Segregadores repostos na ciclovia da Avenida de Berna

Paragens abusivas em cima da ciclovia tinham vindo a destruir os segregadores físicos da mesma. Foram repostos recentemente mas, se esse comportamento (que se tornou habitual) continuar, não deverão durar muito tempo.

Os segregadores da ciclovia emergente na Avenida de Berna, que tinham sido destruídos por paragens indevidas de veículos em cima da pista ciclável, foram recentemente repostos na totalidade. A intervenção decorreu, apesar de a ciclovia estar a ser reavaliada.

Concluída no Verão passado, a ciclovia na Avenida de Berna implicou a remoção de todo o estacionamento à superfície (101 lugares) daquela avenida, a criação de espaços para cargas e descarga nas ruas perpendiculares, e a introdução de corredores BUS. A obra foi polémica, uma vez que mexeu com o estacionamento, e, na sequência de uma petição discutida na Assembleia Municipal em Dezembro, está a ser reavaliada pelos serviços da Câmara, nomeadamente pela Direcção Municipal de Mobilidade.

Na recente reunião pública descentralizada, que decorreu no início de Abril e que foi dedicada às freguesias das Avenidas Novas e Campolide, a Directora Municipal de Mobilidade, Francisca Ramalhosa, explicava que está a ser feita “uma monitorização da ciclovia e de identificação de possíveis pontos de melhoria”. A responsável dizia que, “mais ou menos daqui a um mês, sairá um relatório para o executivo” avaliar as sugestões de melhoria, de forma a “intervencionarmos em alguns pontos” de ciclovia e da Avenida de Berna. A elaboração deste relatório surge mencionada também na Informação Escrita do Presidente que Carlos Moedas levou à AML no dia 12 de Abril, para que este órgão possa escrutinar o trabalho da Câmara Municipal. O relatório deverá estar pronto em meados deste mês de Maio.

Ao longo do tempo, os segregadores da Avenida de Berna foram sendo destruídos pelos automóveis que transpunham a ciclovia para paragens rápidas ou mesmo estacionamento. Esse comportamento habitual levou a que, nas últimas semanas, já restassem poucos ou nenhuns segregadores na ciclovia. Recentemente, tinham sido removidos os parafusos que seguravam esses limitadores e que, ao descoberto, podiam colocar em risco ciclistas, peões e também os veículos que circulam na avenida. A reposição dos segregadores vem, agora, trazer mais segurança para os utilizadores daquela pista ciclável – segundo os contadores da EMEL, passam por ali cerca de 250 pessoas por dia, no total dos dois sentidos.

Foram colocados os mesmos segregadores que estavam originalmente na ciclovia – o modelo Pitón da fabricante espanhola ADO. Não sabemos se foi reforçado o seu aparafusamento ao piso. De qualquer das formas, com a continuação das paragens e do estacionamento abusivo na ciclovia, é expectável que os novos limitadores – destinados a separar o canal ciclável de forma a torná-lo mais seguro – não durem muito tempo.

O Lisboa Para Pessoas contactou a Câmara de Lisboa para mais detalhes.

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