Com mais um ano lectivo quase a chegar ao fim, Lisboa já tem Comboios de Bicicletas em 15 escolas da cidade. Os pais e mães interessados ainda podem inscrever as suas crianças, sendo este programa gratuito.

Apesar do arranque tardio neste ano lectivo, por questões burocráticas, o programa municipal de Trenes de bicicletas – promovido pela Câmara de Lisboa com o apoio operacional da cooperativa Bicicultura - já envolve 15 escolas da cidade de Lisboa. Nos últimos meses, foram lançados seis novos Comboios e as inscrições estão sempre abertas.
Já existem comboios nas seguintes escolas:
- Escola Básica do Parque das Nações (CB1)
- Colégio Pedro Arrupe (CB2)
- Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre (CB3)
- Escola Básica Bairro do Restelo (CB4)
- EB2,3 Telheiras (CB5)
- Escola Alemã de Lisboa (CB6)
- Escola Básica Sarah Afonso (CB7)
- Escola Básica Paulino Montez (CB8)
- Jardim-Escola João de Deus (CB9)
- EB2,3 de Paula Vicente (CB10)
- Colégio do Sagrado Coração de Maria (CB11)
- EB do Bairro de São Miguel (CB12)
- EB1 Telheiras (CB13)
- EB São Vicente Telheiras (CB14)
- EB Eugénio dos Santos (CB15)
Apesar de o ano lectivo estar quase no fim, os pais e mães interessados ainda podem inscrever as suas crianças, sendo este programa gratuito.
Geralmente, cada Comboio circula pelo menos uma vez por semana, mas há escolas onde existe mais que uma linha, isto é, percursos a começar em zonas diferentes da cidade. É, por exemplo, o caso da Escola Alemã, em Telheiras, que tem Comboio às quartas, quintas e sextas-feiras a partir de pontos distintos de modo a servir mais crianças. Também no bairro de Telheiras existem linhas que já servem diferentes escolas.
Conforme te contámos nesta reportagem, os Comboios e respectivas linhas são ajustadas à procura e às inscrições que vão sendo recebidas, pelo que podem ser alterados a meio para incluir uma nova criança. Os percursos e horários são comunicados aos pais e mães quando inscrevem os seus filhos/as. Após a inscrição, os encarregados de educação são contactados telefonicamente no sentido de integrar a nova criança no Comboio.

Cada Comboio terá no mínimo um maquinista (monitor adulto) por cada quatro passageiros (crianças). Os maquinistas podem ser membros do programa, pais ou outros voluntários que aderem como maquinistas (com formação para o efeito) ou ainda membros das entidades locais parceiras. Cada Comboio tem um grupo de WhatsApp, onde se partilha com os encarregados de educação informações práticas e a localização do comboio, em tempo real. É feito para cada participante um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil.
Existem algumas regras simples que os passageiros (as crianças) têm de seguir, como condição para integrarem os Comboios de Bicicleta:
- Ir em fila indiana com os colegas, sem fazer ultrapassagens;
- Prestar atenção ao que dizem os/as maquinistas, fazer o que eles indicarem e não ultrapassar o/a maquinista da frente;
- Ter muita atenção aos cruzamentos. Abrandar e prestar mais atenção à estrada quando se aproxima de um cruzamento.
É ainda importante que as bicicletas das crianças estejam em boas condições de funcionamento, isto é, com os travões a funcionar bem, os pneus cheios e o selim a uma altura adequada (com os os pés a chegar ao chão, mas sem as pernas ficarem dobradas). As duas últimas condições ajudam a que o passageiro não tenha que fazer um esforço excessivo e, eventualmente, fique desanimado para ocasiões futuras.