A construção da Linha Circular implica condicionamentos na ciclovia da Alameda das Linhas de Torres e na circulação pedonal no Campo Grande.

As obras de construção dos novos viadutos e de expansão da estação de Metro do Campo Grande vão obrigar ao encerramento da ciclovia que serve a Alameda das Linhas de Torres e o coração do Lumiar num troço na Rua Cipriano Dourado a partir de 3 de Março.
Em comunicado, a empresa informa que “irá ser montado um estaleiro da obra nos passeios da zona de alargamento do cais nascente da estação Campo Grande, junto à Rua Cipriano Dourado, o qual irá condicionar a circulação pedonal e parte da ciclovia existente nessa zona”. Os condicionamentos irão durar “até ao final da empreitada”.

Como alternativa, o Metro de Lisboa “sugere a utilização das passagens de peões que se encontram na zona envolvente ao estaleiro da obra do Metro e do passeio existente, no lado oposto à obra, na Rua Cipriano Dourado”, e que os ciclistas efectuem esse mesmo percurso com os “veículos levados à mão”. “Ocorrendo estas intervenções numa zona central de Lisboa”, a empresa “lamenta, desde já, os transtornos que estes condicionamentos possam vir a causar e informa que os mesmos estarão devidamente sinalizados para segurança dos transeuntes”.
A ciclovia que serve a Alameda das Linhas de Torres e que foi concluída no Verão de 2021 ficará condicionada em praticamente toda a Rua Cipriano Dourado, ou seja, a chegar ao cruzamento do Campo Grande com um pequeno troço inteiramente interdito. De acordo com dados públicos dos contadores da EMEL, a ciclovia da Alameda das Linhas de Torres conta com cerca de 600-650 utilizadores diários.
A construção da nova Linha Circular irá implicar a construção no Campo Grande de dois novos viadutos. Um viaduto de cerca de 158 metros que permitirá “fechar” o anel no Campo Grande e outro novo viaduto de cerca de 428 metros implantado a norte dos viadutos já existentes que fará a ligação do troço Odivelas/Campo Grande da actual Linha Amarela à estação de Telheiras (actual Linha Verde).
As obras da Linha Circular na zona do Campo Grande já tinham criado condicionamentos à mobilidade pedonal e ciclável no início de Janeiro, mas nesse caso foi criada uma ciclovia alternativa para não ser bloqueada a circulação.