Metro de Lisboa volta à compra das novas carruagens

Assina o LPP e desbloqueia conteúdos exclusivos. Assina aqui.

Imagem via Metro de Lisboa

Nove meses depois de ver o processo parado por causa de uma providência cautelar, o Metro de Lisboa vai avançar por fim com a compra das 14 unidades triplas e ao novo sistema de sinalização. O contrato com o fornecedor – o agrupamento formado pela Siemens e Stadler– tinha sido celebrado em Fevereiro, mas uma acção de impugnação pelo grupo que perdeu o concurso – formado pela Thales e a CRRC Tangshan – colocou tudo em “águas de bacalhau”.

Em comunicado, o Metro explica que a Thales e a CRRC Tangshan desistiram do processo judicial e que, assim, a empresa recebeu do Tribunal Administrativo de Lisboa luz verde para avançar com o contrato. A transportadora refere que “contestou oportunamente os processos que lhe foram movidos, considerando que os mesmos não tinham qualquer fundamento e que não se verificava qualquer ilegalidade no concurso em causa”.

Assim sendo, o Metro “dará de imediato sequência ao contrato, assinado a 8 de fevereiro último, relativo à aquisição de um novo sistema de sinalização ferroviária e à aquisição de 14 novas unidades triplas”. O investimento total de 114,5 milhões de euros permitirá “melhorar a oferta de comboios e serviço” do Metro de Lisboa e garantir “um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado”.

Apesar do impasse judicial, a primeira unidade tripla deverá ser entregue na mesma no 2º semestre de 2022 e prevê-se que a última unidade chegue no final de 2023.

Contribui, se gostaste deste artigo:

No jornalismo, é difícil consolidar e fazer crescer projectos independentes e inovadores como o nosso. O teu donativo pode fazer a diferença.

Em alternativa, transfere para:

MB Way:
933 140 217 (indicar “LPP”)

IBAN:
PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

Elevador da Glória: novos documentos