Na Graça, há uma nova rua pedonal e espaço conquistado ao automóvel

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

A Travessa do Monte, na Graça, passou a ser pedonal. E na Rua Damasceno Monteiro, ali ao lado, nasceu um pequeno largo com vista para a cidade.

Fotografía de Mário Rui André/Lisboa For People

Em 2017, o programa Una plaza en cada barrio melhorou a qualidade do espaço público do Largo da Graça e sua envolvente, alargando a área pedonal e retirando espaço ao automóvel. Já este ano ficou concluída uma outra intervenção, mais pequena, que deu ao bairro um novo largo com a pedonalização de vários metros quadrados que pertenciam ao carro.

A obra foi iniciada no final do ano de 2020 pela Junta de Freguesia de São Vicente, com financiamento da Câmara Municipal de Lisboa, e ficou concluída durante o Verão. Envolveu o troço final da Rua Damasceno Monteiro, que foi redesenhado com a criação de uma praça e de uma zona de coexistência, e a Travessa do Monte, que acabou totalmente pedonalizada.

O novo largo da Damasceno Monteiro

A Rua Damasceno Monteiro é uma longa rua que sobe desde a freguesia de Arroios, passando pelo Mercado do Forno do Tijolo, e que termina na movimentada Rua da Graça. No troço final, já a chegar à Graça, a Rua Damasceno Monteiro encontra-se com a Calçada do Monte e com a Travessa do Monte; foi aqui que nasceu um pequeno largo com árvores, bancos e uma vista linda sobre a cidade. O alcatrão que ali existia foi reduzido ao essencial: o final da rua é estreito, sem estacionamento e de sentido único; existem dois sentidos de trânsito apenas numa parte para permitir o acesso a partir da Rua da Graça ao troço descendente da Calçada do Monte. Já o troço ascendente desta Calçada, de sentido único, encontra-se com a Rua Damasceno Monteiro através de uma pequena zona de coexistência, onde o peão tem prioridade.

É fácil sentirmo-nos seguros a caminhar nesta zona. Os atravessamentos pedonais são estreitos uma vez que a largura das vias foi estreitada na generalidade. As árvores recentemente plantadas ainda terão de crescer para dar sombra mas existe um conjunto de pinheiros que foi mantido e que oferece uma excelente vista sob a cidade.

A pedonal Travessa do Monte

Apesar de a intervenção ter beneficiado a Rua Damasceno Monteiro, a principal beneficiária foi a Travessa do Monte. Esta artéria foi totalmente pedonalizada. Moradores, visitantes e comerciantes podem agora usar todo o espaço público para caminhar ou estar sem se preocuparem com a passagem de veículos.

Ao Público, Afonso Dias, encarregue do pelouro do Ambiente Urbano da Junta de Freguesia de São Vicente, afirmou que os moradores – e em particular os mais idosos – vão poder sentir-se mais seguros na Travessa do Monte porque já podem circular sem correr o risco de ser atropelados. Antes de a travessa ser fechada, explica o responsável, era frequente que carros e tuk-tuks circulassem sem qualquer cuidado. A mesma peça do Público relata que, no entanto, a intervenção realizada na Travessa do Monte aumentou o ruído de noite e baralhou o sistema de cargas e descargas aos comerciantes.

A Graça é um dos principais bairros turísticos de Lisboa mas também um bairro histórico, com uma população envelhecida e que se conhece há muitos anos.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

Para ler também