O velhinho Portal Viva vai ser substituído este ano pelo portal Navegante, facilitando a gestão de conta e o carregamento de bilhetes/passes. App para iOS e Android será lançada posteriormente. Cartões bancários também vão dar para pagar transportes públicos directamente. Ainda não há datas.

Começou por ser o nome do passe e recentemente também o nome do cartão onde esse passe (e outros títulos de transporte) pode ser carregado, mas o Navegante vai ser a marca que representará todo o sistema de bilhética da Área Metropolitana de Lisboa (AML), unindo os diferentes operadores, incluindo a Carris Metropolitana. A próxima materialização do Navegante para os utilizadores do transporte público na região de Lisboa será uma app móvel e um portal web, que serão lançados este ano.
O portal Navegante.pt irá substituir o velhinho Portal Viva e absorver algumas das funcionalidades deste, nomeadamente a gestão de conta e a possibilidade de carregamento de bilhetes/passes – operações que passarão a estar acessíveis com um sistema de connexion seguro e moderno, isto é, sem necessidade de um dispositivo para leitura do Cartão de Cidadão como acontece hoje. A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), responsável pelo Navegante, não quis comprometer-se com datas concretas.
App vai ser uma alternativa ao cartão
Já a aplicação irá permitir usar o telemóvel (iOS/Android) para pagar os transportes públicos em Lisboa, sem necessidade de cartão físico. Actualmente, apesar de já existir uma aplicação (a Pick Hub) que permite carregar o passe no telemóvel, o cartão físico continua a ser necessário para realizar viagens. A app Navegante, que será lançada depois do portal, servirá de cartão virtual e poderá ser utilizada como alternativa ao cartão Navegante convencional (o comum “cartão do passe”).
A TML está ainda trabalhar para permitir a utilização do cartão bancário como forma de pagamento de viagens, como já acontece, por exemplo, em algumas estações de metro e numa linha de autocarros no Porto, e noutras cidades europeias. Nem a app, nem o cartão bancário irão substituir o cartão físico do Navegante, mas vão funcionar como alternativas, e caberá ao passageiro escolher o meio de pagamento que prefere (cartão Navegante, app ou cartão bancário). Por exemplo, a utilização do cartão bancário como forma de pagamento é importante para os passageiros mais ocasionais.
O Navegante terá importância tanto para os passageiros, mas terá um funcionamento alargado nos bastidores de toda a operação de transportes públicos ao nível metropolitano. O Navegante será o verdadeiro agregador de todos os operadores, nomeadamente a Carris Metropolitana, os operadores rodoviários municipalizados (Carris, MobiCascais, Transportes Colectivos do Barreiro), o Metro de Lisboa, o Metro Sul do Tejo, a CP, a Fertagus e a TTSL – autocarros, metro, comboio e barcos terão todos o mesmo sistema de bilhética e de comunicação.

No fundo, o Navegante será uma gigante plataforma tecnológica invisível que permitirá a todas estas empresas uma gestão integrada dos passageiros e da bilhética – por exemplo, com APIs para integrações externas, serviços de dados partilhados e um sistema CRM (gestão de relacionamento com o cliente) centralizado.
O Navegante começou por ser um tarifário e, no ano passado, tornou-se também um cartão, substituído o cartão Lisboa Viva. Ainda em 2021, foram lançados os Points de navigation, para permitir a impressão do cartão em poucos minutos. Este ano, com a entrada em funcionamento da Carris Metropolitana, o Navegante será também o nome dos pontos físico de apoio ao cliente (serão 26 Espaços Navegante por toda a AML, sem contar com 1750 pontos de venda mais pequenos). Além da app e do portal, o Navegante irá ainda permitir o parqueamento de bicicletas em terminais intermodais, a começar por Setúbal. Actualmente, o Navegante funciona com a rede de 13 BiciParks de Lisboa, gerida pela EMEL em parceria com a TML.
Os novos detalhes do Navegante foram apresentados esta sexta-feira, 1 de Abril, num evento que decorreu no Pátio da Galé, dedicado à Carris Metropolitana.