Se a inclinação natural da Tapada da Ajuda e de Monsanto não convida a um passeio a pé ou de bicicleta, a nova carreira da Carris pode ajudar a convencer-te a fazer uma visita a estes dois espaços verdes da cidade de Lisboa.

Se a inclinação natural da Tapada da Ajuda e do Parque Florestal de Monsanto não convida a um passeio a pé ou de bicicleta, a nova carreira da Carris – que funciona exclusivamente ao fim-de-semana – pode ajudar a convencer-te a fazer uma visita a estes dois espaços verdes da cidade de Lisboa. A carreira chama-se 98D e circula entre Alcântara e Monsanto.
A 98D é uma nova carreira especial da Carris, que vai funcionar aos fins-de-semana e feriados, criando uma alternativa ao transporte individual, nas actividades lúdicas no Parque Florestal de Monsanto. Uma oportunidade para as famílias poderem passear e visitar lugares como o Anfiteatro Keil do Amaral ou o Parque Infantil do Alvito, utilizando os transportes públicos e com uma pegada ecológica reduzida. Isto porque a viatura que vai circular na 98D é um dos três novos autocarros mini eléctricos, da Karsan Jest Electric, que estão a ser testados pela Carris durante os próximos meses.
Esta nova linha vai circular pela Rua de Cascais (Alcântara-Mar) e segue pela Rua Fradesso Silveira, Largo do Calvário, Rua Leão Oliveira, Calçada da Tapada, Avenida Universidade Técnica, Estrada dos Marcos, Estrada do Penedo, Cruz Oliveiras, Estrada do Alvito e Rua Prof. Vieira Natividade. É aqui que volta à Calçada da Tapada, passando depois pela Rua Leão Oliveira, Largo do Calvário, Rua Fradesso Silveira, Avenida 24 de Julho e Avenida da Índia, e terminando novamente na Rua Cascais.
São aceites todos os títulos de transporte actualmente utilizados na Carris, com excepção do título especial válido apenas nas Carreiras de Bairro. A 98D funcionará entre as 8h e as 20h aos sábados, domingos e feriados, com uma frequência média de 60 minutos. O autocarro saíra da sua primeira paragem à hora certa, ou seja, às 8 horas, 9 horas, 10 horas, etc.
Carris testa mini-autocarros eléctricos
Desde 30 de Agosto, que os três mini-autocarros eléctricos circulam nas ruas de Lisboa, como parte de um projecto-piloto, que procura avaliar, em condições de circulação reais, as características destas viaturas, perceber as suas restrições operacionais e ganhar conhecimentos que possam ser um bom contributo para os processos futuros de aquisição de frota da Carris. O objetivo deste piloto passa também por aumentar a maturidade da empresa na utilização de novas tecnologias de autocarros, em diferentes locais da rede rodoviária da cidade de Lisboa (com diversidade de inclinações, curvaturas e pavimentos) e em períodos distintos do ano (diferente procura de transportes e condições meteorológicas).

Os veículos têm uma capacidade de 19 passageiros e estão a circular também nas carreiras 22B, 734 e no percurso do eléctrico 28E, entre a Praça Luís de Camões e Sapadores. Este projecto é mais um passo no compromisso da Carris de apostar na transformação tecnológica da sua frota, para que todos os seus veículos permitam zero emissões locais até 2040.
A Carris é parceira do projeto europeu e-ULTIMATE, financiado pela Comunidade de Inovação e Conhecimento sobre Mobilidade Urbana do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, e que trabalha precisamente o tema da electrificação das frotas de autocarros urbanos.