No dia 1 de Março, há um novo reforço da operação da Carris Metropolitana em vários municípios, sobretudo na Margem Norte.

De tempos em tempos, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) reforça a oferta da Carris Metropolitana, em conjunto com os respectivos operadores, disponibilizando novas linhas, horários e paragens, e fazendo ajustes às linhas existentes. No dia 1 de Março não será excepção: desta vez, as novidades dirão respeito sobretudo aos municípios de Oeiras, Sintra, Amadora e Odivelas.
Novidades em Oeiras
Oeiras vai ganhar duas linhas circulares em Algés. As novas linhas 1113 e 1114 vão circular entre Algés, Cruz Quebrada, Linda-a-Velha e Miraflores, substituindo a actual linha 1102. “Esta alteração permitirá uma optimização do serviço que passa a circular em dois sentidos diferentes, reduzindo o tempo de percurso para os passageiros”, informa a TML em comunicado. A linha 1113 irá ligar a estação de comboios de Algés à Cruz Quebrada e Linda-a-Velha, enquanto que a 1114 fará a circulação por Linda-a-Velha e Miraflores, com passagem também pela interface de transportes de Algés.

Além das circulares, Oeiras contará também com reforço de duas dezenas de horários em várias linhas. Entre elas, encontram-se linhas municipais (cujo serviço se restringe ao município de Oeiras) e intermunicipais (cujo serviço atravessa as fronteiras do município), prevendo-se maioritariamente reforços em linhas que realizam ligações a Lisboa. As linhas com novidades são: 1101, 1103, 1107, 1610, 1611, 1616, 1722, 1723, 1724, 1725, 1726, 1729, 1730 e 1733. Paralelamente, as linhas 1105 e 1522 passarão a ter uma nova paragem na Avenida Jaime Cortesão; e a linha 1112 deixará de existir para ser integrada na linha 1507, que liga a estação de Caxias, em Oeiras, à da Reboleira, na Amadora.
Novidades em Sintra
Também haverá ajustes no concelho de Sintra, com impacto nos municípios da Amadora e de Cascais. A linha 1512 (entre o Hospital Amadora-Sintra e Montelavar, em Sintra), e a linha 1634 (entre Fonte da Aranha, em Cascais, e Montelavar) terão alguns dos seus horários ajustados no período da manhã, para garantir o tempo de viagem necessário entre paragens. Além destas duas linhas, a linha 1622 (entre as estações de comboio de Aguava-Cacém e Carcavelos) também passará por ajustes de horários, desta vez, no período nocturno, para servir as ligações ao comboio em Carcavelos.
Adicionalmente, entrará em circulação um novo percurso e reforço de horário na linha 1721, que liga Massamá ao Colégio Militar, em Lisboa. O novo percurso desta linha, realizará viagens entre Massamá (Casal Olival) e Queluz (4 Caminhos). Para além deste novo percurso, será ainda efetuado um reforço de horário, com partida às 5h15 no sentido do Colégio Militar. Uma vez que a linha 1721 realiza o percurso da 1227 na íntegra e dispõe de mais abrangência horária e territorial, a 1227 será desativada.

Novidades em Odivelas
A partir de 1 de março, os passageiros de Odivelas poderão contar com uma melhoria nos serviços oferecidos. “Com a implementação de 51 novos horários, os residentes deste município poderão desfrutar de uma maior frequência e acessibilidade nas deslocações diárias”señala TML.
Uma das principais alterações ocorrerá na linha 2212, que é uma linha circular e que vai ser reforçada com 27 novos horários. Aos sábados, serão adicionados nove novos horários da parte da tarde. Adicionalmente, aos domingos e feriados, serão acrescentados 18 novos horários durante o dia.
Nas linhas circulares 2213, entre a estação de Metro de Odivelas e Famões, e 2223, entre a estação de Metro do Sr. Roubado e Casal Novo, também estão previstos reforços de horários em vários períodos do dia. Outra alteração relevante é na linha 2831, entre Casal do Bispo e a estação de Metro da Pontinha; o percurso será ajustado, em ambos os sentidos, para circular pelo Centro de Saúde de Famões, e haverá um reforço na oferta durante o dia, com mais 16 novos horários em dia útil escolar.

Também na Margem Sul
A partir de 1 de Março, começam a operar duas novas linhas próximas circulares em Azeitão, Setúbal. As linhas 4463 e 4464 fazem percursos iguais, porém em sentidos opostos, “garantindo uma eficiência no serviço das localidades servidas”, diz a TML. “Uma vez que as novas linhas circulares passam a servir de forma mais completa a região central de Azeitão, a actual linha 4460 será desactivada e substituída pela 4463 e 4464″, refere ainda a gestora da Carris Metropolitana.
Ambas as linhas circulares servem a Praça da República, Escola, Mercado, Brejos e Vendas. Apesar de as duas linhas iniciarem e terminarem na Praça da República, a linha 4463 inicia o seu percurso pela Escola Básica 2/3 de Azeitão, enquanto a 4464 por Vendas de Azeitão. Estas linhas terão um tarifário de Linha Próxima, ou seja, uma viagem única custará 0,85 €.


Também no primeiro dia de Março, a Carris Metropolitana terá uma nova linha circular no município de Almada. Com um total de 18 horários nos dias úteis, a linha 3028 circulará num único sentido, servindo a zona de Lazarim, Charneca da Caparica e Sobreda. A linha terá início e fim no Centro de Saúde da Sobreda, garantindo o acesso facilitado aos serviços de saúde locais, além de outros pontos de interesse, como a Escola Básica de Vila Nova de Caparica.
Passageiros a bordo da 3028 terão possibilidades de transbordo para outras linhas municipais e intermunicipais na rotunda do Lazarim. O percurso da circular abrange diversas localidades como Lazarim, Pilotos, Quinta dos Lóios, Casalinho da Rosa e Quinta da Morgadinha.

Para mais informações sobre o que muda no dia 1 de Março, podes consultar a página de notícias do site da Carris Metropolitana ou a secção de alertas e avisos.