CML e Carris lançam Amarelo, o novo projecto-piloto de transporte escolar

Piloto resulta de propostas do PCP e do Livre, aprovadas em reunião de Câmara, e assenta na oferta já existente de Carreiras de Bairro da Carris. Trata-se, acima de tudo, de um projecto de promoção dos transportes públicos.

Amarelo (via CML/Carris)

É lançado nesta segunda-feira, 31 de Outubro, o projecto-piloto de transporte escolar que a Câmara de Lisboa e a Carris andaram a preparar nos últimos meses. Intitulado Amarillo, consiste numa iniciativa de promoção do transporte público nas deslocações para a escola, “de modo a criar hábitos mais sustentáveis nas novas gerações e inverter a tendência de utilização do transporte individual”, refere a autarquia em comunicado.

O Amarelo não consiste num novo serviço de transporte; em vez disso, assenta na oferta já existente da Carris, nomeadamente nas suas Carreiras de Bairro. A ideia é dar a conhecer as linhas de autocarro que servem as escolas nos horários de entrada dos alunos e garantir um serviço de monitores a bordo, em algumas dessas carreiras.

O projecto-piloto arranca primeiro na EB 1 Paulino Montez, na freguesia dos Olivais, e vai estender-se, como previsto, a mais uma escola no Lumiar, a EB 2,3 de Telheiras, e a outra no Beato, a EB 2,3 Luís António Verney. No entanto, neste piloto estão já confirmadas duas mãos quase cheias de escolas na freguesia de Benfica – a saber: as escolas Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, Jorge Barradas, José Gomes Ferreira, Parque Silva Porto, Professor José Salvado Sampaio e Pedro de Santarém; e os jardins de infância nº 1 e nº 2 de Benfica.

Em cada um destes estabelecimento de ensino, serão identificadas as linhas e horários dos autocarros da rede da Carris que servem essas escolas ou jardins de infância, e vão ser escolhidos algumas carreiras, onde as crianças poderão viajar acompanhadas por monitores da Junta de Freguesia no percurso até à escola. No caso da EB 1 Paulino Montez, já foi seleccionada a Carreira de Bairro 29B da Carris, mas a autarquia e a empresa municipal de transporte recomendam outras alternativas para a escola: as linhas 722, 759 e 783.

Horários da linha 29B que servem a escola (via CML/Carris)

Os encarregados de educação que queiram que as suas crianças sejam acompanhadas para a escola deverão inscrevê-las no Amarelo através deste formulário, onde deverão indicar a paragem onde o aluno/a irá apanhar o autocarro e horário de preferência. Depois, o educando só terá de estar na paragem à hora da passagem do autocarro. A partir desse momento será entregue ao monitor responsável que o irá levar à escola no Amarelo.

Há um requisito importante: a criança terá de ter um cartão Navegante com passe válido, que deverá passar à entrada do autocarro sempre que utiliza o serviço. A Câmara de Lisboa disponibiliza cartões Navegante gratuitos a todos alunos que frequentem o 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico numa escola da cidade, pública ou particular; até o aluno perfazer 13 anos, tem acesso ilimitado a todos os transportes públicos de toda a Área Metropolitana de Lisboa com o passe Navegante 12; a partir dessa idade, pode usufruir do desconto de 25% num passe Navegante, no caso dos estudantes não residentes em Lisboa, ou aderir à gratuitidade nos transportes públicos dentro de Lisboa, caso tenham domicílio fiscal no concelho.

O projecto-piloto Amarelo “visa melhorar a mobilidade da cidade, dar mais autonomia aos alunos, mais tempo para os pais e mais caminhos seguros para a escola”, diz a Câmara de Lisboa. Este projecto resulta de uma proposta apresentada pelos Vereadores do PCP ao executivo camarário em Fevereiro, e que foi acolhida por unanimidade. Em Abril, também o Livre levou a reunião de Câmara uma proposta de transporte escolar, semelhante à dos comunistas, e que propunha a a criação de um serviço intitulado Os Amarelinhos.

Podem ser encontrados mais detalhes sobre o novo serviço aqui.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.