Linha Azul parcialmente cortada no próximo domingo para modernizar sinalização

O novo sistema de sinalização permitirá, entre outras vantagens, maior segurança e frequência na circulação dos comboios.

Lisboa Fotografía Para Personas

A Linha Azul do Metro de Lisboa vai estar parcialmente cortada entre as estações da Pontinha e da Praça de Espanha no próximo domingo, 5 de Fevereiro. Assim, as seguintes estações vão estar encerradas: Carnide, Colégio Militar/Luz, Alto dos Moinhos, Laranjeiras e Jardim Zoológico. Este encerramento temporário enquadra-se num conjunto de intervenções planeadas que se destinam à substituição do sistema de sinalização actualmente existente na Linha Azul por um novo sistema de controlo de comboios, que será do tipo “Communications-Based Train Control” (CBTC) e que se prevê que esteja concluído nesta linha até ao final de 2023.

Que novo sistema de sinalização é este?

Este novo sistema de sinalização CTBC integra o projecto de modernização do Metro de Lisboa e será alargado a toda a rede, permitindo melhorar a segurança da circulação dos comboios mas também a velocidade e a oferta. No sistema actual sinalização, a linha é dividida em blocos e é monitorizado em que blocos (partes da linha) cada comboio está, sendo mantido um determinado número de blocos livres entre comboios. Neste sistema, não é possível saber exactamente onde cada comboio está, o que implica limitações ao nível da velocidade e da frequência desses mesmos comboios.

Com um sistema de sinalização CTBC, é possível saber exactamente onde está cada veículo, o que permitirá “aumentar a velocidade comercial e oferta da linha, melhorar a regulação do tráfego e, consequentemente, permitir melhorar a qualidade do serviço prestado ao cliente”, mas também melhorar os “níveis de segurança da circulação, incluindo no processo de abertura de portas de passageiros”.

O projeto de modernização da rede do Metro de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros num novo sistema de sinalização CBTC nas Linhas Azul, Verde e Amarela, que inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens), estando também prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema de sinalização.

Lisboa Fotografía Para Personas

O que será afectado

O troço entre a estação de Carnide e a do Jardim Zoológico da Linha Azul do Metro de Lisboa estará encerrado no dia 5 de fevereiro. A circulação nessa linha, nesse dia, será efectuada entre Reboleira/Pontinha e Praça de Espanha/Santa Apolónia. A circulação na totalidade da Linha Azul será retomada a partir das 6h30m de segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Note-se que a circulação de comboios no dia 4 de Fevereiro, sábado, será realizada normalmente até ao fecho da rede, à uma da manhã.

A Carris vai reforçar as carreiras 701, 726, 729, 746, 768 e 58B neste dia 5, que poderão ser utilizadas como alternativa.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Únase a la comunidad LPP

El boletín es un lugar de encuentro para casi 3.000 personas.