Carris Metropolitana disponibiliza todas as linhas e horários no CityMapper; Google Maps em breve

Ajuda-nos a chegar às 500 assinaturas, assina aqui.

Andar de transportes públicos na Margem Sul tornou-me muito mais simples.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Desde o dia zero de lançamento da Carris Metropolitana que a aplicação CityMapper era uma das melhores formas de navegar pela oferta do novo operador rodoviário. No entanto, havia várias linhas e horários em falta naquela que é uma das melhores apps para quem anda de transportes públicos. O problema está agora resolvido.

A rede da Carris Metropolitana já está inteiramente disponível no Citymapper para consulta de paragens, percursos e horários, permitindo que o/a utilizador(a) faça o planeamento das suas rotas. O CityMapper recolhe informações através de arquivos GTFS (General Transit Feed Specification), um protocolo padronizado e utilizado globalmente pelo setor dos transportes, que fornece informação geográfica relacionada com dados de trânsito e tráfego, possibilitando que a informação seja partilhada uniformemente em todas as ferramentas que recorram a este formato, garantindo uma informação consistente, em diferentes camadas e formatos, como a localização de paragens, calendários, viagens, frequências, entre outros.

Com a norma GTFS será possível a informação da Carris Metropolitana ser disponibilizada também noutras plataformas, como o caso do Google Maps ou do Apple Maps, o que está previsto e que deverá acontecer brevemente.

A disponibilização de toda a informação no CityMapper e em breve noutras aplicações é uma excelente notícia para muitos utilizadores, adeptos das novas tecnologias digitais. Até aqui, a única forma de pesquisar toda a rede da Carris Metropolitana era pelo respectivo site, mas as opções de pesquisa eram limitadas e arcaicas (é preciso conhecer o número da linha de antemão ou fazer uma pesquisa por município, não sendo possível simplesmente indicar uma partida e um destino para conhecer a oferta existente).

De realçar que a chegada da Carris Metropolitana à Margem Norte da AML só está prevista para 1 de Janeiro de 2023. Neste momento, várias das empresas que ainda operam nesta região nunca disponibilizaram qualquer informação nas plataformas digitais mais usadas, como o CityMapper ou o Google Maps, o que torna difícil algumas pessoas conhecerem a oferta realmente existente. É o caso, por exemplo, da Vimeca. A chegada da Carris Metropolitana irá resolver essa falha.

O CityMapper está disponível para Android, iOS e na web.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo:

  • IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3
  • MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)
  • Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.