Afinal, não há GIRAs para ninguém

Fotografia de Ana Sofia Serra/CML

O concurso público internacional lançado em Fevereiro para encontrar um novo fornecedor de bicicletas para o sistema partilhado GIRA foi revogado: Verificou-se que nenhuma [das propostas] cumpre todas as exigências previstas nas peças do procedimento”, refere a EMEL no documento ao qual o Lisboa Para Pessoas teve acesso.

Contando com cerca de 600 bicicletas em operação e 80 estações, o concurso lançado em Fevereiro pretendia reforçar o sistema GIRA com 1500 bicicletas eléctricas no último trimestre deste ano. Desta forma, a EMEL, que gere o sistema, conseguiria abrir as 10 estações ainda encerradas, preparar a abertura de novas e reforçar a oferta de veículos, muitas vezes escassa para os utilizadores.

O concurso reuniu nove interessados, incluindo os CTT e o MEO, mas nenhum deles conseguiu, segundo a EMEL, reunir todas as condições exigidas. Recorde-se que este concurso deveria ter sido lançado em Maio de 2019, um mês depois de a EMEL ter rescindindo o contrato com a Órbita por incapacidade para prestar o serviço contratualizado.

Não se sabe agora que decisão irão tomar a EMEL e a Câmara Municipal de Lisboa, sendo que está a decorrer outro concurso para a aquisição de 730 bicicletas, sobre o qual deverão existir novidades em breve. O plano de expansão da GIRA tem sofrido vários atrasos desde 2017, mas, se for cumprido o anunciado, existirão 3500 bicicletas, 80% das quais eléctricas, e 350 estações no prazo máximo de oito anos.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para [email protected].

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.