A rede acessível do Metro de Lisboa está a crescer, com a implementação de elevadores nas estações Praça de Espanha, Campo Pequeno e Picoas. Na Praça de Espanha, estão ainda a ser feitas melhorias no espaço público à superfície.

Praça de Espanha, Campo Pequeno e Picoas serão as próximas estações do Metro de Lisboa a ganhar acessibilidade plena com a instalação de elevadores. As obras já arrancaram nestas três estações; no Campo Pequeno e em Picoas estão a cargo da transportadora. Na Praça de Espanha, a intervenção contempla também uma melhoria do espaço público à superfície e está a ser executada pela SRU, a empresa municipal de obras de Lisboa.
A empreitada na Praça de Espanha custará cerca de 717,6 mil euros e foi adjudicada pela SRU, por concurso público, à empresa Oliveiras. O elevador nesta estação ficará localizado na saída mais perto do IPO (Instituto Português de Oncologia), na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, e respeitará o projecto do Metro de Lisboa. Como a acessibilidade desta estação não ficaria garantida apenas com a instalação do elevador, vai ser refeito o espaço público exterior, dando continuidade ao desenho urbano da nova Praça de Espanha.
A principal alteração será a criação de uma rampa com 1,80 metros de largura e inclinação de 8%, intercalada por patamares a cada 4,70 metros com inclinação de 2%; essa rampa permitirá o acesso ao elevador a partir da cota baixa do passeio da Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, e vice-versa. A empreitada incluirá ainda um aumento do passeio da cota alta, à custa de uma ligeira redução da largura dos lugares de estacionamento e da área verde adjacente, bem como a instalação de uma nova escadaria.



A empreitada na Praça de Espanha deverá ficar concluída no final deste ano, tendo-se iniciado em Novembro passado. Os trabalhos obrigaram à ocupação do recorte de estacionamento, à supressão de uma via de trânsito na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, ao corte da circulação pedonal no troço de passeio, bem como ao encerramento da saída da estação de Metro em causa e de uma paragem da Carris existente na proximidade.
Tanto na Praça de Espanha, como no Campo Pequeno, em Picoas e em qualquer outra estação da rede do Metro, a acessibilidade plena das estações é garantida, no interior das mesmas, com a instalação de pelo menos três elevadores e com a eliminação de eventuais barreiras arquitectónicas que existam. Apenas um desses elevador é visível à superfície, destinando-se a fazer a ligação entre a rua e o átrio da estação. Os outros dois elevadores servem para fazer a ligação entre esse átrio e cada um dos dois cais de embarque.


As empreitadas nas estações do Campo Pequeno e Picoas foram adjudicadas em conjunto por cerca de 3 milhões de euros ao consórcio formado pelas empresas Efacec e CARI Construtores; também deverão ficar prontas só no final do ano.
No Campo Pequeno, o elevador ficará localizado na Avenida da República na saída junto ao Tribunal de Contas, alinhando com as escadas dessa mesma saída. Em Picoas, o elevador exterior ficará perto do Fórum Picoas, edifício que serve actualmente de sede à operadora de telecomunicações Altice.
A empreitada em Picoas está a ser realizada sem impacto para a circulação rodoviária, tendo apenas sido reduzida a área pedonal junto ao Fórum, que é ali bastante ampla. No Campo Pequeno, as obras obrigaram ao corte rodoviário da ligação entre a via lateral da Avenida da República e a Avenida Barbosa du Bocage; peões terão agora nessa zona um passeio mais estreito; uma parte estacionamento da via lateral da Avenida da República foi eliminado para se criar um desvio para o trânsito automóvel, que circulará agora lado a lado com a ciclovia.




Recorde-se que o Metro de Lisboa tem em curso a instalação de elevadores na estação do Campo Grande e previstas obras de acessibilidade também para as estações dos Anjos, Intendente e Martim Moniz. Com as obras em Picoas, Campo Pequeno e Campo Grande, a Linha Amarela tornar-se-á a segunda linha do Metro acessível a todas as pessoas, depois da Linha Vermelha, que fora concebida já a pensar no direito de todas as pessoas ao transporte público. A rede do Metro de Lisboa conta, neste momento, com 43 das 56 estações acessíveis, permitindo que uma pessoa de cadeira de rodas, alguém com um carrinho de bebé ou mesmo um passageiro com uma bicicleta possa entrar e sair do Metro sem barreiras. As estações acessíveis correspondem, neste momento, a 76,8% da totalidade da rede.