A pista ciclável vai ser construída ao longo da Rua Alexandre Ferreira e da Estrada do Desvio, onde já existem dois pequenos troços, e estará ligada à ponte ciclopedonal da Calçada de Carriche.

O corredor ciclável que percorre a Alameda das Linhas de Torres, a partir do Campo de Grande, vai ter continuidade até bem perto da fronteira do concelho de Lisboa com Odivelas. A EMEL abriu concurso público para a construção de uma ciclovia na Rua Alexandre Ferreira e Estrada do Desvio – onde já existem dois pequenos troços desconectados entre si – que terá ligação por 30+bici à ponte ciclopedonal da Calçada de Carriche.
O completamento da rede ciclável nesta zona, entre as freguesias do Lumiar e de Santa Clara, permitirá servir uma zona densamente populada, onde só o autocarro chega como opção de mobilidade sustentável. A bicicleta poderá, assim, tornar-se uma alternativa, não só ao autocarro mas também ao transporte individual. O prolongamento da rede neste território também irá servir a ligação intermunicipal entre Lisboa e Odivelas que está prevista através da Calçada de Carriche, sob a qual já foi construída uma ponte ciclopedonal.

Actualmente, a ciclovia da Alameda das Linhas de Torres já chega à da Rua Alexandre Ferreira, que já tem um pequeno troço bidireccional, construído no âmbito do programa Uma Praça em Cada Bairro. Por otra parte, na Estrada do Desvio, existe outro pequeno troço de 30+bici com contra-fluxo, concluído no âmbito de um projecto de espaços verdes. O que falta é completar o eixo ciclável, ligando os referidos troços.
Essa ligação será feita de dois modos: por um lado, na Estrada do Desvio será prolongado o corredor 30+bici no sentido a descer, com contra-fluxo segregado para subir; na Rua Alexandre Ferreira, a ciclovia será segregada e bidireccional. Além disso, na Rua Prof. José Pinto Correia, será marcadas linhas 30+bici no pavimento rodoviário para estabelecer uma ligação mais directa entre a Estrada do Desvio e a ponte ciclopedonal da Calçada de Carriche. Actualmente, já existe uma ligação um pouco discreta por uma zona de coexistência entre prédios. A ponte sobre a Calçada de Carriche não só permite chegar ao novo Parque Urbano da Encosta do Olival e à Quinta de Alcoutins, no Lumiar, como à futura ciclovia bidireccional e intermunicipal, que irá ligar Lisboa ao concelho vizinho de Odivelas.



Para concretizar este projecto, tanto a Estrada do Desvio como a Rua Alexandre Ferreira passarão a ter uma só via rodoviária, com um sentido apenas (actualmente têm duas vias com um sentido apenas). O projecto de rede ciclável também vai permitir um reordenamento do estacionamento e a criação de atravessamentos pedonais acessíveis.
A empreitada de construção desta ciclovia tem um prazo previsto de 150 dias (cinco meses) e um custo estimado de 398 mil euros. O concurso público agora aberto pela EMEL, a empresa municipal de mobilidade de Lisboa, é para encontrar um empreiteiro que execute o projecto elaborado pela empresa de mobilidade e planeamento urbano MPT, de Paula Teles.

A ciclovia na Estrada do Desvio é um dos 19 projectos anunciados no plano “dinâmico” de ciclovias do Vice-Presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia. Além desta ciclovia no Lumiar/Santa Clara, a EMEL já lançou concurso para uma pista ciclável na Avenida Álvaro Pais, nas Avenidas Novas; e a SRU, a empresa municipal de obras, tem a seu cargo o concurso para a melhoria da ciclovia entre a Duque d’Ávila e o cruzamento do El Corte Inglês.