Subscreve e ganha conteúdos exclusivos. Sabe mais aqui.
Procurar
Fechar esta caixa de pesquisa.

Organismos Municipais

A nível local, a Democracia faz-se entre a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal. Numa perspectiva mais micro, existem ainda as Juntas de Freguesia e respectivas Assembleias de Freguesia.

É o órgão executivo, o “governo da cidade”, a quem compete executar medidas e propostas.

É o órgão deliberativo, que é responsável por “fiscalizar” o trabalho da Câmara Municipal.

Empresas Municipais

A cidade de Lisboa conta com cinco empresas municipais.

Operadora

A Carris é a operadora municipal de transporte rodoviário, sendo responsável por serviços de autocarro e eléctrico, e por três elevadores na cidade de Lisboa.

Mobilidade

A EMEL é a empresa municipal de mobilidade, tratando da GIRA, da rede ciclável, do carregamento de veículos eléctricos e, claro, da regulação do estacionamento.

Obras públicas

A SRU é a empresa municipal de obras públicas, executando projectos na área da habitação pública e renda acessível, da saúde e da educação, e também do espaço público.

Cultura

A EGEAC é a empresa municipal de cultura. É responsável pela gestão de espaços culturais, pela realização das Festas de Lisboa e de outros festivais de referência na cidade.

Habitação

A Gebalis é a empresa municipal de habitação, sendo responsável pela gestão de 66 bairros de habitação pública municipal da cidade – são cerca de 23 mil fogos, 64 mil pessoas.

Outros Actores

Outras entidades que fazem parte da cidade de Lisboa.

Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa

A Lisboa E-Nova é a Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, uma associação com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável da cidade de Lisboa e respectiva área metropolitana, através da melhoria da eficiência energética, do aproveitamento dos recursos endógenos e da gestão ambiental.

CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa

O Centro de Informação Urbana de Lisboa é um espaço de diálogo e reflexão multidisciplinar sobre questões urbanas da cidade de Lisboa. Trabalhando em parceria com a comunidade académica e científica, estabelece pontes entre actores e o acesso privilegiado aos recursos e ao saber da Câmara Municipal de Lisboa.

Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa é uma sociedade anónima de capitais públicos que tem jurisdição na maior parte do estuário do Tejo e suas margens. Gere o porto de Lisboa e uma parte substancial da zona ribeirinha de Lisboa e de Oeiras.

Turismo de Lisboa

A Associação Turismo de Lisboa é uma associação privada sem fins lucrativos que funciona como Agência Regional de Promoção Turística para a Região de Lisboa desde 2004, mantendo a promoção turística internacional como a sua principal actividade. É responsável pela promoção e informação turística de Lisboa e tem actividade no espaço público da cidade.

EPAL

A EPAL – Empresa Pública das Águas Livres é uma empresa do sector empresarial do Estado, detida a 100% pela AdP – Águas de Portugal, e que é responsável pelo abstecimento de água a Lisboa.

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Situada no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade uma das melhores e mais diversificadas ofertas formativas e promete ser uma experiência única de enriquecimento.

Universidade Nova de Lisboa

A Universidade NOVA de Lisboa foi fundada a 11 de Agosto de 1973, tendo sido uma resposta a uma crescente necessidade do ensino superior em Portugal, de um modo geral, e na região de Lisboa, em particular.

Instituto Politécnico de Lisboa

Com o campus principal em Benfica, o IPL – Instituto Politécnico de Lisboa procura desenvolver um ensino vocacionado para o exercício das profissões e para a empregabilidade.