Artigo de Opiniรฃo.
Nรฃo รฉ possรญvel ignorar a necessidade imperiosa de substituir e desactivar, de forma definitiva, o aeroporto da Portela.

Os cidadรฃos de Lisboa โ quem vive, quem trabalha e quem usufrui da cidade โ estรฃo exaustos por conviver paredes-meias com um grande aeroporto internacional.
O constante sobrevoo da cidade por aviรตes a baixa altitude e as descolagens e aterragens a quase cada minuto acarretam prejuรญzos muito significativos para a saรบde, para o bem-estar e para a qualidade de vida de todos. Entre os riscos para a saรบde e bem-estar da exposiรงรฃo prolongada ao ruรญdo excessivo com origem no trรกfego aรฉreo encontram-se o aumento da irritabilidade, de distรบrbios do sono, de reduรงรฃo das capacidades de aprendizagem das crianรงas ou de incremento significativo de doenรงas cardiovasculares.
Os nรญveis de ruรญdo e poluentes atmosfรฉricos com origem no trรกfego aรฉreo, a que acresce o risco de acidente, foram crescendo ao longo dos anos, negligenciando totalmente a populaรงรฃo afectada. Mais de 200 mil cidadรฃos em Lisboa nรฃo tรชm possibilidade de dormir, caminhar na rua, trabalhar, aprender, descansar, brincar ou conversar sem o incรณmodo ininterrupto dos aviรตes a passar โ sรฃo cerca de 600 por dia, um a cada dois minutos e meio, ร s vezes mais. ร um inferno de dia, que se torna insuportรกvel durante a noite, pois nem nessa altura os cidadรฃos sรฃo poupados. Em Lisboa persiste desde 2003 um regime excepcional que autoriza voos nocturnos de forma limitada. Nem esse รฉ cumprido. E o governo prepara-se para agravar essa situaรงรฃo eliminando as restriรงรตes nocturnas. Este martรญrio nรฃo tem par em nenhum lugar da Europa, รฉ insustentรกvel e tem de acabar.
Hรก mais de 50 anos decidiu-se retirar o aeroporto de Lisboa e construir um novo suficientemente longe da cidade. Desde entรฃo, vรกrias localizaรงรตes para essa infra-estrutura foram estudadas, mas houve um consenso que perdurou: a Portela seria โ รฉ โ para encerrar. No actual debate sobre o aeroporto, esta premissa tem de se manter, sob pena de perpetuar esta situaรงรฃo inรญqua. Nรฃo รฉ possรญvel ignorar a necessidade imperiosa de substituir e desactivar, de forma definitiva, o aeroporto da Portela. Nรฃo รฉ justo nem legal expor quotidianamente milhares de residentes, actividades econรณmicas, escolas, universidades e hospitais a riscos e impactos tรฃo significativos. Os decisores polรญticos que pactuam com esta situaรงรฃo, ao fazรช-lo, estรฃo a ser negligentes.
Lisboa precisa de um novo aeroporto que nรฃo afecte com nรญveis de poluiรงรฃo insalubres outras populaรงรตes, nรฃo destrua sistemas ecolรณgicos vitais e esteja bem conectado ร rede de transportes ferroviรกrios de nรญvel regional, nacional e internacional. O novo aeroporto de Lisboa, construรญdo por fases, em terrenos que salvaguardem o interesse pรบblico, tem de permitir a progressiva mas definitiva desactivaรงรฃo do aeroporto da Portela no mais curto espaรงo de tempo possรญvel.
A plataforma cรญvica Aeroporto Fora, Lisboa Melhora exige aos responsรกveis polรญticos, e em particular ao Governo, um plano para a substituiรงรฃo e desactivaรงรฃo definitiva do aeroporto da Portela, que envolva medidas imediatas como o fim dos voos nocturnos, o cumprimento da lei geral do ruรญdo bem como a travagem da expansรฃo da actividade aeroportuรกria em curso no Aeroporto de Lisboa. Os terrenos do actual aeroporto, depois de encerrado, devem manter-se pรบblicos, com usos que contribuam para a melhoria do acesso ร habitaรงรฃo, do ambiente, da saรบde, do bem-estar e da qualidade de vida da populaรงรฃo.
Artigo assinado pela plataforma cรญvica Aeroporto Fora, Lisboa Melhora, que serรก apresentada este sรกbado, dia 19 de Novembro, ร s 11 horas, na Biblioteca dos Coruchรฉus (Alvalade).