GIRA gana siete nuevas estaciones, entre ellas las de Penha de França y Belém

Abriram nesta segunda-feira, 15 de Julho, as primeiras duas estações GIRA da Penha de França, três estações em Belém, uma na Praça de Espanha e outra na Pontinha.

Inauguração de uma das estações, na Penha de França (fotografia LPP)

A rede de bicicletas partilhadas de Lisboa passa a contar nesta segunda-feira, 15 de Julho, com sete novas estações, incluindo três há muito aguardadas na freguesia de Belém e as primeiras duas da Penha de França. Ficam também disponíveis as estações da Praça de Espanha e do Metro da Pontinha. Ao todo, são 127 novas docas para estacionamento de bicicletas GIRA.

Com esta expansão da GIRA, a freguesia da Penha de França passa a ser a 21ª freguesia da cidade de Lisboa com o sistema de bicicletas partilhadas. Nesta fase, passam a estar disponíveis duas estações – a 324, junto à Rua Morais Soares, e a 331, perto do Mercado dos Sapadores –, com um total de 30 docas. Para ficar cumprida a promessa de a GIRA chegar a todas as freguesias da cidade, fica a faltar a abertura de estações em Santa Clara, Marvila e Ajuda.

ParroquiaEstaçãoDocas
Belén231 – Largo Luís Alves Miguel / Rua Fernão Mendes Pinto11 muelles
Belén232 – Avenida da Índia / Centro de Arqueologia de Lisboa13 docas
Belén241 – Rua Bartolomeu Dias / Palácio do Governador11 muelles
Penha de França324 – Rua Morais Soares / Largo Mendonça e Costa12 docas
Penha de França331 – Avenida General Roçadas / Mercado de Sapadores18 docas
São Domingos de Benfica438 – Avenida Columbano Bordalo Pinheiro / Praça de Espanha22 docas
Carnide512 – Metro da Pontinha31 docas

A expansão da GIRA para a freguesia da Penha de França foi acompanhada pelo Presidente da Câmara, Carlos Moedas, e também pelo Presidente da EMEL, Carlos Silva, e pela Presidente da Junta de Freguesia, Sofia Oliveira Dias. Para a autarca da Penha de França, a chegada da GIRA responde a um desejo antigo da freguesia e de muitos fregueses, disse, lembrando o trabalho que a Junta tem feito para responder a diferentes interesses e necessidades. “As pessoas queriam mobilidade suave nesta freguesia que, apesar de ter colinas e ter inclinações, é tão boa para andar de bicicleta como qualquer outra. E, portanto, estamos muito felizes e muito agradecidos pelo facto de finalmente termos bicicletas GIRA na freguesia da Penha de França”, disse Sofia, referindo o trabalho simultâneo que tem sido pelo quer pela Junta e pela Câmara para aumentar o número de lugares de estacionamento automóvel. “Agora cabe aos utilizadores, aos cidadãos utilizarem as bicicletas GIRA para que possamos evoluir para a questão das ciclovias.”

Por seu lado, Carlos Moedas, voltou a destacar a importância de fazer política “sem fricção”. “Aquilo que estamos aqui a fazer é, no fundo, dizer a todos aqueles que são os amantes das bicicletas que estamos convosco, mas estamos a trabalhar, como sempre dissemos, de uma forma gradual, com as pessoas e sem uma política de fricção”, destacou o autarca, adiantando que a frota de bicicletas GIRA disponível nas ruas está “quase a chegar às 2000 bicicletas”. “Isso é uma grande mudança. É o dobro das bicicletas GIRA que tínhamos e continuaremos. E o meu compromisso é que até ao fim do mandato vamos ter todas as freguesias com estações GIRA. Esta é a 21ª”añadió.

Existem três estações GIRA instaladas na freguesia da Penha de França, mas só duas abriram nesta fase. “Dizia-me o Presidente da EMEL que a Penha de França não estava sequer nos planos e nós mudamos o plano para conseguir ter aqui estas três estações, sendo que duas ficam já hoje a funcionar. A terceira ficará a funcionar, se não me engano, em Setembro, porque há um problema qualquer na ligação eléctrica que temos de resolver”, concluiu Moedas.

Fora de lugares de estacionamento e afastadas do bairro do Restelo

Em Belém, a GIRA inaugurou três novas estações, que tinham sido instaladas em 2021, mas que só agora, três anos depois, ficaram disponíveis ao público. Isso ocorreu porque a Junta de Freguesia não aprovou a ocupação de áreas de estacionamento automóvel pelas estações de bicicletas, forçando a EMEL a transferir as docas para áreas de passeio. Duas estações foram relocalizadas; apenas uma permaneceu no local original – a estação 231, no Largo Luís Alves Miguel/Rua Fernão Mendes Pinto.

As estações 241 e 232, que tinham sido inicialmente pensadas para a Avenida da Torre de Belém, dando cobertura ao bairro do Restelo, abriram na parte baixa da freguesia – uma não muito longe da localização original (passou da frente do Pingo Doce para o Palácio do Governador); a outra foi para perto da Avenida da Índia, do Centro de Arqueologia de Lisboa e da linha do comboio.

Nesta segunda-feira, ficam disponíveis também as estações da Praça de Espanha, que vai preencher uma lacuna na rede GIRA e proporcionar uma ligação ao parque verde, e a estação da Pontinha, que faz uma importante ligação com o Metro e com a interface de autocarros, passando ainda a ser também a estação GIRA mais próxima dos concelhos de Odivelas e da Amadora. Neste caso, poderá servir residentes da Pontinha e de Alfornelos nas suas deslocações em Lisboa.

A estação GIRA da Pontinha vai ser importante também na intermodalidade com o futuro Parque Navegante, que começará a ser construído nesta zona em 2025 e que terá 387 lugares de estacionamento dissuasor para automóveis, e para servir o futuro Parque Verde de Carnide, para onde chegou a estar projectada a nova Feira Popular.

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