Terceira edição da Conferência Campus Sustentável vai realizar-se online. Promete ser, uma vez mais, um fórum de discussão e reflexão sobre a sustentabilidade das universidades e politécnicos.

Como criar campus sustentável em universidades e politécnicos do ponto de vista ambiental, social e económico? Que desafios e oportunidades? Estas são as questões sobre as quais a Rede Campus Sustentável Portugal se debruça durante o ano inteiro e que, nos próximos dias 28 e 29 de Outubro, ocuparam a 3ª Conferência Campus Sustentável.
A Rede Campus Sustentável Portugal foi fundada em 2018 e junta pessoas ligadas às instituições de ensino superior nacionais – trata-se de uma rede de cooperação para a implementação de práticas de desenvolvimento sustentável nas universidades e politécnicos de norte a sul do país, nas vertentes ambiental, social e económica. A Rede Campus Sustentável Portugal trata temáticas como a mobilidade, a eficiência energética, a eficiência hídrica, a economia circular, a gestão de resíduos ou o consumo alimentar.
Com actividades ao longo do ano, a Conferência Campus Sustentável é, no entanto, o principal momento de encontro desta Rede. A edição de 2021, que é a terceira, pretende ser uma vez mais um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia.

A terceira Conferência Campus Sustentável (CCS2021) é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal com o Instituto Politécnico de Lisboa; vai ter realizar-se nos dias 28 e 29 de Outubro a partir da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Sob o tema “Campus Sustentável: Desafios e Oportunidades”, este evento pretende também servir de plataforma de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável. Uma inscrição custa 15 euros para estudantes e 20 euros para os restantes participantes, sendo que pode ser realizada através deste formulário.
Podes saber mais sobre a Conferência Campus Sustentável no site oficial e consultar o programa completo de seguida. O programa é constituído por sessões plenárias nos dois dias e por um conjunto de sessões paralelas; no dia 29, uma das séries de sessões paralelas decorrerá em simultâneo com um workshop. Além das iniciativas referidas de seguida, o certame conta com alguns eventos de encontro da Rede Campus Sustentável Portugal.
Programa
28 de Outubro
14h00 – Sessão de Abertura
14h30 – Sessão Plenária: “Porque chegámos atrasados às tarefas do Antropoceno?” – com Viriato Soromenho-Marques, da Universidade de Lisboa
15h15 – Sessões Paralelas 1:
Operações e Iniciativas Inteligentes para um Campus Sustentável
- “A Iniciativa Sustentabilidade Técnico” – por Mário Matos e Miguel Amado
- “Projeto Esepilipor: Educar. Sensibilizar. Envolver. Priorizar” – por Ana França e Luciana Rocha
- “Green Lab Initiative: On The Path Of Sustainable Research” – por Joana Magalhães, Chiara Perrod, Andreia Fernandes, Isabel Amaral, Christiane Salgado, Claudia Monteiro e Bruna Costa
- “Poluição Sonora no Campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa: Avaliação Exploratória para uma Intervenção Participativa” – por Maria João Silva. Alexandra David e Jaime Reis
Promover a Dimensão Social e Cultural da Sustentabilidade no Campus
- “Atitudes dos Jovens face ao Ambiente” – por Carlos Manuel de Sousa Albuquerque e Elsa Loureiro
- “Responsabilidade Social e Implementação da Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior: Revisão de Abordagens Existentes” – por Cláudia Ribeiro, Sandra Caeiro e Susana Leal
- “Empowering Non-academic Staff For Universities’ Sustainability Implementation: Learning Outcomes Of The Eusteps Training Course” – por Paula Bacelar Nicolau, Sandra Caeiro, Sara Moreno Pires, Mahsa Mapar, Mariana Nicolau, Ana Paula Gomes, Helena Nadais, Marta Ferreira Dias, Myriam Lopes e Georgios Malandrakis
- “Bairros Saudáveis e Famílias em Ação (Bs325/2020): Integrar a Sustentabilidade nas Interações com a Comunidade Envolvente” – por Nelson Brito, Irma Brito e Fernando Mendes
Educação para a Sustentabilidade
- “IPS ComVida – Conhecer e Divulgar a Biodiversidade no Instituto Politécnico de Setúbal” – por Helena Simões, Diogo Oliveira José Sousa, Silvia Ferreira e Sónia Santos
- “Educação para a Sustentabilidade com base na Metodologia de Trabalho do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente” – por Catarina Hencleeday e Vitor Manteigas
- “Ec2u: A Educação para a Sustentabilidade como Resposta ao Objetivo 11 de Desenvolvimento Sustentável – Cidades e Comunidades Sustentáveis” – por Ana Rita Amaral, Luisa Dias Pereira, Manuel Gameiro da Silva, Luís Cruz, Jukka Käyhkö e Myriam Lazard
- “Pant@ESELx: Um Projeto de Valorização e Exploração Didática de Recursos Vegetais” – por Nuno Melo, Carlos Telo e Pedro Sarreira
29 de Outubro
9h00 – Sessão Plenária: “Building cultures of collaboration: the role of networks in mainstreaming (E)SD in European higher education institutions” – com Ingrid Mulà, da COPERNICUS Alliance
9h45 – Sessões Paralelas 2:
Operações e Iniciativas Inteligentes para um Campus Sustentável
- “Emissões de CO2eq Associadas às Deslocações Relacionadas com a Atividade Científica: Caso de Estudo da FCUL” – por Lyana Domingos, Carla Silva e João Serra
- “Transporte Coletivo Elétrico na Universidade Estadual de Campinas” – por Guilherme Salustiano
- “Estudo Comparativo entre Sistemas de AVAC para uma Melhor Sustentabilidade do Edifício” – por Gustavo Barreira e Cláudia Casaca
- “O Projeto U-Bike Portugal: A Implementação no Campus Verde, Saudável e Seguro do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave (IPCA) em Barcelos do Projeto Cabi U-Bike de Mobilidade Sustentável” – por José Elias Ramalho And Heitor Junior
Educação para a Sustentabilidade
- “Educação para a Sustentabilidade: Os MOOC Como Estratégia de Capacitação” – por Sandra Miranda, Marina Almeida-Silva, Pedro Sarreira, Cristina Camus, Ana Monteiro, Alexandra David, Vitor Manteigas e Renato Abreu
- “Carelab For People And Planet: Criação de um Espaço de Aprendizagem Transformativa numa Instituição de Ensino Superior Portuguesa” – por Antje Disterheft e Tomas B. Ramos
- “Proposta de Abordagem Estratégica para a Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior” – por Helder Spinola
- “Design Thinking Aplicado ao Problema das Pontas de Cigarro no Campus” – por Aldina Soares, Bruno Ventura, Daniel Pereira e Marisa Romão
Do Pensamento Linear ao Circular
- “Boosting Circularity At School Of Agriculture (ISA) Campus Through Light House Projects” – por Rita Fragoso, Luisa Valério, Cláudia Cordovil e António Brito
- “Concurso de Ideias de Economia Circular ‘From Linear To Circular Ideas’ – Edição 2021, Parte I” – por Murillo Vetroni Barros, Denner Nunes e Constança Riqueiro
- “Sistemas Multitróficos Integrados para Produção Sustentavel” – por Ounisia Santos, Judite Vieira, Fernando Sebastião e Raúl Bernardino
- “Chicken Tractors: Um Elo de Ligação Eficiente e Sustentável em Agricultura de Ciclo Fechado” – por Francisco Azevedo E Silva, Inês Afonso, Afonso Ferreira, Tomás Simões e Florian Ulm
Planeamento, Governança e Comunicação
- “Biodiversidade@Ciencias: Mobilizar a Comunidade de Ciências para a Promoção da Sustentabilidade no Campus” – por Patricia Tiago e Sergio Chozas
- “Indicadores de Desempenho Ambiental em Instituições do Ensino Superior: O Caso de Estudo da Universidade de Aveiro” – por Helena Nadais, João Ribeiro, Nuno Dias, Isabel Nunes, Angela Femandes, Dina Horta, Helena Ribeiro, Claudia Correia, Paula Rocha, Rosa Pinho, Antonio Agostinho, Rúben Pereira, Flora Hentz e Ana Velosa
- “Integração da Sustentabilidade na Estratégia das Instituições de Ensino Superior Público em Portugal” – por Carla Sofia Farinha Marina Duarte. Ana Moreira, Sandra Caeiro, Margarida Santos-Reis, João Simão e Constança Riqueiro
11h00 – Sessões Paralelas 3:
Promover a Dimensão Social e Cultural da Sustentabilidade no Campus
- “FCULresta: Uma Minifloresta Em Ciências” – por António Alexandre, David Avelar, Cristina Catita, Cristina Cruz, Otilia Correia, Pedro Pinho, Rui Rebelo, Tiago Marques, Jorge Maia Alves e Margarida Santos-reis
- “Conhecer para Respeitar: a Biodiversidade Nos Espaços Verdes” – por António Bajanca, Ana Paula Oliveira, Ana Paramés, Ana Cruzvarandas e Carlos Saramago
- “Alimentação Mais Saudável e Sustentável no Campus do ISEL” – por Ana P. Gomes, Ana R. Marçalo, André Lima, Ana M. Barreiros e Hugo F. Silva
- “O Projecto Pensar Verde IST: Uma Ponte Entre Campus e Sociedade para a Valorização Ambiental e Social” – por Silvia Di Salvatore, Vânia Proença, Gonçalo Marques, Ana Galvão, Cristina Matos Silva e Inês Ribeiro
Educação para a Sustentabilidade
- “O Perfil da Comunidade Envolvida no Programa Eco-escolas: O Caso do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa” – por Teresa Ferreira, Sandra Gancho Custódio, Fernando Seabra, Maria Julieta Azevedo e Ana Dias
- “Práticas Sustentáveis no Contexto dos Campi IPT: Uma Revisão Sistemática” – por Ana Nata, Manuel Barros, Natércia Santos e Marta Dionisio
- “Estratégia Lixo Zero Como Experiência de Ensino” – por Emilia Wanda Rutkowski, Regina Clélia da Costa Mesquita Micaroni e Gislaine Aparecida Moreira
Do Pensamento Linear ao Circular
- “Academia, Cidades e Comunidades: As Novas Fronteiras da Sustentabilidade” – por Manuel Barros. Natércia Santos e Ana Nata
- “Ruas Completas Como Integração Social” – por Thalita Dalbelo e Adriana Dieguez
- “Pegada Ecológica do ISEC Lisboa” – por Ana Paula Oliveira, Jorge Costa, Valdemar Rodrigues e Luis Moreira
- “A Pegada de Carbono das Instituições de Ensino Superior: O Caso da FEUP” – por Ana Madeira, Ruben Femandes, António Marques, Carlos Costa, Joana Dias, Manuel Pereira, Maria Lopes, Paula Rego, Mariana Bastos, Susana Ribeiro e João Falcão e Cunha
Planeamento, Governança e Comunicação
- “O Projecto ‘Técnico Sustentável – Ambiente Sociedade Economia’, Balanço De Um Ano De Atividades Para a Sustentabilidade Do Ist” – por Silvia Di Salvatore, inês Ribeiro, Tiago Domingos, Beatriz Silva, Marta Almeida e Marta Pile
- “Promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável No Laboratório Vivo para a Sustentabilidade @ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa” – por Pedro Pinho, Carla Silva, Catarina Barros, David Avelar, Jorge Maia-Alves, Filipa Pegarinhos, Hugo Jesus, Júlia Alves, Margarida Santos-Reis, Miguel Brito, Miguel Costa e Pedro Almeida
- “Fechar o Círculo: O Plano de Ação para a Prosperidade No ISCTE” – por Ana Simaens, Catarina Roseta-Palma e Carla Farelo
- “Da Estratégia à Prática no ISEP: Desafios para um Campus Mais Sustentável” – por Marina Duarte e Roque Brandão
14h30 – Sessão Plenária: “FEE EcoCampus: Empowering students to be leaders for sustainability” – com Daniel Schaffer, da Foundation for Environmental Education
15h15 – Sessões Paralelas 4:
Operações e Iniciativas Inteligentes para um Campus Sustentável
- “Aplicações de Fachadas Duplas Ventiladas em Edifícios Universitários para Aproveitamento de Energias Renováveis” – por Eusébio E. Conceição, João M. Gomes e Maria Manuela Lúcio
- “Eficiência Hídrica: Caso de Estudo da Futura Residência Para Estudantes do Politécnico de Leiria” – por Tânia Castro, Ricardo Gomes e Vânia Ribeiro
- “IPVC Smart & Sustainable Campus (IPVC-S2S): O Campus Como Ecossistema de Inovação” – por António Curado e Sérgio L. Lopes
- “Hybrid Solar, Wind, Biomass and Geothermal System Study at ISEL” – por Gustavo Ferreira, Nuno Domingues e Carlos Loureiro
Educação para a Sustentabilidade
- “Perceções dos Jovens sobre a Sustentabilidade Local: Um Caso de Estudo nas Escolas da Beira Baixa” – por Sandra Manso, Sandra Caeiro e Carlos Pardo
- “Desafios da AEFCL perante a Sustentabilidade” – por Catarina Barros, Hugo Jesus e Miguel Costa
- “De Eco-escola a Ecocampus” – por Margarida Gomes e Giovanni Giorgetti
- “Promoção da Sustentabilidade Ambiental em Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso da ESTeSL” – por Ana Monteiro, Marina Almeida-Silva e Vitor Manteigas
15h15 – Workshop “The Climate Fresk”: O Climate Fresk é uma organização francesa sem fins lucrativos, com a missão de sensibilizar para as alterações climáticas e formar um milhão de pessoas sobre os fundamentos da ciência climática através de um workshop que se pretende seja divertido e colaborativo. Dinamizado por Martim Grange, este será um workshop científico, baseado em 42 cartas que resultaram do trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC), que permite aumentar a consciência da desregulação climática de uma forma lúdica e colaborativa.