Opiniรณn.
Na Semana Europeia da Mobilidade, a Cรขmara de Lisboa encerrou uma artรฉria tรฃo insignificante da cidade que os resultados estiveram ร vista: fraca adesรฃo. Moedas podia ter usado o pretexto desta Semana Europeia para testar um encerramento temporรกrio da Avenida da Liberdade.

Durante todos os domingos deste Verรฃo, entre Junho e Agosto, a Cรขmara do Porto encerrou ao trรขnsito quarto quarteirรตes da Avenida Rodrigues de Freitas, no Bonfim. Devolveu-se a rua ร s pessoas, que, em pleno asfalto, puderam nela encontrar actividades lรบdicas para preencherem os dias quentes. A iniciativa, intitulada โA Rua รฉ Nossaโ, tinha sido lanรงada pela autarquia portuense durante o Verรฃo de 2020, em plena pandemia, na altura, abrangendo vรกrias ruas da cidade. Neste domingo de Semana Europeia da Mobilidade, o Porto voltou a fechar a Avenida Rodrigues de Freitas aos carros.
Um pouco mais abaixo, em Coimbra, a principal rua de comรฉrcio da cidade, a Rua de Sofia, em plena Baixa, ficou sem carros durante este sรกbado a celebraรงรฃo da Semana Europeia da Mobilidade. Diversas actividades ocuparam os asfalto entre as 9 e as 18 horas; as pessoas aderiram e o comรฉrcio tambรฉm. Note-se que a Rua de Sofia jรก tinha ficado sem carros durante um dia em Junho, numa iniciativa pedida por uma associaรงรฃo de comerciantes local. Tambรฉm neste sรกbado a Ponte de Santa Clara, uma das principais travessias do Mondego, ficou sem carros; e neste domingo foi a central Avenida Joรฃo das Regras a ficar despedida de veรญculos e tomada por pessoas.

Noutros tempos, em 2019, a Cรขmara de Lisboa mostrava ambiรงรฃo e, numa iniciativa inรฉdita a nรญvel nacional, promovia o encerramento ao trรกfego automรณvel de uma das principais avenidas da cidade no รบltimo domingo de cada mรชs. A Avenida da Liberdade ficava sem carros no eixo central entre a Rua Alexandre Herculano e os Restauradores, sendo permitida a circulaรงรฃo apenas nas laterais. O sucesso da iniciativa foi qual que, sempre que a Avenida ficava sem carros, centenas de pessoas enchiam-na, participando nas diversas actividades recreativas oferecidas. Havia mercados biolรณgicos, feiras de artesanato, insuflรกveis e outras actividades a pensar nas crianรงas, desporto, mรบsica, bancas de comida… e outras atracรงรตes.
O “A Rua ร Sua” foi promovido na Avenida da Liberdade entre Maio e Dezembro, sempre no รบltimo domingo do mรชs. O evento era comunicado nos canais da autarquia e tambรฉm na comunicaรงรฃo social, mas o facto de ter uma regularidade terรก sido tambรฉm uma das chaves do sucesso โ as pessoas sabiam que era no รบltimo domingo do mรชs que a Avenida era delas. Outro factor de sucesso foi a iniciativa acontecer numa artรฉria central, por onde as pessoas passam e que as pessoas sabem onde fica.
Se perguntar ao leitor se sabe onde รฉ a Alameda Edgar Cardoso, provavelmente o leitor nรฃo saberรก responder. Terei de dar referรชncias como ser ao lado do Parque Eduardo VII e da Estufa Fria, ou ser a alameda que serve o terminal rodoviรกrio do Marquรชs de Pombal. E, mesmo assim, para o leitor poderรก nรฃo ser imediato. ร uma alameda que passa despercebida e por onde as pessoas geralmente nรฃo passam de forma consciente. Mas foi essa alameda insignificante que a Cรขmara de Lisboa decidiu encerrar neste domingo, a propรณsito da Semana Europeia da Mobilidade. Os autocarros suburbanos foram desviados e a rua foi ocupada por uma “feira de mobilidade”, com bancas de artesanato, alguma venda de comida de rua e stands da autarquia, das empresas de mobilidade da cidade, como o Metro de Lisboa, a EMEL e a Carris, e de operadores privados de mobilidade suave partilhada, como a Lime e e a Bolt. Em montagens e desmontagens, a realizaรงรฃo desta feira custou pelo menos 8,3 mil euros ร autarquia โ as montagens e desmontagens do “A Rua ร Sua” na Avenida da Liberdade custaram entre 9,2 mil euros e 18,2 mil euros por ediรงรฃo.

Mas faltaram as pessoas. Fotografias partilhadas nas redes sociais e testemunhos de alguns participantes comprovam uma fraca adesรฃo, em comparaรงรฃo com os encerramentos jรก promovidos da Avenida da Liberdade. Numa Semana Europeia em que se procura sensibilizar a populaรงรฃo para a “necessidade da mudanรงa de comportamentos relativamente ร mobilidade, em particular no que toca ร utilizaรงรฃo do automรณvel particular”, a autarquia de Carlos Moedas tinha aqui uma oportunidade para mostrar que a polรฉmica da Avenida da Liberdade nรฃo รฉ uma questรฃo ideolรณgica e sinalizar um compromisso com as metas modais e climรกticas com as quais Lisboa se comprometeu โ ser neutra em carbono e reduzir a quota do automรณvel em 28% atรฉ 2030.
Moedas podia, sob pretexto de uma Semana Europeia de Mobilidade, ter testado o encerramento da Avenida da Liberdade aos domingos antes da aplicaรงรฃo da proposta aprovada no inรญcio deste ano pela maioria do executivo camarรกrio; Moedas podia ter mostrado que nรฃo รฉ contra o fecho e que tem apenas uma forma diferente de fazer as coisas. Pegando no repto lanรงado pelo Vereador Miguel Gaspar (PS), o actual Presidente da Cรขmara poderia activar todos os sensores ao dispor do municรญpio, como sensores ambientais, dados de transaรงรตes Multibanco nas imediaรงรตes e localizaรงรฃo de telemรณveis, para fundamentar, com dados concretos, uma eventual abertura da Avenida da Liberdade ร s pessoas aos domingos (ou, pelo menos, no รบltimo domingo de cada mรชs como se fez em 2019).

E nรฃo, ninguรฉm quer ir a uma feira de mobilidade numa alameda que nรฃo sabe onde fica, sem saber o que lรก encontrar. A divulgaรงรฃo desta feira por parte da autarquia foi fraca, o que tambรฉm terรก contribuรญdo para o seu insucesso; mas hรก um detalhe importante que vale a menรงรฃo: o “A Rua ร Sua” na Avenida da Liberdade resultava porque as pessoas queriam usufruir da Avenida sem carros, porque tinham vรกrias actividades lรบdicas lรก e nรฃo por causa de bancas de empresas de mobilidade (eram um add-on).
O encerramento temporรกrio de avenidas aos domingos nรฃo รฉ incomum noutras cidades europeias, onde se procura promover uma diminuiรงรฃo dos รญndices de poluiรงรฃo atmosfรฉrica (hรก mais de 5000 mortes por ano em Portugal relacionadas com a poluiรงรฃo atmosfรฉrica) e uma transiรงรฃo energรฉtica e sobretudo modal. Em Lisboa, o regresso da iniciativa “A Rua ร Sua” foi aprovada em reuniรฃo de Cรขmara no passado mรชs de Junho, na sequรชncia de uma proposta โ mal amanhada, hรก que admiti-lo โ do Livre, mas que tinha um propรณsito que nรฃo seria bom de descurar. Ainda nรฃo sabemos se, como e quando serรก posta em prรกtica.
Lisboa, que noutros tempos mostrava ambiรงรฃo, fica agora atrรกs de tudo e de todos. Atrรกs do Porto, que continuou o seu programa “A Rua ร Nossa” com o encerramento de uma avenida durante todo o Verรฃo e tambรฉm na Semana Europeia da Mobilidade. Atrรกs de Coimbra, que fechou trรชs artรฉrias centrais e importantes da cidade neste fim-de-semana. Atrรกs tambรฉm de Oeiras, que fechou toda a Avenida Marginal neste domingo de manhรฃ aos carros para uma corrida familiar.
P.S. โ a Cรขmara de Lisboa tem um inquรฉrito onde podemos dar a nossa opiniรฃo sobre as actividades promovidas pela prรณpria nesta Semana Europeia de Mobilidade.