Subscreve ou faz donativo. Clica aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Tarifário

Sim. O cartão Navegante é o suporte que permite guardar a informação dos títulos de transporte que adquiriu. O cartão funciona como uma carteira que guarda a informação do que comprou e validade associada. A validação do cartão é obrigatória para viajar, devendo a aproximação aos equipamentos de leitura ser realizada antes de iniciar viagem.

O tarifário Navegante são os títulos de transporte que adquire mensalmente ou esporadicamente para viajar nos transportes. Estes títulos (passes ou bilhetes) são guardados nos cartões para ser utilizados pelo passageiro para viajar.

Sim. Se és um utilizador frequente de transportes públicos, os passes são a solução mais prática, económica e flexível. Existem várias opções com diferentes validades espaciais e com possibilidade de combinar diversos meios de transporte.

Os passes podem ser de mês fixo ou de 30 dias deslizante,

Que tipos de passes existem?

Passes Próprios – destinados a percursos efectuados num único operador;

Passes Navegante – passes mensais com validade num município (Municipal) ou em 18 municípios (Metropolitano);

Passes Combinados – possibilitam combinações entre dois ou mais operadores de transporte.

Para aderires ao Viva Go, só precisas de ir a um Multibanco, inserir o teu cartão bancário e seleccionar a opção relacionada com os transportes; de seguida, retiras o cartão bancário e inseres o cartão de transportes, seguindo todas as indicações no ecrã. Em minutos está feito!

O Zapping está disponível em todos os operadores. As tarifas podem ser consultadas aqui.

O Viva Go está disponível apenas na Carris, Metro de Lisboa, TTSL, Fertagus, MTS e CP.

É possível carregar o Zapping em cartões Navegante Personalizado (cartões duros) e em cartões Navegante Ocasional. No mesmo cartão Navegante Personalizado, é possível conjugar as modalidades Zapping e Viva Go, de forma a que, quando não tenhas saldo Zapping disponível, possa ser feito imediatamente o débido da conta.

Utilização

Sim, todos os operadores aceitam animais, desde que não coloquem em risco os demais passageiros, e viajem com trela ou numa transportadora própria.

No Metro de Lisboa, no Metro Transportes do Sul, na CP e nos barcos da TTSL podes transportar bicicletas. Na CP existem lugares próprios nos comboios suburbanos (procura o símbolo no exterior das carruagens). No Metro de Lisboa, algumas carruagens têm lugares próprios mas são poucas; e só poderás levar bicicleta fora das horas de ponta/se o comboio não estiver muito cheio. Nos barcos existem limites que podem ser consultados na app oficial da TTSL.

Falta alguma dica ou informação útil? Envia para [email protected].