
O programa de apoio à aquisição de bicicletas da Câmara Municipal de Lisboa, que arrancou em Agosto e que conta com um plafond total de cerca de três milhões de euros para o ano de 2020, vai aceitar candidaturas de pessoas que comprem novos veículos de duas rodas pelo menos até ao final do ano. Em comunicado, a autarquia diz que já apoiou a aquisição de 2 709 bicicletas no valor de 512 mil euros, tendo recebido um total de 3 643 candidaturas.
“Entre 3 de Agosto e 2 de Dezembro foram submetidas 3 643 candidaturas, das quais resultaram 2 709 bicicletas já apoiadas, no valor de 511.705,00 euros. Estão ainda em análise pelos serviços várias candidaturas que deverão ser concluídas até final do ano”, informa a Câmara de Lisboa. Ou seja, até ao momento apenas um sexto da quantia total em euros que o município reservou para estes incentivos foi entregue.
A plataforma de submissão de candidaturas, disponível em pedala.lisboa.pt, não está agora disponível, voltando a abrir em data a anunciar posteriormente no ano de 2021 para permitir que as pessoas que comprem bicicletas até 31 de Dezembro de 2020 possam também candidatar-se aos incentivos. Os requerentes que cumpram todos os requisitos recebem uma quantia variável em função do tipo e de valor de bicicleta, desde que a compra seja feita numa das lojas aderentes.
A Câmara está a apoiar bicicletas convencionais, bicicletas eléctricas, bicicletas de carga e ainda bicicletas adaptadas – convencionais ou eléctricas. A autarquia financia 50% do valor das bicicletas convencionais até ao limite de 100 euros, 50% do valor das bicicletas eléctricas até ao limite de 350 euros, 50% do valor das bicicletas de cargas até ao limite de 500 euros e 75% do valor das bicicletas adaptadas até ao limite de 200 euros.
Os benefícios estão disponíveis para estudantes, residentes ou trabalhadores da cidade de Lisboa, com diferentes regras dependendo do tipo de bicicleta. Todos os detalhes podem ser consultados aqui.