A CP começou a disponibilizar informação sobre a ocupação dos comboios vermelhos da Linha de Sintra (e do Sado) na sua aplicação. O cálculo é feito com base no peso das composições.

A CP está a usar tecnologia portuguesa para monitorizar, em tempo real, a ocupação dos comboios suburbanos, nomeadamente os que circulam na Linha de Sintra. O sistema, baseado em sensores de peso instalados nas composições, permite calcular a taxa de ocupação durante as viagens e apresentar essa informação ao passageiro.
Segundo o Dinheiro Vivo, os sensores instalados nos comboios medem o peso da composição a cada momento, permitindo estimar o número de passageiros a bordo. Estes dados são depois transmitidos em tempo real para os sistemas da CP, possibilitando monitorizar a lotação dos comboios. A solução foi criada pela Nomad Tech, empresa de inovação ferroviária, fundada em 2023 por dois quadros do universo CP, Augusto Costa Franco e Nuno Freitas.

Além da utilização interna, a tecnologia pode beneficiar directamente os passageiros. Através da aplicação da CP, é possível consultar a taxa de ocupação, em tempo real, dos comboios das séries 2300/2400, os comboios vermelhos que circulam na Linha de Sintra, alguns também na Linha da Azambuja (os de Sintra que vão até Alverca) e, desde o final do ano passado, também na Linha do Sado. A ocupação é indicada por três bonecos, que aparecem mais ou menos preenchidos conforme o comboio estiver mais ou menos cheio.

Para aceder a esta informação, basta clicar na opção “Próximos Comboios”, seleccionar a estação pretendida e fazer a pesquisa. A ocupação pode não aparecer em todos os comboios por um de dois motivos: ou por algum erro técnico, que faz com que a informação não esteja a ser captada ou partilhada; ou porque o comboio não é o das séries 2300/2400 (os comboios de dois pisos da Linha da Azambuja, por exemplo, não têm estes sensores de peso instalados)
Além da taxa de ocupação, é indicado na aplicação o estado da circulação de cada serviço em tempo real, indicando, por exemplo, se alguma circulação foi suprimida ou se existem atrasos O passageiro pode também consultar a linha da estação onde o comboio deverá parar na app da CP.
No futuro, a informação do nível de ocupação dos comboios poderá estar disponível nos painéis de informação nas estações, bem como em aplicações como o Google Maps, ajudando a evitar composições demasiado cheias.