OE 2022. Quatro partidos querem baixar o IVA nas bicicletas para 6%

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Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PAN e Livre apresentaram propostas para reduzir o IVA sobre velocรญpedes de 23% para 6%.

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O Orรงamento do Estado para 2022 (OE 2022) encontra-se presentemente na fase de discussรฃo na especialidade. Depois de o Governo ter apresentado a proposta de OE 2022 e de esta ter sido aprovada na generalidade, os partidos na Assembleia da Repรบblica apresentaram mais de 1400 propostas de alteraรงรฃo. Entre estas, hรก pelo menos 11 propostas directamente relacionadas com a promoรงรฃo do uso da bicicleta, e incluem algumas das propostas para o OE 2022 que a MUBi โ€“ Associaรงรฃo Pela Mobilidade Urbana Em Bicicleta apresentou, no inรญcio de Abril, ao Governo e partidos na Assembleia da Repรบblica.

Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PAN e Livre apresentaram propostas para reduzir o IVA sobre velocรญpedes de 23% para 6%. Outras propostas para o OE 2022 incluem apoios para implementaรงรฃo e expansรฃo de sistemas de bicicletas partilhadas, a criaรงรฃo e melhoria de parqueamentos para bicicletas, o aumento da verba para a Estratรฉgia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclรกvel e o reforรงo e alargamento dos apoios do Fundo Ambiental para a compra de bicicletas.

A Iniciativa Liberal, o Bloco de Esquerda, o PAN e o Livre submeteram propostas de alteraรงรฃo (propostas 798C525C672C e 872C, respectivamente) para reduzir o IVA sobre velocรญpedes, incluindo com assistรชncia elรฉctrica, da actual taxa mรกxima de 23% para a taxa reduzida de 6%, conforme a nova directiva europeia sobre o IVA passou a permitir aos Estados-Membros. Esta รฉ uma das vรกrias medidas de incentivo ร s deslocaรงรตes a pรฉ e em bicicleta que a Comissรฃo Europeia, com o objectivo de economia de energia, propรตe no plano REPowerEU para reduzir a dependรชncia dos combustรญveis fรณsseis e acelerar a transiรงรฃo ecolรณgica, face ร  crise energรฉtica causada pela invasรฃo da Ucrรขnia pela Rรบssia. Como recentemente a MUBi indicou, baixar o IVA sobre as bicicletas para 6% custaria por ano menos do que a descida do ISP custa por semana aos cofres do Estado portuguรชs.

O Livre (proposta 975C) propรตe tambรฉm a criaรงรฃo de um programa de incentivo ร  instalaรงรฃo e expansรฃo de sistemas municipais e intermunicipais de bicicletas partilhadas, com a dotaรงรฃo orรงamental de 5 milhรตes de euros em 2022. Por sua vez, o PAN (proposta 414C) pretende que seja criado um programa, financiado atravรฉs do Fundo Ambiental, para apoio ร  criaรงรฃo ou melhoria de 500 parqueamentos para bicicletas junto a edifรญcios e serviรงos pรบblicos.

A proposta de OE 2022 que o Governo apresentou prevรช apenas duas rubricas no รขmbito da mobilidade em bicicleta. Sรฃo elas, 400 mil euros para a execuรงรฃo das 51 medidas da Estratรฉgia Nacional para a Mobilidade Ciclรกvel (ENMAC) 2020-2030 y programa do Fundo Ambiental de apoio ร  aquisiรงรฃo de veรญculos de baixas emissรตes, jรก em execuรงรฃo e com quase duas mil candidaturas recebidas de bicicletas elรฉctricas.

Relativamente ร  implementaรงรฃo daย ENMAC 2020-2030, o PAN e o Livre (propostasย 38Cย eย 968C-1ย e 968C-2) propรตem oย reforรงo da verba para um milhรฃo de euros. Ambos os partidos querem tambรฉm a criaรงรฃo de umaย equipa dedicada para a gestรฃo e organizaรงรฃo desta Estratรฉgia, com o PAN a propor a contrataรงรฃo de 10 pessoas. O Livre propรตe ainda que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que coordena a Estratรฉgia, desenvolva um programa de formaรงรฃo e capacitaรงรฃo de tรฉcnicos de autarquias e organismos do Estado na รกrea da mobilidade activa.

No que respeita aos apoios do Fundo Ambiental, tanto o Livre como o PAN (propostas 29C-1 e 29C-2 e 816C) querem que o nรบmero de bicicletas convencionais abrangidas passe de 1500 para 5000, com o Livre a sugerir que o apoio suba de 20% para 50% e de um mรกximo de 100 euros para 200 euros nesta categoria. O Livre considera ainda que o programa deverรก ser alargado a bicicletas adaptadas para pessoas com necessidades especiais e kits de conversรฃo para bicicletas elรฉctricas.

O PSD e o PCP nรฃo apresentaram qualquer proposta no รขmbito da mobilidade activa, e o PS nรฃo avanรงou com novas medidas alรฉm das que jรก estรฃo no OE 2022.

O nรบmero de propostas favorรกveis ร  mobilidade em bicicleta รฉ superior ao que se verificava ainda hรก poucos anos โ€“ na discussรฃo do OE 2018 foram apresentadas apenas duas, salienta a MUBi. “A generalidade dos partidos ainda nรฃo parece ciente da necessidade de alteraรงรฃo radical de paradigma da mobilidade, para enfrentarmos a crise energรฉtica e Portugal cumprir as metas europeias relativamente ร s emissรตes de Gases de Efeito de Estufa, nesta e para as prรณximas dรฉcadas”, refere a associaรงรฃo em comunicado.

As votaรงรตes na especialidade das propostas para o OE 2022 decorrem entre 23 e 26 de Maio, e a votaรงรฃo final global do Orรงamento do Estado terรก lugar na manhรฃ do dia 27. As propostas para reduzir o IVA que incide sobre velocรญpedes sรฃo votadas na quarta-feira, dia 25, e as restantes propostas aqui apresentadas votadas um dia antes, na terรงa-feira.

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