na estrada, a ciclovia irá passar ao nível do passeio.

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