Instalação dos painéis amarelos começou na Margem Sul da área metropolitana de Lisboa e, no início de Julho, vai arrancar na Margem Norte.

São altos, amarelos, alimentados a energia solar e têm ecrã de papel electrónico. A Carris Metropolitana vai ter, em breve, cerca de 370 painéis onde os passageiros poderão ver quanto tempo falta exactamente para os próximos autocarros – sim, serão horários em tempo real. Estão a ser instalados por toda a área metropolitana de Lisboa.
Estes painéis de informação ao público estão a ser colocados nas principais paragens da Carris Metropolitana, que no total da área metropolitana de Lisboa são mais de 12 mil. Neste momento, está em finalização a instalação dos equipamentos na Margem Sul, com 106 ecrãs espalhados pelos nove concelhos daquela região; no início de Julho, a empreitada avançará para os nove municípios da Margem Norte, incluindo Lisboa.
No total, serão 370 painéis exteriores e 50 painéis interiores em toda a área metropolitana de Lisboa, executados pela empresa DMS – Displays & Mobility Solutions, Lda., que ganhou, em 2021, o concurso o público internacional no valor de 1,8 milhões de euros.
Membros da Comunidade do Discord do LPP fizeram um mapeamento da localização dos novos ecrãs. O mapa, criado na plataforma da Google, foi iniciado pelo utilizador @Caziono (Daniel Resende) e tem contado com o envolvimento de outros membros:
Os painéis darão informação em tempo real sobre as linhas da Carris Metropolitana, como os horários actualizados de chegada dos próximos autocarros e atrasos; e, numa segunda fase, informação sobre a lotação das viaturas. Os passageiros vão encontrar estas informações em tempo real também na futura aplicação móvel da Carris Metropolitana, que está a ser desenvolvida para ambientes iOS e Android juntamente com uma aplicação móvel do Navegante (a app do Navegante permitirá gerir a conta de passageiro para todos os transportes públicos da amL e, entre outras funcionalidades, carregar o passe).
Não existem ainda datas anunciadas para o lançamento destas apps nem para a entrada em funcionamento dos novos ecrãs, mas a TML, que gere a Carris Metropolitana, espera, em breve, começar a validar a informação em tempo real que está a receber dos quatro operadores (Alsa Todi, TST, Viação Avorada e RL) – um passo de verificação necessário antes de essa informação ser disponibilizada ao público. De acordo com a empresa, são 20 mil serviços diários que percorrem mais de 12 mil paragens de autocarro, com mais de 500 mil passageiros diários, transportados em mais de 1500 autocarros; e é esta a combinação de dados que tem de ser gerida e comunicada aos passageiros.
O LPP aguarda mais detalhes da TML e actualizará este artigo logo que os tenha.