
A Avenida Defensores de Chaves ganhou, em 2019, duas pistas cicláveis unidireccionais. O projecto para aquela artéria, divulgado online pela Câmara de Lisboa, esconde um conjunto de ideias para a zona das Avenidas Novas que podem deixar qualquer ciclista radiante.
Partilhamos de seguida os planos para a infraestrutura ciclável nas Avenidas Novas, que incluem alguns detalhes na Defensores de Chaves que não foram feitos.
1 – o prolongamento da ciclovia da Duque d’Ávila para melhorar os conflitos com peões, a eliminação do passeio no final do contra-fluxo da Visconde Valmor e a ligação da ciclovia da Defensores de Chaves ao Campo Pequeno:
2 – a criação de uma ciclovia bidireccional para a Rua Dª. Filipa de Vilhena, que passa a ser de sentido único para os restantes veículos, e que faz ligação ao Campo Pequeno, passando à frente da Biblioteca Municipal Central (Palácio Galveias) e da Culturgest:
3 – uma via partilhada 30+bici na Avenida 5 de Outubro com os respectivos melhoramentos na Avenida Duque d’Ávila também nessa zona, e ainda o rebaixamento do passeio numa rua à saída da rotunda do Saldanha, facilitando aquela ligação:
O projecto completo pode ser consultado aqui em baixo:
