Subscreve ou faz donativo. Clica aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Projectos da Comunidade que vale a pena conheceres.

Transportes.live

Transportes.live procura mostrar, num mesmo espaço, informação em tempo real dos transportes públicos de Lisboa. Integra dados do Metro de Lisboa, da Carris e da GIRA. O projecto é desenvolvido pelo programador José Carneiro.

Intermodal

Intermodal é uma plataforma web desenvolvida por voluntários que se desafiaram a mapear toda a rede da Carris Metropolitana e a apresentá-la de outra forma. O Intermodal deverá crescer e incluir outros operadores no futuro.

Próximo Metro

Próximo Metro é uma aplicação web desenvolvida por Cláudia Conceição e João Almeida, dois jovens programadores que procuravam um sítio fácil onde pudessem ver quanto tempo falta para o próximo Metro.

GeoBus

GeoBus é uma aplicação iOS/macOS que permite ver a localização dos autocarros da Carris em tempo real. Basta indicar o número do autocarro. Também é possível pesquisar por paragem e adicionar autocarros aos favoritos.

Perturbações.pt

Perturbações.pt é um site que acompanha e analisa os dados de perturbações do Metro de Lisboa ao longo dos últimos dias, semanas e meses. Trata-se de um dos projectos comunitários mais antigos relacionados com os transportes em Lisboa.

Movimentos Cívicos

Trabalhos da comunidade da cidade.

Argumentário do Movimento Jardim Martim Moniz, 2019

A comunidade de ciclistas é uma das mais vibrantes da cidade. Seja através de cicloactivismo, de associações ou de múltiplas iniciativas de encontro, os ciclistas unem-se para pedir melhores infraestruturas para si e acabam por se envolver com a ideia de cidades mais humanas e sustentáveis.

Passeios de Bicicleta

LisBORA

Todas as terças-feiras à noite, um grupo de pessoas, experiente na utilização da bicicleta na cidade, junta-se no Saldanha para um passeio pela cidade. Cada passeio do LisBORA é definido por uma das pessoas da comunidade, que faz e partilha no WhatsApp o mapa do percurso. O ponto de encontro é às 20h na Praça do Saldanha (em frente ao Atrium); as voltas têm cerca de 1h30 de duração e terminam sempre com um convívio no final, com comida e cerveja à mistura. Luzes na bicicleta são obrigatórios e capacete aconselhado.

LisFORA

De vez em quando, é bom sair da cidade. Apanhar ar, outro ares, e descobrir zonas novas. Essa é a motivação do LisFORA, um spin-off do passeio de bicicleta que se realiza todas as terças em Lisboa. Não há regularidade para o LisFORA: os passeios são combinados quando houver vontade das pessoas num grupo de WhatsApp. As saídas são sempre de dois dias e permitem também ganhar experiência e autonomia em cicloturismo. Nas viagens recorre-se ao comboio, barco e autocarro se necessário. Junta-te ao grupo de WhatsApp e descobre o próximo LisFORA.

Bike4All

Se estás a começar a pedalar e ainda tens alguns receios, ou se procuras um ambiente mais descontraído, este é o passeio para ti. Realiza-se no segundo domingo de cada mês, de manhã. O ponto de encontro é às 9h30 na Praça do Saldanha (em frente ao Atrium). Começar a pedalar em Lisboa fica mais fácil e agradável na companhia de outros utilizadores de bicicleta; estes passeios procuram ajudar nisso. São também óptimas formas de fazer amigos.

Massas Críticas

Organizadas por todo o mundo, as Massas Críticas são passeios de bicicleta que procuram mostrar que existe uma “massa crítica” no uso deste meio de transporte.

A Massa Crítica de Lisboa é a mais activa em toda a AML; realiza-se na última 6ª feira de cada mês, sendo o ponto de encontro às 18h no Marquês de Pombal.

A Massa Crítica de Almada costuma realizar-se na primeira 6ª feira de cada mês, às 18h, com partida do Terminal Fluvial de Cacilhas.

Fancy Women Bike Ride

Uma vez por ano, em Setembro, mulheres juntam-se no passeio mais “fancy” da cidade. A Fancy Women Bike Ride é um movimento internacional que aterrou em Lisboa em 2021. Este passeio é acessível, com um percurso de 5 km e um ambiente bem descontraído, do início ao fim.

Kidical Mass

A Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças) é um movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das crianças e adultos usarem modos activos nas suas deslocações diárias. Com o mote “Espaço para a próxima Geração”, a Kidical Mass realiza-se duas vezes por ano: Maio e Setembro.

Movimentos e Associações

MUBi

A MUBi é uma associação de ciclistas urbanos que trabalha para melhorar as condições para o uso da bicicleta como meio de transporte utilitário e recreativo em Portugal. Entende o reconhecimento do direito básico à não-discriminação negativa a nível legislativo e social, bem como a progressiva restauração da natural competitividade da bicicleta em meio urbano face ao automóvel.

FPCUB

A FPCUB tem como objectivo a promoção da bicicleta como forma de mobilidade sustentável – bem como a defesa da segurança dos seus utilizadores –, e o desenvolvimento da prática do cicloturismo, representando-o internacionalmente e em Portugal.

Bicicultura

A Bicicultura é uma cooperativa dedicada a fomentar o uso da bicicleta para transporte, trabalho, lazer e terapia, por todos os segmentos da população, para o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento sustentável.

Cicloda

Fundada em Novembro de 2014, a CICLODA –Associação Oficina da Ciclomobilidade é o resultado do crescimento do projecto que esteve na sua génese, a Cicloficina dos Anjos. A Cicloda tem como fim a promoção e desenvolvimento da mobilidade urbana em bicicleta, e a disponibilização e apoio ao uso de ferramentas para bicicletas.

Lisboa Possível

A Lisboa Possível é um colectivo activista que diz amar Lisboa e que age para construir o seu presente verde. Acredita que Lisboa é possível; nas suas palavras: “Queremos que Lisboa se transforme numa cidade verde onde podemos respirar livremente, caminhar, ir de transportes públicos e pedalar em segurança para todo o lado.”

FPC

A Federação Portuguesa de Ciclismo é uma entidade desportiva que regulamenta o ciclismo em Portugal. Foi fundada em 1899 e, apesar de focada na bicicleta como desporto, tem vindo a associar-se também ao pedalar como meio de transporte com campanhas como Ciclismo Para Todos.

Outras iniciativas

Sexta de Bicicleta

O plano é simples: a cada sexta-feira, levamos a bicicleta connosco para as ruas. Pedalamos para o trabalho, para a universidade, para as compras, para o jardim ou para o café com amigos ao fim do dia. Desde os que normalmente deixam a bicicleta em casa aos que já pedalam regularmente – todos estão convidados. Junta-te à Sexta de Bicicleta, não precisas de te inscrever mas podes deixar o teu nome aqui.

Comunidades Digitais

Fórum MUBi

O fórum da MUBi é um espaço de discussão aberto e livre de algoritmos para quem se desloca de bicicleta ou a pé.

Grupos de Facebook

“A bicicleta como meio de transporte” e “Ciclismo Urbano em Portugal” são as principais comunidades de ciclistas no Facebook. Grupos bastante activos onde poderás conhecer outras pessoas e estar a par das novidades da cidade.

One Cyclist In Lisbon

Com mais de 55,5 mil subscritores no YouTube, o One Cyclist in Lisbon partilha momentos engraçados e curiosos com que se cruza no dia-a-dia de commute de bicicleta. Sem mostrar a cara, Miguel partilha Lisboa com o mundo. O canal começou em 2016 e tornou-se um autêntico sucesso.