Reveladas as primeiras imagens do novo SATUO

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Jรก se sabia do regresso do SATUO e da adaptaรงรฃo a um sistema de autocarros elรฉctricos, mas agora foram reveladas as primeiras imagens deste futuro sistema de BRT que irรก ligar as linhas ferroviรกrias de Cascais e Sintra. O concurso pรบblico deverรก ser lanรงado ainda este ano, e estima-se que o SATUO entre em operaรงรฃo em 2029.

Jรก sรฃo conhecidos os detalhes do novo SATUO, um sistema de transporte que irรก ligar as linhas de Cascais e Sintra atravรฉs de autocarros elรฉctricos em via dedicada. A Parques Tejo, empresa de mobilidade de Oeiras, apresentou o projecto na reuniรฃo da Cรขmara Municipal de Oeiras na passada quarta-feira, 5 de Marรงo. A reativaรงรฃo do SATUO prevรช um traรงado de 9,5 quilรณmetros, com 15 estaรงรตes entre Paรงo de Arcos e Barcarena/Massamรก, garantindo um tempo de viagem estimado em 25 minutos. Deverรก estar em funcionamento em 2029.

O novo SATUO serรก baseado no modelo de transporte Bus Rapid Transit (BRT), tambรฉm conhecido como Metrobus, que tem vindo a ser implementado em vรกrias cidades do paรญs, como Coimbra e Porto. Este sistema assemelha-se a um metro ligeiro de superfรญcie, mas em vez de composiรงรตes sobre carris, utiliza autocarros articulados elรฉctricos. Os veรญculos circulam em via dedicada, tรชm prioridade nos cruzamentos graรงas a semรกforos que abrem automaticamente ร  sua passagem e podem ter guiamento รณptico para uma conduรงรฃo mais automatizada.

Aproveitar o viaduto existente

No caso do SATUO, o sistema de BRT serรก implementado com a reconversรฃo do viaduto ferroviรกrio que jรก existe entre a estaรงรฃo de comboio de Paรงo de Arcos e o centro comercial Oeiras Parque; a partir daqui, o traรงado desenvolve-se-รก ao nรญvel da estrada, sempre em via dedicada, passando pelo Lagoas Park, TagusPark, Fรกbrica da Pรณlvora e Tercena, atรฉ ร  estaรงรฃo de comboio de Massamรก/Barcarena, no concelho vizinho de Sintra. O SATUO contarรก com estaรงรตes semelhantes ร s de um metro, e guiamento รณptico entre as estaรงรตes de Paรงo de Arcos (Navegantes) e do Oeiras Parque (Fรณrum), alรฉm da construรงรฃo de cinco novos viadutos ao longo do traรงado.

A concretizaรงรฃo deste novo SATUO, aproveitando o viaduto e as trรชs estaรงรตes existentes, estรก estimada em 100 milhรตes de euros. Serรก com este valor base que a Cรขmara de Oeiras prevรช lanรงar o concurso pรบblico que envolverรก a concepรงรฃo e construรงรฃo do projecto. ร€ estimativa de 100 milhรตes, acrescem 10 milhรตes para a compra dos autocarros elรฉctricos articulados.

Todos os estudos concluรญdos

Segundo a Parques Tejo, jรก estรฃo concluรญdos todos os estudos para o avanรงo do novo SATUO, incluindo todos os estudos preliminares de viabilidade do projecto, concretizados entre 2022 e 2024, e os primeiros estudos tรฉcnicos, que terminaram em Fevereiro deste ano. Entre os estudos preliminares, estรก: 1) o estudo de procura, que estima 30 mil viagens/dia no novo corredor de BRT; 2) o estudo prรฉvio de traรงado, em que foram analisadas algumas alternativas; 3) o estudo de reordenamento da circulaรงรฃo rodoviรกria e estacionamento, para determinar os impactos do novo SATUO nas condiรงรตes existentes; 3) um estudo de soluรงรตes tecnolรณgicas, em que se analisou a utilizaรงรฃo de semรกforos inteligentes com prioridade para transporte pรบblico e de guiamento รณptico; 4) uma anรกlise custo-benefรญcio, em que sรฃo analisados os benefรญcios sociais, ambientais e econรณmicos do novo SATUO, considerando os custos, o financiamento e o retorno financeiro.

Quanto aos primeiros estudos tรฉcnicos, foi avaliada a adaptaรงรฃo do viaduto do antigo SATUO para transporte rodoviรกrio, analisando a resistรชncia da estrutura e a conformidade com as normas europeias, especialmente em relaรงรฃo ร  acรงรฃo sรญsmicas. Foi ainda feito uma caracterizaรงรฃo geolรณgica e geotรฉcnica da zona por onde passarรก o novo corredor BRT, com uma anรกlise do subsolo e definiรงรฃo preliminar dos tipos de fundaรงรฃo e das profundidades estimadas para os apoios. Por fim, um estudo que avalia os impactos do corredor do SATUO e que conclui que o projecto nรฃo necessita de Avaliaรงรฃo de Impacte Ambiental (AIA).

Interesse pรบblico aprovado

Na reuniรฃo de 5 de Marรงo, a Cรขmara de Oeiras aprovou uma declaraรงรฃo de interesse pรบblico do projecto do SATUO, com vista a assegurar a disponibilizaรงรฃo de todos os terrenos necessรกrios. As negociaรงรตes com os proprietรกrios dos afectados vรฃo comeรงar em breve, diz a Parques Tejo, que estรก tambรฉm a aguardar pareceres da Comissรฃo de Coordenaรงรฃo e Desenvolvimento Regional (CCDR) e a Agรชncia Portuguesa do Ambiente (APA) para formalizar o enquadramento jurรญdico โ€“ um passo que, nรฃo sendo obrigatรณrio, pode ajudar a fortalecer o projecto.

A aprovaรงรฃo da declaraรงรฃo de interesse pรบblico em reuniรฃo camarรกria contou com a abstenรงรฃo de Carla Castelo, a รบnica vereadora da oposiรงรฃo e representante da coligaรงรฃo Evoluir Oeiras, que, atravรฉs das redes sociais, informou ter solicitado acesso aos estudos do novo SATUO. Carla Castelo questionou se os 110 milhรตes de euros serรฃo suficientes para resolver o “problema do excesso de automรณveis” e criticou o projeto por manter o “nome do sistema de transporte pรบblico que falhou, encerrado em 2015 devido a prejuรญzos acumulados”, alรฉm de destacar a falta de garantias quanto ao uso dos mesmos veรญculos ao longo de todo o trajecto e ร  rapidez da viagem.

Jรก Joana Baptista, Vereadora da Mobilidade, reforรงou o compromisso da autarquia em ajustar e otimizar o projeto para garantir sustentabilidade financeira e eficiรชncia operacional, segundo uma nota de imprensa da Parques Tejo. A interligaรงรฃo entre as duas linhas ferroviรกrias, aliada ร  reduรงรฃo de custos operacionais, foi apontada como um dos pilares para o sucesso do SATUO. Na mesma nota, รฉ referido que Isaltino Morais, Presidente da Cรขmara, reforรงou os benefรญcios do novo SATUO, com especial รชnfase na importรขncia da estaรงรฃo de Barcarena/Massamรก como ponto estratรฉgico de ligaรงรฃo ร  Linha de Sintra, e destacou a boa receรงรฃo do projecto pela Cรขmara de Sintra.

O prรณximo passo รฉ o lanรงamento, ainda este ano, do concurso pรบblico, para o qual jรก existe programa base com uma memรณria descritiva do projecto, plantas do traรงado rodoviรกrio proposto, estudos dos novos viadutos, desenhos de arquitectura das novas estaรงรตes e espaรงos pรบblicos envolventes, e o estudo relativo ร  priorizaรงรฃo do BRT nas intersecรงรตes semaforizadas.

Estima-se que a empreitada do possa ficar concluรญda em 2028 e que o novo SATUO esteja operacional em 2029, ligando as linhas de Cascais e de Sintra.

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