App, SMS e painéis da Carris em baixo para migração tecnológica de três semanas

Empresa não avisou os passageiros.

Fotografia de Lisboa Para Pessoas

Uma semana depois de a Carris ter garantido o total funcionamento da sua aplicação (depois de meses de indisponibilidade), a mesma volta a estar em baixo para os utilizadores e assim deverá ficar durante “pelo menos três semanas”. Desta vez, os passageiros da Carris não poderão recorrer a alternativas como o serviço de SMS ou mesmo os painéis nas paragens porque estes também vão estar sem informação dos tempos de espera.

De acordo com uma resposta da Carris a um passageiro, surpreendido com a indisponibilidade dos horários em tempo real dos autocarros e eléctricos, a empresa municipal está a fazer uma migração das “funcionalidades de acompanhamento e gestão do serviço em tempo real, certificação das linhas e contabilização da oferta” para uma nova plataforma, a XTraN Passenger da tecnológica portuguesa Tecmic.

A XTraN Passager é um Sistema de Ajuda à Exploração e Informação aos Passageiros (SAEIP), que permite monitorizar a localização da frota em tempo real, determinar a previsão de chegada dos próximos autocarros às paragens, apresentar informação sobre tempos de espera actualizados ao minuto em painéis, aplicações, SMS, etc, e ainda produzir relatórios automáticos sobre o serviço. A plataforma pode ser usada ainda para videovigilância a bordo dos veículos e controlo de condução, para comunicação entre um centro de operações e cada veículo, e fazer design automático de horários e mapas nas paragens.

O sistema XTran (via Tecmic)

O processo de migração começou no dia 11 de Outubro, de acordo com a Carris. A empresa diz esta migração tecnológica é uma “manobra necessária” e estima que o processo dure “pelo menos três semanas”. A operadora refere ainda que, apesar desta transição tecnológica, o estimador de tempos (que alimenta os painéis, a aplicação e o serviço de SMS/e-mail) não será migrado, uma vez que já está dentro da plataforma XTraN – no entanto, será afectado durante o processo.

Entre 2019 e 2020, a Carris investiu cerca de 3,4 milhões de euros na contratação do sistema XTraN à Tecmic, segundo o portal Base. A compra incluiu, entre outras coisas, a aquisição de novos computadores de bordo para a frota da Carris.

O Lisboa Para Pessoas recebeu, nos últimos dias, várias reclamações de nova indisponibilidade da app da Carris, bem como dos restantes serviços de informação aos passageiros. Nos primeiros dias, algumas pessoas notaram tempos de espera errados nos painéis das paragens e na aplicação, e depois uma total indisponibilidade desses dados.

O serviço de SMS/e-mail também não funciona (captura de ecrã por Lisboa Para Pessoas)

“Apresentamos desde já desculpas pelos inconvenientes que poderão ocorrer no decorrer dos próximos dias, na procura de informação sobre tempos de espera”, disse a Carris na resposta à reclamação, à qual o Lisboa Para Pessoas teve acesso.

Nos canais oficiais de comunicação da Carris, não foi feita qualquer aviso aos passageiros de que esta migração tecnológica iria ser realizada e que a mesma teria um impacto negativo no quotidiano de quem viaja de autocarro e eléctrico na cidade de Lisboa.


Actualização a 15/10/2022: um dia depois da notícia do Lisboa Para Pessoas, a Carris avisou os seus passageiros para “falhas pontuais na disponibilização de informação sobre tempos de espera nos meios online e painéis”, através do seu site.

Gostaste deste artigo? Foi-te útil de alguma forma?

Considera fazer-nos um donativo pontual.

IBAN: PT50 0010 0000 5341 9550 0011 3

MB Way: 933 140 217 (indicar “LPP”)

Ou clica aqui.

Podes escrever-nos para mail@lisboaparapessoas.pt.

PUB

Junta-te à Comunidade LPP

A newsletter é o ponto de encontro de quase 3 mil pessoas.