EMEL estuda requalificação dos principais interfaces rodoviários de Lisboa

Fotografia de Américo Simas Coelho/CML

Através do projecto RESTART, financiado pela Comissão Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF) ou Mecanismo Interligar a Europa (MIE), a EMEL vai estudar a requalificação dos cinco principais terminais rodoviários que servem a cidade de Lisboa: Oriente, Sete Rios, Campo Grande, Colégio Militar e Pontinha (Odivelas). A ideia é criar interfaces de mobilidade que promovam a intermodalidade e integrem diferentes modos de transporte e serviços, que sejam confortáveis, seguros, e assentes em modelos de operação tendo em vista a sustentabilidade da sua gestão a longo prazo.

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa diz que todas as opções estarão em aberto. O objectivo é “estudar a reconversão dos cinco terminais rodoviários mais importantes da cidade de Lisboa em interfaces de mobilidade, que promovam a intermodalidade e integrem diferentes modos de transporte e serviços, que sejam confortáveis, seguros e assentes em modelos de operação tendo em vista a sustentabilidade da sua gestão a longo prazo”, explica a empresa em comunicado. Por exemplo, os terminais poderão ser integrados com soluções de bicicletas partilhadas que permitam aos passageiros fazer o último quilómetro da sua viagem desta forma.

Através do RESTART – que dispõe de um orçamento total de 864 533 euros, financiável em 50% pelo CEF –, a EMEL vai definir o conceito de interface de mobilidade, desenvolver estudos de modelos de governança e de negócio, identificar os requisitos para a reconversão e requalificação dos interfaces e elaborar um plano de investimento. O projecto prevê o envolvimento de diversos actores, incluindo operadores de transportes e de serviços de mobilidade, utilizadores, entidades públicas, bem como o regulador de transportes.

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