Resultados do primeiro ano do programa municipal de Comboios de Bicicleta foram apresentados na TRA Conference, uma conferรชncia europeia sobre mobilidade e transportes que decorreu em Lisboa. Autores do trabalho acreditam que “fortalecer a cultura da bicicleta entre crianรงas e pais aumentarรก a probabilidade de que escolham a bicicleta para as suas viagens no futuro”.

63% dos pais que participaram no programa municipal Comboios de Bicicleta no ano lectivo 2020/21 reportaram que, pelo menos uma vez por semana, deixaram o carro em casa e os seus filhos foram para a escola de bicicleta em grupo com outras crianรงas, num destes Comboios. Outros pais (26%) disseram que, mesmo vivendo tรฃo perto da escola que ir a pรฉ รฉ a opรงรฃo habitual no dia-a-dia, os seus educandos nรฃo deixaram de ir nos Comboios de Bicicleta uma vez por semana, mesmo que isso significasse acordar mais cedo ou fazer um caminho mais longo para as aulas.
Estas foram apenas algumas das conclusรตes de um pequeno estudo realizado entre a cooperativa Bicicultura, a Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade da Cรขmara de Lisboa e o Instituto Superior Tรฉcnico, e que foi apresentado na TRA Conference, uma conferรชncia europeia sobre mobilidade e transportes que decorreu em Lisboa de 14 a 17 de Novembro. O estudo teve por base um inquรฉrito realizado junto dos pais cujos filhos participaram nos Comboios de Bicicleta no ano lectivo 2020/21.

Para Ricardo Sobral, investigador no Centro de Investigaรงรฃo e Inovaรงรฃo Em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS) do Instituto Superior Tรฉcnico e membro da Bicicultura, as conclusรตes mencionadas mostram que os Comboios “servem tanto como um serviรงo de mobilidade mas tambรฉm como uma actividade que pais e filhos estรฃo dispostos a fazer, tal como aulas de mรบsica ou actividades desportivas depois da escola”, disse durante a apresentaรงรฃo dos dados na TRA Conference.
Os Comboios de Bicicletas surgiram em Lisboa em 2015 quando um pai comeรงou, de forma voluntรกria, a levar o seu filho de cinco anos e outras crianรงas de bicicleta para a escola, no Parque das Naรงรตes. Esse comboio ganhou depois regularidade ร s sextas-feiras com o apoio da Junta de Freguesia e de outros voluntรกrios. Em 2019, a Cรขmara de Lisboa decidiu “formalizar” a iniciativa e lanรงรก-la como um programa municipal, alargando-a a mais estabelecimentos de ensino da cidade. Depois de um primeiro piloto no ano lectivo 2019/20, os Comboios de Bicicleta foram lanรงados oficialmente no ano lectivo seguinte (2020/21).
Geralmente, em cada escola hรก um Comboio por semana, mas hรก escolas em que hรก comboios com maior frequรชncia ou com percursos a passar por diferentes pontos de partida. A gestรฃo do programa de Comboios de Bicicletas cabe ร Cรขmara de Lisboa; e a sua operaรงรฃo ร cooperativa Bicicultura, que, alรฉm de desenhar os percursos, forma e disponibiliza monitores adultos para acompanharem os grupos de crianรงas de bicicleta atรฉ ร escola. Contudo, continuam a existir Comboios de Bicicleta na cidade geridos por pais, professores e outros voluntรกrios, com acompanhamento ou nรฃo da Bicicultura.
No seu trabalho, Ricardo Sobral e os colegas procuraram perceber se uma iniciativa de Comboios de Bicicleta teria adesรฃo por parte de crianรงas e dos seus encarregados de educaรงรฃo no contexto de uma cidade como Lisboa, com baixo uso da bicicleta, infraestrutura limitada e รกreas inclinadasy tambiรฉn se seria capaz de promover uma mudanรงa de comportamento, ao aumentar a utilizaรงรฃo da bicicleta por parte da populaรงรฃo-alvo. Para tal, utilizaram dados dos formulรกrios de inscriรงรฃo, dos registos das viagens dos Comboios de Bicicleta, dos questionรกrios enviados aos pais apรณs a realizaรงรฃo do programa e do feedback dos monitores que acompanharam os grupos de crianรงas.

No ano lectivo analisado (2020/21), existiram 16 linhas de comboios em 12 escolas da cidade de Lisboa, tendo participado 183 crianรงas das 211 inscritas aquando do lanรงamento do programa. No total, foram realizadas 298 circulaรงรตes dos Comboios, com uma tendรชncia mensal crescente ao longo do ano lectivo, com excepรงรฃo do perรญodo entre Fevereiro e Marรงo de 2021 em que as escolas estiveram fechadas na sequรชncia da pandemia de Covid-19. O aumento do nรบmero de circulaรงรตes ao longo do ano lectivo acompanhou o aumento do nรบmero de escolas e linhas. Ricardo verificou tambรฉm que 66% dos participantes eram regulares, isto รฉ, integraram os Comboios pelo menos cinco vezes โ um total de 120 crianรงas. Em mรฉdia, cada Comboio levou seis crianรงas, com uma escola a ter uma mรฉdia de quase 18 crianรงas por Comboio. A maioria das crianรงas participantes (62%) tinha entre 7 e 9 anos; e a percentagem de participantes femininas foi de 46% (as contagens manuais e regulares do Instituto Superior Tรฉcnica estimam que 25% das pessoas que circulam de bicicleta em Lisboa sejam mulheres).



Ao mesmo tempo, uma fatia considerรกvel de pais disse que, depois de as suas crianรงas terem participado no programa de Comboios de Bicicletas, tanto elas como os pais passaram a utilizar mais a bicicleta como meio utilitรกrio (e tambรฉm como lazer). Alรฉm disso, “nove em cada 10 inquiridos sentiu que os seus filhos se tornaram mais capazes de usar a bicicleta de forma autรณnoma” y eso, “em relaรงรฃo ao uso da bicicleta pelos pais, 10% afirmaram que experimentaram usar a bicicleta para fins de mobilidade pela primeira vez” apรณs verem os filhos a ir para a escola de bicicleta, explicou Ricardo; ao mesmo tempo, 35% dos pais inquridos disse jรก usar a bicicleta para fins de mobilidade e 55% nunca tinham utilizado para esse efeito. Por outro lado, “15% dos pais inquiridos que nunca tinha utilizado a bicicleta para deslocaรงรตes de mobilidade antes dos Comboios de Bicicleta fรช-lo pela primeira vez apรณs o programa” e 46% afirmou que, desde que seu filho comeรงou a participar nesta iniciativa, passou a usar bicicleta com mais frequรชncia para mobilidade.


Ricardo ressalvou que os resultados sรฃo baseados em comportamentos declarados e nรฃo observados e que podem ter sido potencialmente influenciados por uma amostra auto-seleccionada, pois apenas 55% dos pais, aproximadamente, decidiu responder ao questionรกrio no final do ano lectivo sobre a realizaรงรฃo do programa. No entanto, os dados apresentados “sugerem fortemente que existem efeitos significativos” da iniciativa dos Comboios de Bicicleta no desencadeamento de uma adoรงรฃo de curto prazo da bicicleta pelos pais. Por outro lado, “fortalecer a cultura da bicicleta entre crianรงas e pais aumentarรก a probabilidade de que escolham a bicicleta para as suas viagens no futuro”, lรช-se entre as conclusรตes apresentadas.

O trabalho apresentado na TRA Conference aguarda publicaรงรฃo numa revista cientรญfica, na sequรชncia dessa mesma conferรชncia. O artigo รฉ autorado por Joรฃo Bernardino, Ricardo Sobral e Luรญs Vieira, da Bicicultura, e por Inรชs Castro Henriques, Sofia Knapicc e Miguel Cambรฃo, da Direcรงรฃo Municipal de Mobilidade da Cรขmara de Lisboa. Ricardo Sobral e Luรญs Veira tambรฉm membro no Centro de Investigaรงรฃo e Inovaรงรฃo Em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS) do Instituto Superior Tรฉcnico.
O programa municipal de Comboios de Bicicleta realizou-se tambรฉm no ano lectivo 2021/22 com 15 escolas, 24 percursos e 222 participaรงรตes efectivas. Aguarda-se o arranque da iniciativa no presente ano lectivo 2022/23; as inscriรงรตes estรฃo abertas desde o final de Setembro mas ainda falta uma aprovaรงรฃo em reuniรฃo de Cรขmara da proposta que formalize a transferรชncia de fundos para a Bicicultura, de modo a poder operacionalizar o programa.